Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Entorno da rua Delphino Cintra recebe segunda fase de programa premiado

Notícias

ver todas
Entorno da rua Delphino Cintra recebe segunda fase de programa premiado



A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) deu início à segunda etapa de obras para requalificação definitiva do entorno da rua Dr. Delphino Cintra, no bairro Botafogo. No segundo semestre de 2022, a região recebeu intervenções de urbanismo tático dentro do Programa Revivacidade. Medidas que favorecem a redução da velocidade e a mobilidade ativa serão levadas à avenida Andrade Neves e à rua Dr. Octávio Mendes. 


A região já está recebendo obras de recapeamento, comandadas pela Secretaria de Serviços Públicos, realizadas em etapas. Na última segunda-feira, 17 de julho, a Emdec iniciou a readequação da sinalização viária horizontal (solo). Para não impactar o trânsito, os trabalhos de sinalização são realizados no período noturno. 


Além de sinalizar faixas de pedestres, linhas contínuas e de retenção, houve readequação das áreas de divisão do fluxo de veículos e demarcação de chicanas (sinuosidade na via) como medida de moderação da velocidade. O número de balizadores está sendo revisto e eles serão intercalados com tachas de LED fotovoltaicas (ativadas por energia solar). Também serão instalados adesivos de solo com a indicação da velocidade máxima permitida. Para orientar a população sobre a nova fase do projeto, faixas de orientação e banners foram instalados na região.  


“As medidas de urbanismo tático realizadas na primeira fase do Revivacidade tiveram como principal resultado a redução da velocidade praticada pelos veículos. São intervenções adaptáveis e, nesta segunda etapa, mais medidas ampliarão a segurança dos pedestres”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

Confira as demais intervenções previstas na segunda fase:
  • Readequação das rampas de acessibilidade.
  • Instalação de gradis metálicos em complemento aos de concreto existentes no viaduto da avenida Barão de Itapura. 
  • Repintura das áreas onde houve ampliação de calçadas, com padronização na cor verde.
  • Estruturação de ilha no cruzamento da avenida Andrade Neves com a rua Dr. Octávio Mendes (após a finalização das obras de recape). 
  • Instalação de faixas zebradas e tachões no cruzamento da rua Delphino Cintra com a avenida Andrade Neves (sentido Rodoviária) para orientar o acesso ao semáforo. A realocação da coluna semafórica também está sendo avaliada pelas equipes técnicas, para ampliar a segurança na conversão.  

Futuramente, o local também receberá o primeiro jardim de chuva, em parceria com as secretarias municipais de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de uma das Soluções Baseadas na Natureza (SBN), que ampliam as áreas verdes e reduzem os impactos das chuvas em locais suscetíveis a alagamento, por meio da drenagem natural da água das chuvas. 
 
  
O que é o Revivacidade? 
O programa promove a segurança dos pedestres, cria espaços de convivência e favorece a integração da comunidade.  A ação rendeu o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativa em favor da mobilidade ativa”, no último dia 23 de junho. 

Entre as intervenções realizadas no ano passado estão a ampliação dos passeios, adequação das faixas de rolamento, redução dos raios de curva nas esquinas, instalação de balizadores, implantação de chicana (sinuosidade na via) e redução da velocidade máxima permitida.


Alinhado aos conceitos de traffic calming (tráfego calmo), sistemas e desenhos seguros, visão zero e gestão da velocidade, o Revivacidade, na Delphino Cintra, foi elaborado pela Emdec e contou com o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global e do WRI Brasil. O conceito de urbanismo tático se refere a soluções temporárias, de baixo custo e de rápida implementação que melhoram desenho de uma rua ou espaço público. 


Como critérios para a escolha da rua Delphino Cintra para a implantação do Revivacidade, a Emdec considerou a prática de velocidade excessiva, a recorrência de conversões irregulares, o desrespeito à sinalização e a existência de conflito entre pedestres e veículos em uma área considerada como uma das “portas do Centro”. Futuramente, o “Revivacidade” será multiplicado em outros pontos do município, dentro da iniciativa de requalificação da área central.  


Para receber dúvidas e sugestões da população sobre o Programa Revivacidade, a Emdec disponibiliza o e-mail revivacidade@emdec.com.br. Trata-se de importante ferramenta de participação cidadã, já que o programa tem como uma das características a construção colaborativa. Para saber mais, acesse www.emdec.com.br/revivacidade.  

 

Autor: Ângela Silva Última alteração em 18 de Julho de 2023 às 16:42



Veja mais

 Finais de semana concentraram 44% das mortes por álcool no trânsito

 Linha 386 vai circular com novos horários, a partir de segunda (24/11)

 Comitiva de Ribeirão Preto visita novo CCO da Emdec

 Linha 416 terá reforço na frota e novos horários

 Emdec mantém serviços essenciais no feriado da Consciência Negra, na quinta (20/11)

 Emdec realiza operação especial de trânsito para a Corrida e Caminhada da Piedade

 Trechos da rua Sebastião de Souza, no Centro, terão bloqueios viários nesta terça, 18/11

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua Iracema, na Vila Aeroporto

 Simulado de sinistro marca Dia Mundial de Vítimas do Trânsito

 Trecho da Benjamin Constant com bloqueio viário para extração de árvore: risco de queda

 Trechos de duas vias no município terão bloqueios viários para obras na segunda (17)

 Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito terá simulado de sinistro e conscientização

 Emdec faz operação para Circuito Corridas Pague Menos 2025 – etapa Campinas

 Duas vias no Cambuí terão bloqueios para obras da Sanasa, no fim de semana

 Enem 2025: Emdec mantém frota reserva em cinco terminais neste domingo (16/11)

 Ponto de ônibus na Buarque de Macedo terá implantação de piso de concreto

 Operação pela Vida: Emdec anuncia início da fiscalização de alcoolemia

 Campinas lança campanha para alertar sobre efeitos do álcool no trânsito

 Trechos de vias com bloqueios para obras no cruzamento Alecrins x Maria Monteiro, 15 e 16

 Emdec realiza operação especial de trânsito para o comboio da Coluna da Vitória

 Emdec mantém serviços essenciais no feriado da Proclamação da República no sábado (15/11)

 Emdec lança campanha de segurança viária, nesta quinta (13/11)

 Álcool no trânsito causou 274 mortes entre 2020 e 2025

 Binário de trânsito no Bela Vista começa a valer nesta quinta (13/11)

 Álcool causou 29 sinistros fatais em vias urbanas entre 2024 e 2025

 Emdec realiza operação de trânsito para a Caravana de Natal da Coca-Cola

 Novo atendimento: linha 246 começa a circular no Bela Aliança, a partir de segunda (10/11)

 Emdec realiza operação de trânsito em apoio à Corrida Track & Field no domingo (9/11)

 Balão do Bela Vista: 2ª etapa da nova circulação começa nesta segunda (10/11)

 Enem 2025: Emdec prevê frota reserva em cinco terminais

 Trecho da avenida Darcy Ribeiro será bloqueado nesta sexta (07/11)

 A partir desta sexta (07), Terminal BRT Mercado opera parcialmente

 Nova linha 246 atenderá ao Residencial Bela Aliança, a partir de segunda (10/11)

 Emdec bloqueia avenida Darcy Ribeiro entre Iguatemi e Mackenzie, nesta quinta (06/11)

 Trecho da rua Oswaldo Cruz será interditado nesta quarta (05/11)

 Abrigo Amigo: 48 dos 50 pontos previstos estão ativos

 Terminal BRT Mercado opera parcialmente, a partir de sexta-feira (07 de novembro)

 Pagamento por PIX agora pode ser feito a partir das placas com QR Code

 Trânsito seguro: 36 blitze identificam mais de 1 mil condutas de risco em outubro

 Emdec realiza operação de trânsito para partida São Paulo e Palmeiras no Moisés Lucarelli

 Mortes em vias urbanas e rodovias caem 16% em 2025

 Emdec bloqueia rua no Alto Taquaral por 21 dias para obras de galeria de águas pluviais

 A partir desta segunda (03), emissão de novas vias do cartão Bilhete Único tem valor fixo

 Emdec bloqueia Marcondes Salgado e ativa faixa reversível na região do Bosque

 Emdec apoia o Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas, etapa Joaquim Egídio

 Vias no entorno da Emei Lafayette, no Cambuí, terão bloqueio viário no fim de semana

 Emissão de novas vias do cartão Bilhete Único terá valor fixo

 Emdec fará operação de trânsito para o vestibular da PUC-Campinas

 Emdec realiza operação especial no transporte público para o feriado de Finados

 Emdec instala semáforos regressivos em dois cruzamentos da Amoreiras



Página 1 de 232

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia