Quase 27 mil já usaram patinetes; fiscalização tem advertências e suspensões para bom uso

Disponíveis à população de Campinas há pouco mais de um mês, desde 23 de fevereiro, os patinetes elétricos compartilhados já atraíram 26,8 mil usuários, que realizaram 63,6 mil viagens pela área de cobertura disponível na metrópole. Para garantir a segurança e o bom funcionamento do serviço à população, a Administração municipal, por meio da Secretaria de Transportes (Setransp) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), vem acompanhando e solicitando à operadora esclarecimentos sobre medidas preventivas e corretivas adotadas para reforçar comportamentos seguros.
Dois ofícios, enviados pela Setransp à empresa Jet para acompanhamento da operação, dão conta de que, até o dia 9 de abril, 35 usuários tiveram as suas contas suspensas temporariamente, por não cumprirem as normas de uso do serviço. Dessas, dez atualmente ainda estão bloqueadas na plataforma. As demais foram revertidas após orientação e correção.
Já em ações de monitoramento da JET, realizadas presencialmente ou com base em denúncias, 39 usuários foram advertidos por estacionarem de forma incorreta, 90 por serem menores de idade, e 40 por andarem em dupla ou transportarem carga.
Além das advertências e suspensões, a operadora realizou cinco edições da “Escola de Direção Segura”, ação de orientação que ensina as regras de uso à população interessada no serviço. E, para reforçar a necessidade de devolver os patinetes em uma das “estações virtuais” indicadas no aplicativo de celular “JET”, são emitidos alertas ao usuário quando o equipamento é estacionado fora da área permitida, sem permitir a conclusão da viagem. O app solicita a regularização da situação.
A Emdec também realizou ações educativas para orientar e reforçar atitudes seguras dos usuários, nos dias 16, 25, 26 e 30 de março. No total, as abordagens realizadas no Centro de Convivência e no entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) atingiram 385 pessoas.
O acompanhamento da Administração municipal em relação às ações adotadas pela operadora visa tornar a experiência de micromobilidade proporcionada pelo equipamento mais segura para todos. Até o momento, a JET registrou cinco sinistros (acidentes).
Alta demanda na metrópole gerou solicitação de ampliação da operação
O serviço de patinetes elétricos compartilhados foi iniciado com 330 equipamentos distribuídos em 50 “estações virtuais”, e a demanda do meio de transporte pelo campineiro fez com que a JET solicitasse a ampliação da operação à Prefeitura.
No momento, estudos estão sendo realizados pela Emdec, para avaliar a possibilidade da adoção de novas estações e um eventual aumento da área de abrangência dos equipamentos, cuja cobertura atual inclui partes do Centro, Cambuí e Taquaral.