Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Adesão às alimentadoras e ao BRT motiva extinção de seis linhas radiais do Campo Grande

Notícias

ver todas
Adesão às alimentadoras e ao BRT motiva extinção de seis linhas radiais do Campo Grande

 

Com as mudanças, linha BRT25 terá mais um ônibus e redução dos intervalos, em dias úteis
 

   

Com a expressiva adesão dos usuários ao sistema BRT Campo Grande e às linhas alimentadoras do Satélite Íris, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) dá mais um passo na direção de um sistema de transporte público coletivo mais eficiente. A partir da próxima sexta-feira, dia 1º de março, seis linhas radiais (bairro/Centro) do Campo Grande serão extintas – 221 (Satélite Íris IV), 222 (Jardim Florence), 223 (Satélite Íris III), 224 (Residencial Sírius / Corredor Central), 225 (Residencial Sírius II) e 229 (Jardim Florence II). Fica mantida a operação da linha 228 (Princesa D’Oeste), já que ela possui atendimento mais abrangente, nas regiões da Vila Perseu e Jardim do Lago.

 

Desde outubro de 2023, os usuários destas linhas contam com as alimentadoras que têm trajetos equivalentes e com intervalos menores nos bairros. São elas: 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III), 235 (Residencial Sirius) e 243 (Princesa D’Oeste), além da 226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Íris), que já existia. Os usuários utilizam as alimentadoras para acessar o Terminal Satélite Íris e realizam a integração gratuita com uma das linhas BRT (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26) para um deslocamento mais rápido pelo corredor exclusivo.

 

“Encaramos o desafio inicial de criar as novas linhas BRT antes de finalizar a licitação do transporte e optamos por manter a circulação das linhas radiais, incentivando que os usuários experimentassem o BRT. Isso vem ocorrendo e, cada vez mais, os passageiros escolhem as linhas BRT. Por isso, e com base na demanda, entendemos que a operação do BRT Campo Grande alcançou maturidade para a extinção das radiais”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

 

Linhas radiais (bairro/Centro) tiveram redução na demanda

As seis linhas radiais (bairro/Centro) do Campo Grande apresentaram redução gradativa na demanda de usuários. Antes da atual operação do BRT, em setembro de 2023, elas transportaram em média de 18,2 mil passageiros em dias úteis. Em outubro, foram 15,8 mil passageiros transportados – uma redução de quase 13,3%. E na primeira quinzena de fevereiro, foram em média 3,4 mil passageiros transportados por dia – uma redução de 81% em relação ao mês de setembro.

 

Ainda que o mês de fevereiro seja atípico, por conta do recesso escolar, a redução gradativa atesta a queda na demanda. Já as alimentadoras do Satélite Íris somaram em média 8,6 mil passageiros transportados em novembro e cerca de 12,4 mil passageiros transportados por dia, na primeira quinzena de fevereiro. 

 

Linha BRT25 terá mais um ônibus na frota

Também a partir de 1º de março, a linha BRT25 (Satélite Íris) terá mais um ônibus circulando em dias úteis. Agora, serão, ao todo, nove veículos circulando nos horários de pico, com intervalos de nove minutos.

 

A BRT25 parte do Satélite Íris, atendendo às 10 estações do BRT Campo Grande a partir deste ponto; e chega até o Terminal BRT Mercado, atendendo ao Terminal Central e Corredor Central (Rótula).

 

Pesquisa apontou migração de usuários

Uma pesquisa de opinião realizada entre novembro e dezembro de 2023 com 388 usuários das linhas BRT Campo Grande revelou que cerca de 94% aprovaram a nova operação (pontualidade, tempo de trajeto, carregamento e conforto das estações). As entrevistas foram realizadas nos terminais Campo Grande, Satélite Íris, BRT Mercado e na Estação BRT Rodoviária.  

 

Os entrevistados também foram questionados sobre quais linhas convencionais deixaram de utilizar ao optar pelo BRT. A maioria (39,3%) relatou ter migrado da linha 212 (Terminal Itajaí) para o BRT. Entre as radiais (bairro/Centro) que serão extintas aparecem na pesquisa, no quesito migração, as linhas 229 (9,6%), 224 (8,7%), 225 (4,7%), 223 (4,5%), 222 (2,3%) e 221 (1,9%).

 

Todos os detalhes sobre a operação dos Corredores BRT podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt

Autor: Ângela Silva Última alteração em 26 de Fevereiro de 2024 às 15:10



Veja mais

 Emdec bloqueia rua Fidélis Maseli Di Lascio para obra de recapeamento nesta terça (17)

 Trecho da rua dos Bandeirantes terá bloqueio nesta terça (17) para obra na rede de gás

 Emdec suspende faixa reversiva no Bosque e libera circulação no entorno do Taquaral

 Fiscalização de trânsito no campus da Unicamp começa na segunda (16/03)

 “Emdec Digital” simplifica e agiliza os atendimentos para as demandas da população

 Radar transferido para a Ruy Rodriguez opera a partir de segunda (16/03)

 Obras “Piscinão”: Emdec altera itinerário das linhas 171, 311, 312, 360, 361 e 377 no Centro

 Emdec altera dinâmica de circulação na região da praça Napoleão Laureano, no Botafogo

 Emdec ativa faixa reversiva na região do Bosque dos Jequitibás

 Trecho da avenida Anton Von Zuben, no Jd. São José, tem bloqueio total a partir desta sexta (13)

 Emdec bloqueia entorno da Lagoa do Taquaral

 Operadoras do Transporte Público já pagaram quase R$ 40 mi por falta de qualidade no serviço

 Campinas lança cartilha para a proteção de pedestres

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Guarany (RS)

 ‘Abrigo Amigo’ alcança quase 3,2 mil acionamentos

 Mulheres ocupam quase 20% das posições de liderança na Emdec

 Segurança ampliada: avenida Ruy Rodriguez recebe ponto remanejado de radar

 Emdec apoia desfile de escolas de samba na Vila Costa Silva neste sábado (7)

 Trecho da Albino Barbosa de Oliveira terá bloqueio, a partir deste sábado (07/03)

 Sancetur e Grande Campinas vencem licitação para a concessão do Transporte Público Coletivo

 Trecho da rua José Paulino terá bloqueio nesta sexta, 6 de março

 Emdec presta apoio operacional à 29ª Corrida da Lua neste sábado (07/03)

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio nesta sexta (06/03) para obras na rede de gás

 Acesso ao Mercado Municipal é alterado em função de obras de drenagem

 Grupos interessados na Licitação do Transporte Público Coletivo são considerados aptos

 27 operações Emdec/GM/PM identificam 670 condutas de risco no último mês

 1º Leilão do Pátio 2026: lances finais ocorrem nesta quarta e quinta (04 e 05/03)

 Trecho da rua Duque de Caxias terá bloqueio nesta quarta (4)

 Fiscalização na Unicamp: 60 multas ‘morais’ foram distribuídas

 Trecho da rua Jovenal Fernandes passa a ter duplo sentido

 Leilão do Pátio: visitação ocorre nesta segunda e terça (02 e 03/03)

 Administração convoca reunião para garantir 100% da frota

 Cerca de 500 agentes da Emdec e da GM passam por atualização de normas e procedimentos

 Janeiro tem menor índice de mortes no trânsito desde 2021

 Trajeto da linha 202 será ampliado no Parque Valença

 Campinas adota metodologia de análise de óbitos no trânsito alinhada ao Infosiga e OMS

 Fiscalização de trânsito na Unicamp: multas ‘morais’ começam na segunda (02/03)

 Licitação do transporte recebe envelopes com seis propostas de cinco grupos interessados

 Emdec recebe mais de 130 solicitações de radares entre 2024 e 2025

 Mais de 9 mil infrações envolveram velocidades acima de 50% do permitido

 Trecho da rua Alves do Banho terá bloqueio nesta terça (24) para obras na rede de gás

 Zona Azul Digital: Silva Telles registra mais de 1 mil ativações em um mês

 Acesso à sede da Bolsa de Valores, onde acontece licitação, é alterado

 Emdec promove plantio de mudas nativas em terminais de ônibus

 Dez pontos críticos recebem abordagens educativas, a partir de segunda (23/02)

 Prestes Maia terá pontes ampliadas para melhorar fluidez do trânsito

 1º leilão do Pátio 2026 ocorre nos dias 4 e 5 de março

 Bloqueio na rua Maria Tereza Dias da Silva será retomado nesta sexta e sábado (20 e 21/02)

 Emdec/PM realizaram mais de 600 testes com bafômetros no Carnaval

 Emdec interdita cruzamento da Maestro João de Túlio com Orosimbo Maia, nesta quinta (19)



Página 1 de 236

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia