Reforçando conhecimentos e o compromisso com a segurança viária, cerca de 40 motoristas do transporte público coletivo de Campinas participaram do “Workshop Maio Amarelo nas Garagens”, nesta terça-feira, dia 20 de maio. Esta foi a primeira edição do encontro, realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) em parceria com o Detran/SP e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc). A capacitação foi levada à garagem da VB1; outras quatro concessionárias receberão o evento, até o fim de maio.
O treinamento integra o Programa Motorista Nota 10, que é voltado ao desenvolvimento dos condutores do transporte público municipal. “Esta iniciativa visa atualizar os motoristas sobre boas práticas, dados e conceitos de segurança viária, para um atendimento de excelência”, explica Débora Damasco, gerente de Desenvolvimento Humano e Institucional da Emdec.
Durante o treinamento, os profissionais conheceram o tema anual do Maio Amarelo, movimento pela defesa da vida no trânsito, que, em 2025, é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. Além de assistirem a uma palestra sobre segurança viária, realizada pela Emdec, os motoristas participaram de um quiz sobre o tema e de uma atividade com o uso de um etilômetro, para a conscientização sobre os perigos da combinação de álcool e direção, ambas as ações realizadas pelo Detran/SP. Beber e dirigir foi o comportamento de risco que mais matou em 2024: 50 pessoas perderam a vida ao dirigir após consumir bebida alcoólica.
Ao final, houve um reforço do compromisso de todos os participantes pela segurança viária na metrópole. As próximas garagens que receberão o workshop são das concessionárias Itajaí, no dia 22 de maio; Onicamp, no dia 23; VB3, no dia 27; e Campibus, no dia 28.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional que visa preservar a vida no trânsito, por meio de ações coordenadas entre o poder público e sociedade civil. A iniciativa foi criada em 2014, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Emdec e a Setransp organizam o movimento no município. Mais informações sobre a programação do Maio Amarelo estão disponíveis no site da Emdec, em www.emdec.com.br/maioamarelo.