Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Projeto transforma entorno de escola no Satélite Íris

Notícias

ver todas
Projeto transforma entorno de escola no Satélite Íris

O caminho para a escola percorrido por cerca de 400 crianças, no Satélite Íris, ficou mais seguro, colorido, lúdico e convidativo a um dia de aula e diversão. Foram concluídas intervenções viárias e artísticas que compõem duas fases do projeto “Caminhos do Brincar”, que, desde outubro, vem transformando o entorno do Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, próximo à avenida John Boyd Dunlop (JBD), no Distrito do Campo Grande. Nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, essas mudanças foram apresentadas na escola a técnicos de diversos órgãos e secretarias, como parte da programação da 2ª Semana do Bebê de Campinas.
 
As intervenções do “Caminhos do Brincar” seguem até fevereiro de 2025; e são fruto de parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Secretaria de Transportes, Plano Primeira Infância Campineira (PIC), Prefeitura Municipal, em iniciativa da Fundação FEAC, com o desenvolvimento do escritório de arquitetura e urbanismo Ateliê Navio.
 
Entre as mudanças realizadas nos últimos dois meses, estão alterações na dinâmica de circulação na região, colocando as crianças atendidas pela escola e seus cuidadores como figuras centrais. Este entendimento se deu após longo período de diagnóstico, pesquisas e planejamento, iniciado em 2021, que permitiu a conclusão de que 73,5% deste público chega ao ambiente escolar a pé (48,7%) ou de transporte público (24,8%).
 
“Esta rua ‘subia’, não tinha o sentido de ‘descida’. E era uma válvula de escape para o pessoal que não queria pegar o trânsito da John Boyd, principalmente nos horários de pico”, contou a vice-diretora da escola, Danila Tobias, sobre a transformação na região. “É um espaço mais acolhedor, elas podem esperar nos bancos, as crianças ficam entretidas com as brincadeiras, os espaços, a pintura, e não veem o tempo passar”.
 
 
 
 Vista aérea da região escolar, antes (2023) e depois da implantação do projeto
 
 
O entorno foi impactado nos seguintes trechos: na rua Fernando Pereira Neto, entre as ruas Tom de Araújo (marginal da JBD) e a Dr. Dante Erbolato; e a Dr. Dante Erbolato, entre a r. Fernando Pereira Neto e a r. Reverendo José Coelho Ferraz.
 
A Emdec estendeu calçadas com tinta azul, e implantou balizadores e tachões, promovendo a ampliação do espaço destinado aos pedestres em cruzamentos e encurtando travessias. Também foram implantadas sinalizações de chão (horizontal) e placas (vertical), incluindo a demarcação de vagas exclusivas. O investimento da empresa foi de R$ 250 mil.
 
A estratégia de intervenção adotada é o urbanismo tático, que usa soluções de baixo custo e de rápida implementação para melhorar o desenho de uma via ou espaço público.
 
Em outubro, as duas ruas impactadas passaram a ter sentido único de circulação nos trechos que recebem o projeto. Também foram alterados os limites de velocidade na região, para a promoção de zona calma: um trecho da marginal da JBD, rua Tom de Araújo, passou de 50 km/h para 30 km/h; e os trechos das ruas Dr. Dante Erbolato e Fernando Pereira Neto passaram de 40 km/h para 30 km/h.
 
Projeto também trouxe cor e conforto às famílias locais
 
Para deixar o caminho mais lúdico para os pequenos, o projeto “Caminhos do Brincar” também promoveu a pintura lúdica de calçadas e muros, com cores vibrantes, realizada pela artista Marta Henriksen (conhecida como Miss). Muros também foram grafitados por artistas do New Family Crew, em uma “galeria” a céu aberto.
 
Nas extensões de calçada e percursos lúdicos criados, foi instalado mobiliário urbano, como bancos, vasos com plantas e lixeiras. Uma terceira fase do projeto, com previsão de realização até fevereiro de 2025, ainda inclui a criação de espaço de convivência em terreno na rua Fernando Pereira Neto, diante da escola, com pergolado, piso emborrachado, parque naturalizado, mobiliário e paisagismo.
 
A coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade da Emdec, Michelle Rosa, conta que já recebeu relatos animados das crianças, passados pela equipe da escola, que até comparam o entorno a um parque de diversões. “Para nós, é uma felicidade ver uma transformação num bairro que tem grande carência de áreas de lazer. Trazer isso para as crianças tem sido uma grande honra”, conta. “A gente quer expandir estes projetos para a cidade toda. Há dez escolas que já estudamos, em levantamento com a Secretaria de Educação, e estão previstas dentro do Plano de Segurança Viária do município”.
 
Além de Michelle, o projeto foi apresentado pela arquiteta Cora Rocha, do Ateliê Navio; o coordenador do PIC, Thiago Ferrari; e a analista de projetos Viviane Machado, da Feac. Também estiveram presentes representantes das secretarias de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Planejamento e Desenvolvimento Urbano; e Desenvolvimento e Assistência Social, além de diversas áreas da Emdec.
 
 
Autor: Danielle Cristine Última alteração em 03 de Dezembro de 2024 às 18:26



Veja mais

 Avenida José Amgarten recebe câmeras para inibir condutas de risco

 Vestibular Vunesp: Terminal Central terá ônibus extras, no domingo e segunda (7 e 8/12)

 Emdec realiza operação de trânsito para 2ª Corrida Nossa Senhora da Conceição, no Centro

 Instabilidade afeta Fale Conosco Emdec 118, neste sábado (06/12), até às 12h

 Vias no Cambuí terão bloqueio viário no sábado e domingo (06 e 07 de dezembro)

 Prefeitura de Campinas lança edital de licitação do transporte coletivo

 17 blitze identificaram 511 condutas de risco: quase 23% por licenciamento vencido

 Parada de Natal na avenida Francisco Glicério bloqueia cruzamentos no Centro

 Linha 320 retoma operação no Real Parque e 324 terá trajeto otimizado

 Como fica o atendimento da Emdec no feriado de Nossa Senhora Imaculada Conceição

 Emdec faz operação de trânsito durante a festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

 Compras natalinas: Emdec reforçará frota em seis terminais

 Binário Bela Vista: Leonardo Da Vinci recebe semáforo para travessias

 Novas câmeras Amoreiras: uso de faixa exclusiva e retorno proibido lideram infrações

 Emdec realiza operação de trânsito para a 13ª Cantata “Natal, um grito de paz”

 Emdec bloqueia trecho da rua Alaíde Nascimento de Lemos na segunda (01/12)

 Votação popular para eleger Motorista Nota 10 começa nesta segunda (1º)

 Trajetos das linhas 350 e 358 mudam na região do Alphaville

 Trechos da avenida Suaçuna terão interdições no sábado e domingo (29 e 30/11)

 Emdec faz operação de trânsito no domingo (30/11) para a Corrida Histórica de Campinas

 ‘Black Friday’: 4 linhas terão horários especiais e 3 terminais vão contar com frota reserva

 Combate ao álcool no trânsito: 1ª blitz piloto Emdec/GM fiscaliza 276 condutores

 Emdec faz operação especial de trânsito e transporte para a chegada do Papai Noel

 Padre Anchieta terá entrega de antena corta-pipa e inspeção veicular ambiental no sábado (29)

 Emdec realiza operação de trânsito para corrida “Sunset EntreVerdes Run”, no sábado (29/11)

 Trecho da rua Professor Luís Rosa, na Vila Itapura, com bloqueio viário nesta quinta (27)

 Motociclistas e pedestres somam 87% das mortes em vias urbanas em 2025

 Emdec identifica quase 800 veículos ‘abandonados’ em 2025

 Trecho da rua Frei Manoel da Ressurreição, no Guanabara, terá bloqueio viário nesta quarta (26)

 Entenda o que muda na fiscalização de ciclomotores, a partir de janeiro

 Anhanguera e John Boyd concentraram 15% das mortes por álcool no trânsito

 Trechos das vias Moraes Salles e Norte-Sul terão bloqueios para gravação do filme “Asfalto”

 Emdec realiza operação de trânsito para a Corrida GoodBom no próximo domingo (23/11)

 Finais de semana concentraram 44% das mortes por álcool no trânsito

 Linha 386 vai circular com novos horários, a partir de segunda (24/11)

 Comitiva de Ribeirão Preto visita novo CCO da Emdec

 Linha 416 terá reforço na frota e novos horários

 Emdec mantém serviços essenciais no feriado da Consciência Negra, na quinta (20/11)

 Emdec realiza operação especial de trânsito para a Corrida e Caminhada da Piedade

 Trechos da rua Sebastião de Souza, no Centro, terão bloqueios viários nesta terça, 18/11

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua Iracema, na Vila Aeroporto

 Simulado de sinistro marca Dia Mundial de Vítimas do Trânsito

 Trecho da Benjamin Constant com bloqueio viário para extração de árvore: risco de queda

 Trechos de duas vias no município terão bloqueios viários para obras na segunda (17)

 Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito terá simulado de sinistro e conscientização

 Emdec faz operação para Circuito Corridas Pague Menos 2025 – etapa Campinas

 Duas vias no Cambuí terão bloqueios para obras da Sanasa, no fim de semana

 Enem 2025: Emdec mantém frota reserva em cinco terminais neste domingo (16/11)

 Ponto de ônibus na Buarque de Macedo terá implantação de piso de concreto

 Operação pela Vida: Emdec anuncia início da fiscalização de alcoolemia



Página 1 de 232

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia