Com a meta de salvar 903 vidas no trânsito em dez anos, o Plano de Segurança Viária de Campinas e as ações necessárias à sua implantação foram reafirmados nesta terça-feira, dia 27 de maio, em reunião do Observatório Municipal de Trânsito (OMT) com o prefeito em exercício, Wanderley de Almeida, e o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete.
Também participaram do encontro o secretário de Transportes em exercício, João Beato; a coordenadora da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) em Campinas, Paula Bianchi; o especialista em mobilidade ativa da WRI Brasil, Reynaldo Mello Neto; o superintendente adjunto do Detran/SP, Cassiano Ramos; e o vereador Bene Lima. Além deles, membros do OMT de diversas entidades municipais e estaduais estiveram presentes.
A reunião integrou a programação do Maio Amarelo, e foi marcada pelo balanço das ações já realizadas para alcançar as metas do Plano de Segurança Viária, que foi instituído em fevereiro de 2024, com um horizonte de dez anos (2023 a 2032). Conduzida pela gerente de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec, Débora Damasco, a apresentação incluiu dados do Boletim de Vítimas Fatais no Trânsito de Campinas em 2024, organizado pela Emdec em parceria com a BIGRS.
“Com raras exceções o acidente de trânsito vai acontecer por uma falha mecânica, por um evento climático. A maioria é por negligência. E, por ser por negligência, a gente tem que fixar uma meta, por mais ambiciosa que ela possa parecer”, destacou o prefeito em exercício, Wanderley de Almeida. “Não podemos aceitar como normal que as pessoas continuem morrendo por negligência”.
Ele acrescentou que, para isso, o poder público precisa adotar um conjunto de medidas - como ações educativas, blitze e fiscalização por equipamentos eletrônicos -, que, por intervirem nos costumes das pessoas, podem ser impopulares, mas necessárias para a preservação da vida dos cidadãos.
A redução de mortes já alcançada em Campinas em 2024 (de 159, em 2023, para 155) foi lembrada pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete. Ele ressaltou, também, a queda de 13% no número de vidas perdidas entre motociclistas, que são as principais vítimas fatais na cidade, e destacou a importância da existência do Plano de Segurança Viária e do Observatório Municipal de Trânsito.
“Isso crava uma política pública estadista, que tem que continuar, independentemente de quem estiver aqui”, avaliou Vinicius. “As pessoas vão poder contar com esse trabalho a longo prazo, pelo menos até 2032, com planejamento e resultado”.
O PSV e suas metas
O plano foi construído pela Emdec e a Secretaria de Transportes, com a colaboração de outras secretarias, órgãos municipais e sociedade. O documento estabelece políticas públicas de segurança viária para o período entre 2023 e 2032, para promover deslocamentos seguros, sustentáveis e acessíveis para todas as pessoas.
O objetivo é que, em 2032, a taxa de mortes no trânsito de Campinas seja igual ou menor a 3,38 óbitos por 100 mil habitantes, sendo 1,47 em vias urbanas e 1,91 em rodovias. Isso equivaleria a 903 vidas salvas em dez anos.
O Observatório Municipal de Trânsito
Instituído em maio de 2024, para propor e monitorar a realização de políticas públicas de segurança viária, o OMT é composto por representantes de diversos órgãos e entidades, municipais e estaduais. Inclui secretarias municipais, serviços de emergência, hospitais, forças de segurança, concessionárias de rodovias, entre outros.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional que visa preservar a vida no trânsito, por meio de ações coordenadas entre o poder público e sociedade civil. A iniciativa foi criada em 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Emdec e a Setransp organizam o movimento no município. Mais informações sobre a programação do Maio Amarelo estão disponíveis no site da Emdec, em www.emdec.com.br/maioamarelo.