Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Encontro sobre nova operação do BRT reúne cerca de 50 pessoas no IFSP

Notícias

ver todas
Encontro sobre nova operação do BRT reúne cerca de 50 pessoas no IFSP

 

 

A primeira reunião aberta sobre a nova operação do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) reuniu cerca de 50 pessoas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Satélite Íris, nesta quarta-feira, 4 de outubro. Promovido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp), o encontro detalhou as mudanças no Corredor BRT Campo Grande, que terá três novas linhas a partir do dia 20 de outubro – duas semiexpressas (BRT21 e BRT26) e uma paradora (BRT25).  

 

Até lá, a Emdec e a Setransp promovem a Campanha “Experimenta o BRT”, para esclarecer os benefícios da utilização das linhas BRT – agilidade, previsibilidade, estações mais modernas, conforto e segurança.  

 

Os detalhes da nova operação foram apresentados pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Quero agradecer o prefeito Dário Saadi pela coragem de enfrentar o desafio de tornar realidade a operação do BRT. Quem move o país está dentro dos ônibus. Por isso, melhorar a qualidade do transporte público é nossa prioridade, desde a operação dos ônibus até a melhoria das estruturas de terminais e pontos de ônibus”.  

 

 

 

Entre as dúvidas apresentadas pelos participantes durante o encontro estava as mudanças nas linhas convencionais - 212, 214, 221, 222, 223, 224, 225, 228, 229 e 231, que saem do corredor exclusivo para garantir o desempenho e a agilidade na operação das linhas BRT. Riverete enfatizou que nenhuma linha convencional será retirada com a nova operação.  

 

“Decidimos fazer uma transição harmoniosa para que a população perceba a eficiência e rapidez do BRT e, assim, decida migrar para as novas linhas”. E destacou outra novidade da operação – o atendimento ao Corredor Central (Rótula) pelas linhas BRT20 e BRT25, dando opção para que os usuários das linhas convencionais façam a integração com as paradoras do BRT nos terminais e sigam até o Corredor Central, com mais rapidez pelas faixas exclusivas.  

 

A integração foi outro ponto questionado pelos participantes. O usuário que migrar para o BRT a partir de uma linha convencional terá garantido o tempo de integração de duas horas, pagando a tarifa ao embarcar na primeira linha. Sobre casos de vandalismo registrados recentemente, foi anunciado que as estações e terminais BRT estão recebendo câmeras de monitoramento para coibir estas ações.  

 

A reunião também teve a participação do vereador Edison Ribeiro; do diretor-geral do IFSP, Eberval Oliveira Castro; dos membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, Pedro André dos Santos e Sandra Maria Ferreira da Rocha; além de representantes de associações de moradores da região do Campo Grande. Na fase que tirou as dúvidas dos participantes, também representaram a Emdec o diretor de Planejamento e Projetos, Wilson Folgozi de Brito e o gerente da Divisão de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir de Sá.  

 

Nova operação do BRT Campo Grande 

A partir do dia 20 de outubro, passam a operar o BRT Campo Grande as linhas semiexpressas BRT21 e BRT26, que têm como destino o Terminal Mercado. A BRT21 parte do Terminal Campo Grande e atenderá a estação Rossin, PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária (BRT21). A BRT-26 parte do Terminal Satélite Íris e atenderá as estações PUC / Roseiras, Londres, Aurélia e Rodoviária.  

 

Já a linha paradora BRT25 partirá do Terminal Satélite Íris e atenderá todas as estações seguintes do Corredor Campo Grande, além do Corredor Central (Rótula). Além disso, a linha BRT20, criada em novembro de 2022, agora paradora, atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e também circulará no Corredor Central.  

As linhas BRT20 e BRT25 (paradoras) irão operar ao longo de todo o dia, de segunda a segunda-feira. As duas linhas semiexpressas (BRT21 e BRT26) circularão de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (5h às 8h; 16h às 19h).  

  

Experimenta o BRT: três novos encontros 

A campanha de esclarecimentos sobre a nova fase da operação do BRT contará com outros três encontros com a população do Campo Grande, no CEI “Amélio Rossin” (07/10), na EMEF/EJA Profª Clotilde Barraquet Von Zuben (10/10) e no Ceprocamp – Centro Cultural José Alves (18/10). O objetivo é alcançar o maior número de usuários da região.   

 

Para orientar os usuários, as equipes da Emdec também farão abordagens educativas antes e depois do início da operação das novas linhas, nos horários de pico, junto às estações e terminais BRT e em pontos do Corredor Central. A campanha de orientação incluiu ainda treinamentos nas garagens das empresas operadoras, publicações nas redes sociais, cartazes nas linhas municipais e distribuição de folhetos informativos.  

 

SERVIÇO   

Reunião Aberta “Experimenta o BRT”  

  • 07/10 (Sábado) – 9h | CEI “Amélio Rossin” – R. Gertrudes Moro Rossin, 800 – Rossin. 
  • 10/10 (Terça) – 18h30 | EMEF/EJA “Profª Clotilde Barraquet Von Zuben” – Av. Nelson Ferreira de Souza, s/nº – Florence. 
  • 18/10 (Quarta) – 18h | Ceprocamp – Centro Cultural José Alves – Av. Mário Scolari, 91 - Satélite Íris. 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 05 de Outubro de 2023 às 11:48



Veja mais

 Trecho da rua Sampaio Ferraz tem bloqueio neste sábado (04/04) para troca de poste

 Trecho da rua Falcão Filho, na Vila Itapura, tem bloqueio no feriado da sexta (03/04)

 Comitiva de Barueri acompanha blitze integrada e visita CCO da Emdec

 Emdec presta apoio operacional para as procissões de Sexta-feira Santa

 Trecho da rua Jerônimo Mendonça terá duplo sentido

 Emdec mantém serviços essenciais no feriado da Sexta-feira Santa

 Trecho da marginal da avenida John Boyd Dunlop terá bloqueio viário nesta quarta (1º)

 Emdec realiza operação de trânsito para o jogo entre a Ponte Preta e o Ceará

 Zona Azul: operação especial combate desrespeito recorrente às vagas do rotativo

 Lei da Parada Segura garante mais proteção a usuárias do transporte público coletivo

 Rua Augusto Padovani, na Padre Anchieta, terá bloqueio na segunda (30) para obras de recape

 ‘Emdec pra Gente’ leva serviços e cidadania à Vila Esperança, neste sábado (28/03)

 Emdec apoia mais de 20 procissões, durante o Domingo de Ramos

 Entorno da Torre do Castelo recebe câmeras para identificar condutas de risco

 Emdec presta apoio operacional ao Circuito das Estações, Etapa Outono, neste domingo (29/03)

 Emdec bloqueia ruas no Padre Anchieta para obras de recapeamento nesta sexta (27/03)

 Emdec fará parte da Sociedade de Propósito Específico que vai controlar bilhetagem

 Linha 357 (PUCC) atenderá o Terminal Mercado, no Centro

 Emdec altera circulação das linhas 351 (PUCC) e 356 (Parque dos Pomares)

 Emdec identifica e coíbe ‘placa oculta’ na região do Aeroporto de Viracopos

 Emdec bloqueia ruas do Padre Anchieta para obras de recapeamento nesta quinta (26/03)

 Prefeitura garante o cumprimento dos prazos do edital do Transporte, em Audiência Pública

 Avanço e parada sobre faixa já somam mais de 31 mil infrações em 2026

 Audiência pública discute prorrogação de contratos até implantação do novo sistema

 Seis vidas salvas: mortes em vias urbanas caem 60% no primeiro bimestre

 Emdec faz bloqueio emergencial no cruzamento das ruas Cândido Gomide e José Pinto de Moura

 Trecho da rua Américo Brasiliense, no Cambuí, terá bloqueio viário nesta quarta (25)

 Trecho da rua Rev. Paulo Lício Rizzo tem bloqueio total nesta terça na região do Taquaral

 Irregularidades flagradas em primeira semana de fiscalização na Unicamp somam 145 ocorrências

 Emdec Digital tem 400 protocolos abertos na primeira semana de funcionamento

 Emdec promove ações educativas em diferentes pontos de Campinas

 Alça de acesso da SP-332, sentido Paulínia, tem bloqueio total neste final de semana

 Emdec presta apoio operacional à Corrida Track & Field no entorno do Galleria Shopping

 Trecho da rua Maximiliano Antônio Benvenuto Baldo terá bloqueio viário no sábado (21)

 Emdec faz bloqueio na rua Manoel de Aquino Pereira nesta quarta (18), no Jardim Yeda

 Emdec bloqueia rua Fidélis Maseli Di Lascio para obra de recapeamento nesta terça (17)

 Trecho da rua dos Bandeirantes terá bloqueio nesta terça (17) para obra na rede de gás

 Emdec suspende faixa reversiva no Bosque e libera circulação no entorno do Taquaral

 Fiscalização de trânsito no campus da Unicamp começa na segunda (16/03)

 “Emdec Digital” simplifica e agiliza os atendimentos para as demandas da população

 Radar transferido para a Ruy Rodriguez opera a partir de segunda (16/03)

 Obras “Piscinão”: Emdec altera itinerário das linhas 171, 311, 312, 360, 361 e 377 no Centro

 Emdec altera dinâmica de circulação na região da praça Napoleão Laureano, no Botafogo

 Emdec ativa faixa reversiva na região do Bosque dos Jequitibás

 Trecho da avenida Anton Von Zuben, no Jd. São José, tem bloqueio total a partir desta sexta (13)

 Emdec bloqueia entorno da Lagoa do Taquaral

 Operadoras do Transporte Público já pagaram quase R$ 40 mi por falta de qualidade no serviço

 Campinas lança cartilha para a proteção de pedestres

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Guarany (RS)

 ‘Abrigo Amigo’ alcança quase 3,2 mil acionamentos



Página 1 de 237

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia