Trinta dos 50 novos ônibus que vão reforçar a frota do transporte público coletivo estarão disponíveis ao longo das próximas semanas. O prazo inicialmente acordado para a operação de parte dos veículos precisou ser estendido em função dos processos que envolvem a compra e a locação dos ônibus. Após a incorporação, os operadores devem iniciar os procedimentos de revisão e adequação (pintura da carroceria e regularização da documentação), que precedem o início da operação.
A Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp), vêm acompanhando junto aos operadores a incorporação novos ônibus à frota do transporte público coletivo, desde o início de abril, quando a medida foi anunciada.
“A escolha das regiões que vão receber o reforço na operação foi realizada a partir do monitoramento diário realizado pela Emdec. A ideia é estudar também a ampliação da frota que circula no BRT”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Linhas comtempladas
O planejamento inicial é que o primeiro lote de 30 veículos reforce a operação do transporte nas seguintes regiões:
Ouro Verde:
- 114 (Jardim Melina / Corredor Central).
- 115 (Adhemar de Barros).
- 117 (DIC VI).
- 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi).
- Previsão de criação de uma linha semi expressa, partindo da região dos DIC's.
Nova Europa / Parque Jambeiro / Swiss Park:
- 402 (Parque da Figueira).
- 404 (Jardim Maria Rosa).
- 429 (Swiss Park II).
- 430 (Swiss Park).
Neste primeiro lote, a VB Transportes vai incorporar 20 veículos e outros 10 serão incorporados à frota da Onicamp Transporte Coletivo. Além destes, outros 20 veículos serão incorporados pela VB no segundo lote, completando os 50 ônibus previstos. Os novos carros vão contar com ar-condicionado e carregadores USB.
Licitação prevê modernização total da frota
Vale lembrar que a total modernização dos veículos do sistema de transporte público está atrelada à nova licitação, que prevê renovação de 100% da frota, inclusive do BRT, e ar-condicionado em todos os veículos, além de Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo, ao longo do contrato. A minuta do edital da licitação foi publicada no dia 2 de abril e segue aberta para consulta pública até o dia 2 de julho.
Entre os pontos contemplados na nova licitação estão a sustentabilidade, com a previsão de 60 ônibus elétricos, que não emitem poluentes e circulam com baixo ruído; mais transparência na gestão da remuneração, com o Sistema de Arrecadação e Remuneração sendo gerido pelo Poder Público e pelas operadoras; e a incorporação do PAI-Serviço, que terá novos índices de desempenho, sistemas de gestão e incorporação de novas tecnologias nos veículos.
A publicação da minuta do edital da nova concessão e abertura de consulta pública aconteceu dentro dos primeiros 100 dias da atual gestão municipal.