Mais estruturas que compõem o sistema BRT de Campinas estão ganhando as cores e formas de artistas urbanos, desta vez em parceria do projeto BRT Arte, da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), com o “Festival Ocre – Ruas que Contam Histórias”. A ação teve o processo de pintura iniciado neste fim de semana. Já recebem as artes os muros do Terminal BRT Campo Grande, as estações BRT Aurélia e Garcia, além da Sede da Emdec, na Vila Industrial. Outras etapas ainda serão realizadas até o final de agosto.
Além de dialogar com os usuários do transporte público coletivo, os trabalhos dos artistas também alcançarão pessoas que circulam a pé ou em veículos nas ruas do entorno, já que diversos painéis ficam em pontos de alta visibilidade.
“Entendemos que essa disponibilização do espaço público para a arte urbana projeta artistas da região e, também, promove um ambiente mais rico para a população que circula pela cidade, com ambientes mais agradáveis e inspiradores”, avalia Claudia Mota, coordenadora de acompanhamento dos corredores BRT, na Emdec.
Olhar feminino dá o tom de painel na Vila Industrial
Quem passa pela rua Dr. Salles Oliveira nesta segunda-feira, dia 11 de agosto, pode conferir quatro artistas trabalhando no muro da Sede da Emdec: Gislaine Martins, conhecida como Gim; Vanusa Passos, a Nus; Beatriz LuMO; e Aura.
Gim conta que, em breve, quem passar pelo local poderá ter uma experiência que vai além do que os olhos veem de imediato, já que as obras ganharão vida com o uso da tecnologia de realidade aumentada, uma inovação proposta pelo Festival. Todos os murais terão uma placa com a descrição do artista e da obra, um QR Code para a visualização de realidade aumentada, e uma audiodescrição, do próprio artista.
“Quando você coloca aqueles óculos de realidade imersiva, você consegue ter a sensação de estar pintando com o artista”, explica Gim. “Este ano, estamos trazendo um documentário imersivo. Depois dele concluído, faremos ações mostrando esse documentário com os óculos”, adiantou, sobre ações que comporão a última etapa do Festival.
No Terminal BRT Campo Grande, também estão em etapa de finalização os murais feitos pelos artistas Marta Henriksen (Miss); Rafael Freitas da Silva (Suíço); Felipe Pereira Daniel (Ratos) e Gabriel Vinicius Alves (Sheip). E nas estações BRT já podem ser conferidas artes finalizadas: na Aurélia, feitas por Wagner de Oliveira Tavares (Tóxico); e na Garcia, por Gustavo Cesar Pereira (Noel). Nesta última, Rebeca dos Santos Pereira (Beca) também contribuirá para o projeto.