
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programou uma operação especial de trânsito para a realização da Prova Tiradentes de Ciclismo. O evento ocorre no dia 21 de abril, segunda-feira, feriado de Tiradentes.
O percurso será na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul). A largada, a partir das 7h, será na altura do número 1.600, em frente à antiga sede da Administração Regional (AR) 2.
O traçado, de 5,5 km, tem como base a avenida Norte-Sul. São várias voltas pelo circuito. A estimativa de duração da prova é de 4h.
Por conta da realização da prova, a Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte-Sul não estará ativa.
Baterias
No total serão três baterias. A 1ª bateria tem largada às 7h; a 2ª bateria tem largada às 8h30. E a terceira, e principal, bateria tem largada às 10h.
A cada largada os ciclistas percorrerão a avenida Norte-Sul (sentido Guarani –Taquaral) até a rua Thomas Alva Edson, no final do ponto conhecido como “ferradura”. Neste ponto ocorre o retorno para a Norte-Sul, agora no sentido Taquaral – Guarani, até o acesso para a rua Engenheiro Carlos Stevenson (contrafluxo). Acessa, novamente a Norte-Sul (Guarani –Taquaral) até o ponto de chegada.
O percurso será o mesmo para todas as baterias. Serão várias voltas pelo circuito, até completar o tempo de prova.
O trajeto pela avenida José de Souza Campos será compartilhado entre os ciclistas e os motoristas, com separação dos fluxos por cones. Serão destinadas duas faixas da via para os competidores; e uma faixa para os veículos.
Medidas operacionais
As ações operacionais da Emdec começam na madrugada de segunda-feira (21/04), quando será realizada a reserva de vagas na região da prova. Os bloqueios começam a partir das 5h. A avenida Norte-Sul será interdita no trecho entre as ruas Nuporanga e Dr. José Ferreira de Camargo, para montagem do pórtico de largada. O local ficará interditado totalmente até o final do evento, previsto para 12h.
A concentração dos participantes começa às 6h. A partir das 6h30 serão realizados os bloqueios viários, nos acessos existentes ao longo de toda extensão da Norte-Sul. A rua Engenheiro Carlos Stevenson também será bloqueada no sentido bairro – Centro, entre os dois sentidos da Norte-Sul.
Às 7h começa a prova. Serão 14 pontos de bloqueio e de operação de trânsito. Haverá atenção especial no entroncamento das avenidas Norte-Sul com Orosimbo Maia. Será realizada uma operação de trânsito seletiva, onde o cruzamento da via pelos veículos ocorre conforme o espaçamento entre os atletas, garantindo o momento da transposição com segurança, para motoristas e atletas.
A Emdec recomenda aos motoristas que evitem circular pela região, no período de duração do evento.
Transporte coletivo
A prova irá impactar na operação de quatro linhas de ônibus: 211 (Terminal Campo Grande / Shopping Iguatemi); 380 (Terminal Central / Cambuí); 381 (Shopping Dom Pedro / Shopping Iguatemi); e 383 (Leroy Merlin Via Planalto). Agentes da Mobilidade urbana da Emdec orientam condutores e usuários do transporte.
Ao todo serão 22 agentes da Emdec envolvidos na operação em campo. Além de equipe semafórica e operadores da Central de Monitoramento de Operações. Foram colocadas, na região da prova, quatro faixas informativas sobre o evento e os impactos para a circulação.
Fale conosco
Dúvidas sobre a circulação podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é o (19) 3731-2910, que também é o número de WhatsApp da Emdec.