Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Emdec faz operação especial de trânsito para a 13ª Meia Maratona de Campinas

Notícias

ver todas
Emdec faz operação especial de trânsito para a 13ª Meia Maratona de Campinas

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) preparou uma operação especial de trânsito e transporte para apoiar a realização da 13ª Meia Maratona de Campinas. O evento ocorre no próximo domingo, 8 de junho, e terá saída e chegada no Largo do Rosário. Serão disputadas provas de 10 km e 21 km. A largada ocorre às 7h.

A previsão de término do evento é por volta das 11h. As provas têm tempos máximos de duração previstos: 3h30 para a distância de 21K e de 2h para a distância de 10K. A expectativa é da participação de cerca de quatro mil atletas.

Haverá pontos com bloqueios e compartilhamentos de vias. Agentes da Mobilidade Urbana atuam para promover a segurança dos participantes e motoristas e pedestres; e para minimizar os impactos no trânsito e no transporte coletivo.

Trajetos
O percurso da meia maratona, a partir do Largo do Rosário, abrange as vias Francisco Glicério, Aquidabã (sentido Bosque), General Marcondes Salgado, Princesa D’Oeste (Centro / bairro), Ayrton Senna da Silva com retorno após a avenida Monte Castelo, avenida Ayrton Senna, novamente Princesa D’Oeste, retorno no balão da avenida Dr. Antônio Carlos de Salles Júnior, Princesa D’Oeste (bairro / Centro), rua Conde D’Eu, avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina (Centro / bairro), retornando na avenida Guarani, avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina (bairro / Centro), novamente Conde D’Eu, Princesa D’Oeste (sentido Centro), José de Souza Campos (Norte-Sul), Júlio Prestes, rua Vital Brasil, uma volta no entorno da Arautos/Lagoa do Taquaral, retornando pelas avenidas Júlio Prestes, Norte-Sul (sentido Guarani), rua General  Marcondes Salgado (contra fluxo), avenidas Aquidabã e Francisco Glicério até a chegada no Largo do Rosário.

A prova de 10 km tem o mesmo percurso inicial, porém o retorno ocorre antes, no cruzamento da Norte-Sul com a Barreto Leme.

A Emdec sugere que os motoristas evitem as regiões das vias principais que fazem parte do percurso

Ciclofaixa de Lazer e Operação Lagoa
Em função da Meia Maratona, não será possível a liberação da Ciclofaixa de Lazer, mas será mantida a Operação Lagoa, que inclusive faz parte do trajeto da prova.

Trânsito
As ações operacionais da Emdec começam no sábado às 23h com o bloqueio da avenida Francisco Glicério, entre as vias General Osório e Dr. Campos Sales, para montagem do pórtico. Por isso será montado um pré bloqueio no cruzamento das avenidas Francisco Glicério e Benjamin Constant.

Os ônibus e veículos serão desviados para as avenidas Benjamin Constant, Senador Saraiva, Dr. Campos Sales para retomarem o curso normal.

Na madrugada do domingo, acontecem as reservas de vagas na faixa da esquerda da avenida Francisco Glicério, entre as vias Campos Sales e Conceição. Também haverá reserva de vagas na rua Vital Brasil, entre as avenidas Júlio Prestes e Heitor Penteado (faixa esquerda) para coibir estacionamento de veículos durante a passagem da prova 21k.

A partir das 1h a avenida Francisco Glicério será bloqueada no trecho entre as ruas General Osório e Conceição. Também ocorre bloqueio da avenida Dr. Campos Sales, entre as vias José Paulino e Francisco Glicério. A rua General Osório ficará livre para o desvio de ônibus e demais veículos.

A partir das 4h começa a distribuição de cones nas vias onde o percurso da corrida será compartilhado com os veículos. Às 6h os operadores já estarão prontos para os bloqueios viários, que começam às 6h30.

Com o início da prova, às 7h, começam a ser executadas as ações necessárias e as liberações dos bloqueios conforme a passagem do último atleta.

O trecho da avenida Francisco Glicério, entre as avenidas Moraes Salles e Aquidabã, após a passagem dos corredores da prova de 10 km, será compartilhado, destinando metade da pista para retorno dos corredores e metade para veículos. No início do trajeto, no cruzamento com a Francisco Glicério, a rua General Osório será liberada imediatamente após a largada.

O trecho da avenida Norte-Sul, entre as ruas Thomaz Alva Edson e Carlos Francheu, como também será compartilhado, com uma faixa da via para acesso de veículos à igreja Menino Jesus de Praga.

A passagem dos atletas, desde o Largo do Rosário até o cruzamento da Norte-Sul com Gustavo Armbrust, causará bloqueios temporários ao tráfego de veículos para a passagem dos atletas.

No total, a Emdec fará a operacionalização de 79 cruzamentos viários. Foram distribuídas pelo trajeto 15 faixas informando motoristas e ciclistas sobre a ocupação do evento nas principais vias do trajeto.

Transporte
A operação da Emdec para a 13ª Meia Maratona de Campinas também atinge o transporte público coletivo. Pontos de parada ficarão inativos durante a prova; e outros serão criados provisoriamente. Os usuários e condutores serão orientados por agentes da Mobilidade Urbana.

No decorrer do trajeto os pontos de bloqueio vão sendo desmobilizados e os agentes manterão a orientação aos condutores e usuários do transporte coletivo.

As linhas 125, 171, 230, 240, 244, 249, 253, 255, 260, 265, 271, 317, 332, 341, 342, 345, 346, 348, 349, 352, 353, 355, 356, 357, 359, 360, 361, 362, 364, 366, 367, 368, 369, 371, 375, 380, 381, 382, 383, 385, 386, 391, 395, 397, 398, 403, 408, 409, 499, 674, 677, 678, 679, 680, 683 e 725 sofrerão impacto por conta dos bloqueios que acontecerão no domingo.

Informações gerais
A principal rota de desvio por conta da interdição na Francisco Glicério é composta pelas vias Barão de Jaguara, Benjamin Constant, Senador Saraiva, Costa Aguiar, Praça Marechal Floriano e avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli.

O efetivo operacional da Emdec envolverá pelo menos 98 profissionais da mobilidade urbana em campo; reforçada remotamente com as ações de equipes semafóricas e da Central de Monitoramento de Operações.

Fale com a Emdec
As dúvidas da população podem ser esclarecidas no telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910. Este número também pode ser usado como WhatsApp. 

Autor: Ernesto Guimarães Última alteração em 06 de Junho de 2025 às 13:35



Veja mais

 Vestibular Vunesp: Terminal Central terá ônibus extras, no domingo e segunda (7 e 8/12)

 Emdec realiza operação de trânsito para 2ª Corrida Nossa Senhora da Conceição, no Centro

 Instabilidade afeta Fale Conosco Emdec 118, neste sábado (06/12), até às 12h

 Vias no Cambuí terão bloqueio viário no sábado e domingo (06 e 07 de dezembro)

 Prefeitura de Campinas lança edital de licitação do transporte coletivo

 17 blitze identificaram 511 condutas de risco: quase 23% por licenciamento vencido

 Parada de Natal na avenida Francisco Glicério bloqueia cruzamentos no Centro

 Linha 320 retoma operação no Real Parque e 324 terá trajeto otimizado

 Como fica o atendimento da Emdec no feriado de Nossa Senhora Imaculada Conceição

 Emdec faz operação de trânsito durante a festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

 Compras natalinas: Emdec reforçará frota em seis terminais

 Binário Bela Vista: Leonardo Da Vinci recebe semáforo para travessias

 Novas câmeras Amoreiras: uso de faixa exclusiva e retorno proibido lideram infrações

 Emdec realiza operação de trânsito para a 13ª Cantata “Natal, um grito de paz”

 Emdec bloqueia trecho da rua Alaíde Nascimento de Lemos na segunda (01/12)

 Votação popular para eleger Motorista Nota 10 começa nesta segunda (1º)

 Trajetos das linhas 350 e 358 mudam na região do Alphaville

 Trechos da avenida Suaçuna terão interdições no sábado e domingo (29 e 30/11)

 Emdec faz operação de trânsito no domingo (30/11) para a Corrida Histórica de Campinas

 ‘Black Friday’: 4 linhas terão horários especiais e 3 terminais vão contar com frota reserva

 Combate ao álcool no trânsito: 1ª blitz piloto Emdec/GM fiscaliza 276 condutores

 Emdec faz operação especial de trânsito e transporte para a chegada do Papai Noel

 Padre Anchieta terá entrega de antena corta-pipa e inspeção veicular ambiental no sábado (29)

 Emdec realiza operação de trânsito para corrida “Sunset EntreVerdes Run”, no sábado (29/11)

 Trecho da rua Professor Luís Rosa, na Vila Itapura, com bloqueio viário nesta quinta (27)

 Motociclistas e pedestres somam 87% das mortes em vias urbanas em 2025

 Emdec identifica quase 800 veículos ‘abandonados’ em 2025

 Trecho da rua Frei Manoel da Ressurreição, no Guanabara, terá bloqueio viário nesta quarta (26)

 Entenda o que muda na fiscalização de ciclomotores, a partir de janeiro

 Anhanguera e John Boyd concentraram 15% das mortes por álcool no trânsito

 Trechos das vias Moraes Salles e Norte-Sul terão bloqueios para gravação do filme “Asfalto”

 Emdec realiza operação de trânsito para a Corrida GoodBom no próximo domingo (23/11)

 Finais de semana concentraram 44% das mortes por álcool no trânsito

 Linha 386 vai circular com novos horários, a partir de segunda (24/11)

 Comitiva de Ribeirão Preto visita novo CCO da Emdec

 Linha 416 terá reforço na frota e novos horários

 Emdec mantém serviços essenciais no feriado da Consciência Negra, na quinta (20/11)

 Emdec realiza operação especial de trânsito para a Corrida e Caminhada da Piedade

 Trechos da rua Sebastião de Souza, no Centro, terão bloqueios viários nesta terça, 18/11

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua Iracema, na Vila Aeroporto

 Simulado de sinistro marca Dia Mundial de Vítimas do Trânsito

 Trecho da Benjamin Constant com bloqueio viário para extração de árvore: risco de queda

 Trechos de duas vias no município terão bloqueios viários para obras na segunda (17)

 Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito terá simulado de sinistro e conscientização

 Emdec faz operação para Circuito Corridas Pague Menos 2025 – etapa Campinas

 Duas vias no Cambuí terão bloqueios para obras da Sanasa, no fim de semana

 Enem 2025: Emdec mantém frota reserva em cinco terminais neste domingo (16/11)

 Ponto de ônibus na Buarque de Macedo terá implantação de piso de concreto

 Operação pela Vida: Emdec anuncia início da fiscalização de alcoolemia

 Campinas lança campanha para alertar sobre efeitos do álcool no trânsito



Página 1 de 232

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia