Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Campinas conquista 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade

Notícias

ver todas
Campinas conquista 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade



Campinas foi a grande vencedora na categoria “Iniciativa em favor da mobilidade ativa” do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, com o Programa Revivacidade – Delphino Cintra, desenvolvido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O resultado foi anunciado nesta sexta-feira, 23 de junho, durante a Conferência do Parque da Mobilidade Urbana, realizada no Complexo Esportivo do Pacaembu (Pavilhão Pacaembu), em São Paulo.

“Com inovação, sustentabilidade e ações que ampliam a segurança viária, Campinas vem avançando na construção de suas políticas públicas de mobilidade. Além de priorizar a circulação de pedestres na região do Botafogo, o ‘Revivacidade’ resultou na redução da velocidade praticada pelos veículos”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Desenvolvido no segundo semestre de 2022, na Rua Delphino Cintra, o Programa Revivacidade incorporou medidas de redução da velocidade e mobilidade ativa à região do Botafogo. A iniciativa promove a segurança dos pedestres, cria espaços de convivência e favorece a integração da comunidade. Está alinhada, também, aos conceitos de traffic calming (tráfego calmo), sistemas e desenhos seguros, visão zero e gestão da velocidade. A segunda etapa está prevista para este segundo semestre, na Avenida Andrade Neves e na Rua Dr. Octávio Mendes.

Dados coletados na fase inicial do Revivacidade mostram que o principal resultado do projeto está relacionado à redução da velocidade. Na altura do viaduto sob a Avenida Barão de Itapura, foi observado que a taxa de respeito aos limites de velocidade passou de 2,9% para 60,3%, no caso dos automóveis; e de 3,8% para 38%, no caso das motocicletas. Além disso, pesquisa de satisfação realizada em novembro, com pessoas que circulam pela área, apontou que mais da metade dos entrevistados (56,5%) classificou a intervenção como muito boa e/ou excelente.

A cidade também foi finalista em outras duas categorias. O prêmio contou com 30 finalistas, sendo cinco por categoria.

Menção Honrosa
O Botão “Bela” – Botão de Emergência na Luta contra o Assédio recebeu Menção Honrosa na categoria “Iniciativas públicas que inovam e transformam”. Importante ferramenta de proteção à mulher contra o assédio sexual no transporte público coletivo, o “Bela” é fruto de parceria entre a Emdec e as secretarias municipais de Transportes; Segurança Pública; e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Se uma mulher sofrer assédio sexual no ônibus, ela pode acionar o Botão Bela no aplicativo da Emdec, selecionar a linha de ônibus em que está e enviar a solicitação para acionar a Central de Operações da Guarda Municipal. O operador da Central tem acesso ao itinerário da linha informada e, também, à localização da vítima, em tempo real, possibilitando a melhor definição de estratégia de abordagem do ônibus.

Mais indicações
As campanhas 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), JBD Morte Zerø no Trânsito e Desacelera foram classificadas na categoria “Iniciativas em favor da segurança viária”, que contempla ações para redução de óbitos no trânsito.

As campanhas JBD Morte Zerø e Desacelera; e o Programa Revivacidade, foram apoiados pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, por meio da Vital Strategies, organização internacional de saúde pública.

Sobre o Prêmio
O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana reconhece e premia iniciativas (públicas e privadas) e pessoas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. A realização é da plataforma Connected Smart Cities, em parceria com o caderno Mobilidade, do Estadão.

Ao todo, o prêmio recebeu 227 inscrições. Na avaliação dos projetos, o comitê do júri considerou os seguintes aspectos: inovação, impacto e abrangência. O prêmio integra o “Parque da Mobilidade Urbana”, maior evento do tema da América Latina, que tem o objetivo de reunir organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana. Realizado entre os dias 22 e 24 de junho, o evento contou com exposição de produtos, serviços e tecnologias; demonstrações interativas; test drive e test ride; atividades recreativas; espaços de convivência.
 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 24 de Junho de 2023 às 12:02



Veja mais

 Feriado prolongado de Ano Novo: confira como ficam os serviços prestados pela Emdec

 Isenção das tarifas do Pátio: saiba quando o benefício é concedido

 Quatro blitze contra o álcool no trânsito testam mais de 1 mil e autuam oito condutores

 Emdec realiza operação de trânsito para a carreata de Natal da “Turma do Macarrão”

 Mortes em vias urbanas e rodovias caem 13%: motociclistas são 48% das vítimas

 Emdec realiza operação de trânsito para evento “Samba de Natal” no Cambuí

 Trecho da avenida Anchieta, no Centro, terá bloqueio viário nesta segunda (22/12)

 Emdec realiza operação de trânsito para evento “Samba de Natal” no DIC V

 Feriado prolongado de Natal: confira como ficam os serviços prestados pela Emdec

 Arte urbana: Terminal BRT Ouro Verde ganha mais um mural

 Prêmio Boas Práticas celebra condutores do transporte público coletivo

 Eixos Amoreiras, JBD e Ruy Rodriguez recebem sinalização de alerta

 Emdec fará operação de trânsito para show de Chitãozinho & Xororó no Royal Palm Hall

 Emdec fará operação especial para a corrida “Nashville Rock ‘N’ Run”

 Emdec bloqueia rua Maria Monteiro, no Cambuí, para evento religioso

 Pagamentos por PIX crescem mais de 100% em 2025

 Trecho da avenida João Mendes Júnior, no Cambuí, terá bloqueio viário nesta quinta (18/12)

 Chuvas de verão: novas câmeras vão monitorar região do Taquaral

 Conheça os 13 vencedores do Motorista Nota 10

 Trecho da rua Helena Steimberg terá bloqueio entre os dias 16 e 19 de dezembro

 Trecho da rua Jorge Miguel Baida, no Melina I, terá bloqueio viário nesta terça-feira (16/12)

 Leilão: Pátio da Emdec recebe, nesta terça (16), visitação aos lotes que serão disputados

 Novas câmeras na Amgarten começam a registrar infrações, a partir de segunda (15/12)

 Emdec terá operação para Corrida 6K do Rosa, no domingo (14)

 Compras natalinas: linhas que atendem aos shoppings terão horários especiais

 Em 2025, cinco pontos receberam radares remanejados

 Linha 416 terá reforço na frota e novos horários aos finais de semana

 ‘Abrigo Amigo’ alcança 50 unidades, 2,5 mil acionamentos e sete ocorrências

 Tampinhas de Amor: árvore natalina reúne doações e recebe visitação

 Mais de 102 mil infrações por avanço de semáforo foram registradas em 2025

 Emdec interdita pista interna da Moraes Salles a partir das 22h desta quarta (10): obra da Sanasa

 Emdec realiza bloqueios viários para montagem de Vila Natalina na Praça Arautos da Paz

 Colaboradores da Emdec ajudam 250 famílias atendidas pelo Instituto Amor e Vida

 Comitiva de Osasco visita a Emdec e o novo CCO

 ‘Operação pela Vida’: recusar teste de bafômetro é infração de trânsito

 Últimos dias para eleger Motorista Nota 10; saiba como participar

 Emdec interdita pista interna da av. Moraes Salles a partir das 22h desta terça; veja desvios

 Ponto de ônibus na Buarque de Macedo terá implantação de piso de concreto

 Terceiro leilão de 2025 do Pátio da Emdec terá 384 lotes

 Avenida José Amgarten recebe câmeras para inibir condutas de risco

 Trecho da Norte-Sul terá bloqueio neste domingo e segunda-feira, dias 7 e 8 de dezembro

 Vestibular Vunesp: Terminal Central terá ônibus extras, no domingo e segunda (7 e 8/12)

 Emdec realiza operação de trânsito para 2ª Corrida Nossa Senhora da Conceição, no Centro

 Instabilidade afeta Fale Conosco Emdec 118, neste sábado (06/12), até às 12h

 Vias no Cambuí terão bloqueio viário no sábado e domingo (06 e 07 de dezembro)

 Prefeitura de Campinas lança edital de licitação do transporte coletivo

 17 blitze identificaram 511 condutas de risco: quase 23% por licenciamento vencido

 Parada de Natal na avenida Francisco Glicério bloqueia cruzamentos no Centro

 Linha 320 retoma operação no Real Parque e 324 terá trajeto otimizado

 Como fica o atendimento da Emdec no feriado de Nossa Senhora Imaculada Conceição



Página 1 de 233

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia