
Os usuários das linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova) passam a usufruir de um espaço mais amplo, seguro, acessível e exclusivo, a partir desta sexta-feira, 25 de abril. O novo Terminal BRT Ouro Verde, que conta com 26 mil metros quadrados, entra em funcionamento na data, tornando o BRT campineiro 100% operacional. A nova operação foi planejada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp).
Quem já usa a BRT10 deve migrar do antigo terminal para a nova estrutura BRT. Já a linha BRT11, que parte do Terminal Vida Nova, agora atenderá também ao novo Terminal BRT Ouro Verde. Agentes da mobilidade urbana e educadores da Emdec vão distribuir folhetos informativos para orientar os usuários.
O acesso ao novo terminal é feito pelas catracas eletrônicas, com uso de Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. As travessias devem ser realizadas pelas passarelas, que ligam o antigo terminal e o Hospital Ouro Verde à estrutura do BRT.
Confira os horários de operação das linhas no novo terminal:
Novo terminal conta com escadas rolantes e elevadores
Localizado na avenida Ruy Rodriguez, o novo Terminal BRT Ouro Verde é integrado ao antigo terminal e ao Hospital Ouro Verde. Tem como diferenciais as estruturas de acesso e circulação, já que conta com elevadores, passarelas e escadas rolantes.
A Emdec investiu cerca de R$ 469 mil no reforço da sinalização viária (solo e placas) no entorno, incluindo a pintura das travessias de pedestres e execução de sete rampas de acessibilidade. Um sanitário para motoristas e agentes da mobilidade urbana está sendo construído pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).
O Terminal BRT Ouro Verde integra o Lote 4 / Trecho 3 do Corredor BRT Ouro Verde, que conta com 4,1 km de extensão. As obras remanescentes do Lote 4 foram realizadas pela Compec Galasso Engenharia e Construções.
BRT entrou em operação gradativamente
A total operação do Corredor Ouro Verde teve como últimas etapas o início do atendimento dos terminais Vida Nova, no dia 28 de março e, agora, do Ouro Verde. Ao todo, são quatro terminais e 15 estações no Corredor Ouro Verde. Os Corredores Campo Grande (três terminais e 17 estações) e Perimetral (quatro estações) já estão 100% operacionais.
A operação gradativa do BRT campineiro começou em novembro de 2022, com a criação da linha BRT20. Em outubro de 2023, foram criadas as linhas BRT21, BRT25 e BRT26. No Ouro Verde, a primeira linha a entrar em operação foi a BRT10, em março de 2023. E em janeiro de 2024, foram criadas as linhas paradoras BRT11 e BRT12.
Entre 2022 e 2025, a Emdec também planejou e colocou em prática a operação de quatro grandes terminais BRT: Campo Grande (outubro de 2022), Campos Elíseos (janeiro de 2024), Santa Lúcia (novembro de 2024) e Ouro Verde (abril de 2025). Outra novidade da operação, pensada para atender a um desejo dos usuários que acessam o Centro, foi o atendimento ao Corredor Central (Rótula), que não estava previsto no projeto original. Atualmente, atendem ao “Rótula” as linhas BRT10, BRT11, BRT12, BRT20 e BRT25. Além disso, também a partir da demanda de usuários, em agosto de 2024, cinco das sete linhas BRT passaram a atender ao ponto de parada na avenida Dr. Moraes Salles.