Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Profissionais da rede municipal discutem educação para mobilidade

Notícias

ver todas
Profissionais da rede municipal discutem educação para mobilidade



Cerca de 100 profissionais da rede municipal de ensino se reuniram nesta terça-feira, 16 de maio, no Teatro Bento Quirino, para conhecer propostas pedagógicas de educação para mobilidade e possibilidades de mobilização conjunta nas atividades do Movimento Maio Amarelo. O evento integra a programação do movimento e foi realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com a Secretaria de Educação.  

A abertura foi realizada pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete; e pelo Secretário de Educação, José Tadeu Jorge. Também participaram o Secretário Adjunto de Educação, Luiz Roberto Marighetti; o Diretor do Departamento Pedagógico, Luciano Alves dos Reis; o Coordenador do Plano da Primeira Infância Campineira, Thiago Ferrari; e a Gerente da área de Educação para Mobilidade Urbana, Roberta dos Reis Mantovani.  


“A comunidade escolar é extremamente importante para que o município consiga avançar na redução dos óbitos e feridos no trânsito. Nenhuma morte no trânsito é aceitável. As escolas são multiplicadoras desses conceitos e, juntamente com o Poder Público, podemos zerar o número de mortos no trânsito”, destacou o presidente da Emdec.  


O Secretário Municipal de Educação enfatizou que “é preciso que tenhamos zero analfabetos e zero mortes no trânsito. São utopias, mas são essas utopias que devemos perseguir. Se a alfabetização é um elemento fundamental para uma cidadania plena, a educação é um dos principais condutores para alcançar a civilidade no trânsito”, disse Tadeu Jorge.  


Convidado especial do evento, o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, detalhou como o conceito de mobilidade segura é trabalhado pelo órgão em nível nacional e falou sobre as iniciativas de capacitação dos gestores dos municípios para estruturar as políticas públicas nesse sentido.  


Guimarães também explicou o eixo central trabalhado na Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que trabalha o conceito de visão zero e a jornada multimodal do cidadão. Esse conceito prevê que mesmo que o ser humano erre e cometa uma infração, não deve pagar com a vida se puder contar com sistemas seguros de mobilidade.

“Precisamos ultrapassar a fase do autocuidado para ampliar a disseminação da cultura de segurança viária. Ninguém gosta de ser fiscalizado. Estamos estimulando que as pessoas que são alertadas sobre seus comportamentos no trânsito interpretem isso como algo positivo e passem adiante”, disse Guimarães. “E acreditamos muito no trabalho transformador que os educadores podem proporcionar, não só para a segurança no trânsito, mas para o avanço do país”, completou.   

 


As propostas pedagógicas e ferramentas de suporte que podem ser trabalhadas na rede municipal de ensino, em conjunto com a Emdec, foram apresentadas pela coordenadora da área de Educação e Cidadania da empresa, Mariângela Marini dos Santos Pereira. Ela mencionou atividades e programas permanentes como o Teatro de Fantoches, o minicircuito de trânsito, o programa “A gente aprende, agente ensina” e o P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude”). “Os programas de educação para mobilidade podem construir a cidade em que a gente quer viver”, destacou a profissional.  


Durante o evento, a Emdec entregou aos educadores uma moldura de fotos para apoiar a realização de atividades educativas sobre segurança viária. E convidou toda a comunidade presente para aderir ao Dia Nacional de Mobilização das Escolas, que ocorre no dia 18 de maio.  


Com o lema “Toda vida importa. No trânsito, escolha a vida”, o Movimento Maio Amarelo 2023 busca alertar sobre os índices de mortos e feridos no trânsito e mobilizar a sociedade para uma cultura de segurança viária. A programação completa, com as respectivas datas e locais, pode ser consultada no hotsite do Movimento, no endereço 
www.emdec.com.br/maioamarelo.

Autor: Ângela Silva Última alteração em 16 de Maio de 2023 às 17:34



Veja mais

 Emdec bloqueia ruas na região do Botafogo para construção de galerias antienchente

 Emdec realiza operação de trânsito e transporte para a “Corrida Night Run”

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Brusque (SC)

 Neste sábado (13): Barão Geraldo recebe serviços gratuitos em ação itinerante da Emdec

 Desrespeito às faixas exclusivas provoca mais de 4,1 mil infrações em 2025

 Trajeto da linha 245 será ampliado na região central

 Barão Geraldo terá serviços gratuitos neste sábado (13), no Emdec pra Gente

 Rotas de Barão Geraldo: 45% dos ciclistas pedalam até 15 km por dia

 Ceasa recebe primeira edição do “Emdec pra Gente nas Empresas”

 Trecho da rua Silvana Teixeira Reis, na Vila Aeroporto, será bloqueado nesta terça (09/09)

 Entorno do Moisés Lucarelli terá bloqueios para Primavera x União São João; veja como será

 Mobilidade para todos: símbolos nos ônibus promovem acessibilidade de usuários daltônicos

 Emdec realiza operação de trânsito e transporte para o desfile cívico de 7 de Setembro

 Via do bairro das Palmeiras terá fiscalização eletrônica, a partir de segunda (08/09)

 Emdec realiza operação especial de trânsito para o dérbi entre Guarani e Ponte Preta

 Quase 30% das infrações envolveram licenciamento e escapamentos ‘barulhentos’

 Trecho da rua Manoel Correia Macedo ficará interditado entre os dias 5 e 7 de setembro

 Mais de 40 estudantes visitam a Emdec para aula de Administração

 Trechos de três ruas passam a ter sentido único nesta quinta-feira (04/09)

 Via do Cambuí terá bloqueio para operação de içamento

 Linha 356 terá reforço na frota e ampliação do trajeto, a partir desta quinta (04/09)

 Travessia da Heitor Penteado recebe semáforos com botoeiras e tecnologia sonora

 Trecho da rua Fausto Feijó, no Jd. dos Oliveiras, terá bloqueio viário na quarta (03/09)

 Segurança reforçada: rua Nabiha Abrahão recebe ponto remanejado de radar

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Primavera x Paulista, no Moisés Lucarelli

 Emdec orienta trânsito para realização do 9º GP Campinas de Ciclismo na Norte-Sul

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Londrina

 Neste sábado (30): Praça da Concórdia recebe inspeção veicular gratuita

 Campinas reduz óbitos no trânsito em vias urbanas pelo 4º mês consecutivo

 Avenida São José dos Campos terá bloqueio por sete dias na região do Jardim Nova Europa

 Emdec interdita trecho da rua Novotel, no Nova Aparecida, para obras em rede de gás

 Av. José Bonifácio x r. Promissão recebe novos semáforos

 Campo Grande terá inspeção veicular ambiental gratuita

 Indicação do condutor infrator será exclusivamente pela internet a partir de 01/09

 Terminal BRT Ouro Verde ganha murais em passarela, pilastra e muro

 Travessia da Dr. Pereira Lima recebe semáforos com botoeiras

 Emdec realiza operação de trânsito para partida Guarani e Confiança

 Quase 30 solicitações de estacionamento irregular são atendidas por dia

 Emdec faz operação de trânsito para o “Pedal Solidário”

 Linha 194 retoma trajeto convencional no Jardim Fernanda

 Emdec é finalista do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana

 Trecho da rua Conceição terá bloqueio no domingo (24/08)

 Emdec presta apoio operacional ao evento Unicamp de Portas Abertas, neste sábado (23/8)

 Trecho da rua Elias Lobo Neto, no São Bernardo, terá sentido único

 Com mais de 250 bikes, passeio ciclístico encerra Semana da Mobilidade Ativa

 Entenda a função dos números e prefixos das linhas do transporte público

 Emdec presta apoio operacional à Festa dos Padroeiros do Distrito de Joaquim Egídio

 Ferramenta de proteção feminina, ‘Abrigo Amigo’ alcança 1,8 mil chamadas

 Motoristas do PAI-Serviço aprimoram empatia em treinamento

 2º leilão de 2025 do Pátio da Emdec terá 1.952 veículos; lances começam nesta terça (19/08)



Página 1 de 229

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia