
Para coibir as diversas situações de vandalismo e furtos registradas na Estação BRT Rossin, que compõe o Corredor Campo Grande, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) instalou gradis metálicos na passagem entre os dois módulos.
No período entre novembro de 2022 e o início de 2025, a Emdec computou pelo menos 16 acionamentos envolvendo vandalismo ou furto de vidros e corrimãos da estação. O prejuízo foi estimado em R$ 25 mil. Além da depredação, as ações envolviam evasão de tarifa.
“Este é um exemplo do quanto a falta de conscientização de uma parcela da população pode resultar em prejuízos para os cofres públicos e, principalmente, para os usuários do transporte como um todo”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
A Emdec investiu cerca de R$ 28,5 mil na instalação dos gradis metálicos, mais resistentes.
A Estação BRT Rossin entrou em funcionamento em janeiro de 2023, com a operação piloto da linha BRT20 (Campo Grande).
Corredor Campo Grande: 100% monitorado
Para coibir os casos de vandalismo e evasão da tarifa, a estação também conta com um sistema de videomonitoramento. Além disso, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) mantém fiscais nas principais estações BRT.
Em fevereiro de 2025, o sistema de videomonitoramento alcançou 100% do Corredor BRT Campo Grande: 14 estações BRT e três terminais. O Corredor Perimetral também já é totalmente monitorado e uma parte do Corredor Ouro Verde conta com o sistema. A expansão é gradativa. Os pontos contam com sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação.
As imagens são observadas pela central de monitoramento instalada na sede da Emdec. O sistema funciona 24 horas e ajuda a identificar situações de evasão de tarifa, furtos e atos de vandalismo. Além do videomonitoramento, o trabalho preventivo envolve rondas diárias realizadas pelas equipes de segurança patrimonial. Cada corredor conta com uma viatura dedicada para as rondas, além de um veículo de apoio para as situações emergenciais.
Como denunciar
A população pode relatar ocorrências de vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec – telefone 118, portal e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.