A cor amarela tomou conta do trajeto entre a Estação Cultura e o Largo do Rosário nesta terça-feira, 7 de maio. Uma caminhada pela paz no trânsito marcou a abertura do Movimento Maio Amarelo 2024 em Campinas e lembrou as 159 vítimas do trânsito em 2023. Organizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o lançamento da programação do movimento contou com a presença do prefeito Dário Saadi, que convocou um minuto de silêncio pela morte de uma pedestre registrada nesta manhã, na avenida Antônio Carlos Couto de Barros, em Sousas.
A caminhada percorreu as vias 13 de Maio, Conceição e Barão de Jaguara até o Largo do Rosário. O ato reuniu cerca de 300 pessoas, entre colaboradores e parceiros da Emdec, além de estudantes de instituições de ensino. Diversos serviços e atividades de conscientização sobre segurança viária foram realizadas no local.
Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o movimento propõe uma reflexão sobre o significado da paz e como ela pode guiar comportamentos mais seguros na circulação. O mapa da acidentalidade em Campinas em 2023 foi apresentado para alertar sobre as vidas perdidas no trânsito.
“O maior drama de um médico de emergência é comunicar a perda de um ente querido aos familiares. Houve uma época em que o uso do cinto não era consolidado e não havia proibição de beber e dirigir. De lá para cá, as normas avançaram muito, mas ainda não é suficiente”, destacou o prefeito Dário Saadi. “Receber a notícia de que houve um óbito no trânsito justamente nesta data mostra que essa mobilização é muito necessária. E que só vamos reduzir as mortes no trânsito com a conscientização da população, da atitude de cada um. É preciso apelar para o coração das pessoas”, completou.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, lembrou do papel da sociedade no movimento. “Assim como ocorre na mobilização contra a dengue, a redução das mortes no trânsito depende muito da sociedade. A paz no trânsito começa por você: ciclista, pedestre, motociclista, condutor, comerciante e consumidores que cobram agilidade nas entregas”, reforçou.
Representante internacional do Movimento Maio Amarelo, o enfermeiro do Samu, Roni Daniel Gomes, revelou que “50% das mortes no trânsito ocorrem no momento do evento. Todos os serviços de atendimento às vítimas são essenciais, mas só tem um jeito de reduzir esses índices, que é fazendo prevenção ativa e reativa. E isso passa pelas nossas atitudes, que devem ser norteadas pela tranquilidade e pela paz”, disse.
Parceira da Emdec nas ações que promovem a segurança viária em Campinas, a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global foi representada pela coordenadora local de Políticas Públicas de Segurança Viária, Paula Bianchi. “Para mudar esse cenário de mortes no trânsito, lançamos recentemente o Plano de Segurança Viária, que prevê ações embasadas em dados para salvar 903 vidas até 2032. São estratégias que o município já está planejando e deve seguir para não precisar mais noticiar óbitos no trânsito”, disse.
Mobilização no Largo do Rosário
Para engajar a população no tema, diversos serviços e atividades interativas foram levados ao Largo do Rosário na data. No “Emdec pra Gente”, foi possível esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados pela empresa, solicitar credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência; registrar solicitações relacionados ao trânsito e transporte; entre outros.
As ações interativas incluíram óculos simuladores dos efeitos do álcool para conscientizar sobres os riscos de dirigir ou caminhar após o consumo de bebidas alcoólicas; simulação de ponto cego envolvendo ciclistas, motociclistas e motoristas; periscópio reverso (mobilidade na perspectiva infantil); painel com mensagens de paz no trânsito e esquetes teatrais. Na área da saúde, foi possível vacinar contra gripe e realizar medição de pressão arterial.
Programação Maio Amarelo
Entre os destaques da programação do Maio Amarelo estão uma live com o embaixador do movimento em Campinas, Cesar Urnhani (13/05); treinamento sobre condução responsável voltado para dirigentes e instrutores de centros de formação de condutores (14/05); passeio ciclístico em Barão Geraldo (19/05); intervenção de urbanismo tático na avenida Papa Paulo II, no Padre Anchieta (23/05); e o lançamento da Campanha Desacelera (04/06).
Para sensibilizar a população, mensagens do Maio Amarelo serão disseminadas em banners, painéis físicos e digitais, entre outros formatos. Nas redes sociais da Prefeitura e da Emdec, Urnhani protagoniza uma série de vídeos que despertam a consciência para uma cultura de paz na mobilidade urbana.
Também participaram da cerimônia de lançamento os secretários municipais Fernando Caires (Transportes); a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben; o representante do Comando de Policiamento do Interior 2, Capitão Costa; Superintendente Regional do Detran/SP, Anderson Cervantes; o Superintendente Executivo do Detran/SP, Cassiano Ramos; o Coordenador de Políticas Públicas / Juventude Conectada, Felipe Gonçalves.
Além da Emdec e da Secretaria de Transportes, o Movimento Maio Amarelo envolve o Comitê de Análises de Acidentes do Programa Vida no Trânsito; as secretarias de Educação, Saúde, Segurança Pública e Desenvolvimento e Assistência Social; a Iniciativa Bloomberg Para Segurança Viária Global (BIGRS); Setec; Sanasa; Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; as concessionárias Rota das Bandeiras, CCR Autoban, Renovias, AB Colinas, Rodovias do Tietê; Transurc, concessionárias e permissionários do transporte público; e as instituições de ensino Faculdade Sofia, Unicamp e Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). A programação completa, com as respectivas datas e locais; e parceiros do movimento poderão ser consultados no hotsite do Movimento, no endereço www.emdec.com.br/maioamarelo.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|