O movimento de motos no Largo do Rosário chamou a atenção de quem passava pelo Centro na manhã desta sexta-feira, dia 1º de agosto. Em ação realizada pela Semana do Motociclista, cerca de 200 condutores do veículo participaram de mobilização que promoveu um check-up gratuito nas motos, além da instalação de antenas corta-pipa e abordagem educativa, com orientações de segurança. A iniciativa foi promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com a Moto Madia e a concessionária Renovias.
No pit stop, os participantes puderam revisar pneus, freios e a parte elétrica, além de receber kit com lubrificante para corrente, em tenda da Moto Madia. Quando os técnicos identificavam algo a corrigir, os motociclistas eram orientados a realizar a manutenção. Já na tenda da Renovias, foi realizada a instalação das antenas e a entrega de material com dicas de segurança. Uma equipe de Educação da Emdec também orientou os motociclistas sobre comportamentos seguros, distribuindo panfletos informativos. Dando apoio ao evento, agentes da mobilidade urbana sinalizaram a oportunidade aos motociclistas que passavam pela região.
Usando a moto há um ano como meio de trabalho, para fazer entregas por aplicativo, João Vitor Teixeira notou a ação enquanto passava pelo Largo do Rosário e aproveitou a oportunidade. Depois de conferir que os itens de sua moto estavam em boas condições, ele garantiu a instalação da antena corta-pipa. “A gente tem que dirigir por nós e por outras pessoas também, sempre estar tomando cuidado. A moto é um veículo em que a gente é o para-choque, se cair ou bater em alguém”, analisou o profissional.
A coordenadora de Educação e Cidadania da Emdec, Mariangela Pereira, destacou a iniciativa como um esforço para levar ao motociclista a chance de reforçar a sua segurança. “Além de chamarmos o motociclista e conseguirmos conversar com ele, ainda damos uma oportunidade para quem, de repente, não consegue, na correria do dia a dia, fazer uma prevenção na sua motocicleta”.
Perto do pit stop montado no Largo do Rosário, esquetes teatrais chamaram a atenção de quem passava pelo cruzamento da rua General Osório com a avenida Francisco Glicério, das 10h30 às 11h30. Com mensagens de conscientização sobre a segurança do motociclista, que é um ator vulnerável no trânsito, a trupe do Ateliê Teatro e educadores da Emdec distribuíram panfletos com orientações aos condutores de motos, mas, também, a motoristas que circulavam no local.
Semana do Motociclista
A abertura desta primeira edição da Semana do Motociclista foi realizada no domingo, dia 27 de julho, Dia do Motociclista, e contou com blitz educativa na praça Arautos da Paz, em ação da Emdec em parceria com a concessionária Rota das Bandeiras. A programação inclui esquetes teatrais, blitze educativas, check-up de motos e workshop.
A Semana do Motociclista será encerrada no sábado, dia 2 de agosto, com a realização do workshop gratuito “No Lugar do Motociclista: Vivências para Humanizar o Trânsito”, das 8h às 12h, na sede da Emdec. As inscrições são limitadas, e podem ser feitas até esta sexta-feira, 1º de agosto, pelo link bit.ly/workshoplugarmotociclista.