Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Prefeitura cede áreas municipais abandonadas ao Sindicato dos Taxistas: local terá uso social

Notícias

ver todas
Prefeitura cede áreas municipais abandonadas ao Sindicato dos Taxistas: local terá uso social

O prefeito Dário Saadi assinou na tarde desta sexta-feira, dia 2 de setembro, Termo de Cessão de duas áreas municipais abandonadas ao Sindicato dos Taxistas Permissionários Autônomos do Município de Campinas (Sinditáxi). Os espaços estão localizados na região central, embaixo do Viaduto Miguel Vicente Cury, na Avenida João Jorge (sentido Centro). No passado, o local abrigou o antigo refeitório da Guardinha; hoje, está abandonado.

“Desde o ano passado, a Administração tem se aproximado muito dos taxistas. E colocado, em prática, todo o apoio a este importante segmento. Tem que ter diálogo, saber a realidade de cada um. E o táxi tem voltado a ocupar o seu lugar”, enfatizou o prefeito Dário, durante o evento.

Também participaram do ato de assinatura do Termo de Cessão, o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o presidente do Sinditáxi, Inácio Rodrigues da Fonseca; e representantes da categoria.

“Vai ser muito bom! A categoria irá levar vida para o lugar, que hoje está completamente abandonado. E que, também, será de utilidade para a população”, disse Riverete.

“Esta é mais uma importante ação da Administração municipal, que tem seu cunho social”, complementou Caires.

Os dois espaços somam 868 m². Eles serão utilizados como ponto de apoio aos taxistas, sendo a nova sede do sindicato. Haverá local para realizar documentação específica da categoria; realização de cursos (Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Atendimento ao Cliente, Turismo, Empreendedorismo e Cultura).

Outra parte será destinada às ações sociais, voltadas para a família dos taxistas; e, também, para a população. Haverá cursos profissionalizantes (informática básica, cabelereiro, estética), que poderão ser revertidos em assistência social para a população em geral. Também haverá bolsas de estudo gratuitas para o público externo.

A cessão dos espaços é por prazo indeterminado, a título precário e intransferível. Os investimentos na revitalização do local serão realizados pelo Sinditáxi. Os custos serão definidos após avaliação. A expectativa é de que o novo espaço esteja em pleno funcionamento em seis meses.

“Vamos arrumar um fundo para restaurar o espaço. Deixar o local útil e agradável. Além de apoio para a categoria, também haverá ações sociais importantes”, enfatizou o presidente do Sinditáxi.

Também nesta sexta-feira (02), foi apresentado o novo layout dos veículos de táxi, que será mais “clean”. Três veículos, já com a nova padronização, ficaram estacionados no arruamento do Paço Municipal.

Mais ações para a categoria
Nesta semana, a Administração municipal publicou o Decreto Nº 22.346, de 29 de agosto de 2022, que ampliou, em dois anos, o prazo previsto para a renovação da frota dos veículos que prestam o serviço de Táxi Comum, Acessível e Executivo no município. Comum justificativas, o impacto causado pela pandemia da Covid-19 nas atividades econômicas, em especial no ramo de transporte de passageiros; a recessão econômica, que impacta na produção de veículos novos, com aumento nos preços praticados; e a necessidade da categoria obter um reequilíbrio financeiro.

O Decreto também define novos prazos para a renovação de frota, contados a partir da aquisição do veículo, que será de oito anos para o Táxi Executivo; e de 10 anos para o Táxi Comum e Acessível. Também prazo para readequação ao novo layout dos veículos.

Atualmente, Campinas possui 894 veículos que prestam o serviço de Táxi Convencional; e 15 veículos no Táxi Executivo. Do serviço Convencional, são 894 permissionários; e 286 motoristas auxiliares. São 23 motoristas do Executivo, que trabalham para uma empresa.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 02 de Setembro de 2022 às 17:57

Fotos




Veja mais

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Guarany (RS)

 ‘Abrigo Amigo’ alcança quase 3,2 mil acionamentos

 Mulheres ocupam quase 20% das posições de liderança na Emdec

 Segurança ampliada: avenida Ruy Rodriguez recebe ponto remanejado de radar

 Emdec apoia desfile de escolas de samba na Vila Costa Silva neste sábado (7)

 Trecho da Albino Barbosa de Oliveira terá bloqueio, a partir deste sábado (07/03)

 Sancetur e Grande Campinas vencem licitação para a concessão do Transporte Público Coletivo

 Trecho da rua José Paulino terá bloqueio nesta sexta, 6 de março

 Emdec presta apoio operacional à 29ª Corrida da Lua neste sábado (07/03)

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio nesta sexta (06/03) para obras na rede de gás

 Acesso ao Mercado Municipal é alterado em função de obras de drenagem

 Grupos interessados na Licitação do Transporte Público Coletivo são considerados aptos

 27 operações Emdec/GM/PM identificam 670 condutas de risco no último mês

 1º Leilão do Pátio 2026: lances finais ocorrem nesta quarta e quinta (04 e 05/03)

 Trecho da rua Duque de Caxias terá bloqueio nesta quarta (4)

 Fiscalização na Unicamp: 60 multas ‘morais’ foram distribuídas

 Trecho da rua Jovenal Fernandes passa a ter duplo sentido

 Leilão do Pátio: visitação ocorre nesta segunda e terça (02 e 03/03)

 Administração convoca reunião para garantir 100% da frota

 Cerca de 500 agentes da Emdec e da GM passam por atualização de normas e procedimentos

 Janeiro tem menor índice de mortes no trânsito desde 2021

 Trajeto da linha 202 será ampliado no Parque Valença

 Campinas adota metodologia de análise de óbitos no trânsito alinhada ao Infosiga e OMS

 Fiscalização de trânsito na Unicamp: multas ‘morais’ começam na segunda (02/03)

 Licitação do transporte recebe envelopes com seis propostas de cinco grupos interessados

 Emdec recebe mais de 130 solicitações de radares entre 2024 e 2025

 Mais de 9 mil infrações envolveram velocidades acima de 50% do permitido

 Trecho da rua Alves do Banho terá bloqueio nesta terça (24) para obras na rede de gás

 Zona Azul Digital: Silva Telles registra mais de 1 mil ativações em um mês

 Acesso à sede da Bolsa de Valores, onde acontece licitação, é alterado

 Emdec promove plantio de mudas nativas em terminais de ônibus

 Dez pontos críticos recebem abordagens educativas, a partir de segunda (23/02)

 Prestes Maia terá pontes ampliadas para melhorar fluidez do trânsito

 1º leilão do Pátio 2026 ocorre nos dias 4 e 5 de março

 Bloqueio na rua Maria Tereza Dias da Silva será retomado nesta sexta e sábado (20 e 21/02)

 Emdec/PM realizaram mais de 600 testes com bafômetros no Carnaval

 Emdec interdita cruzamento da Maestro João de Túlio com Orosimbo Maia, nesta quinta (19)

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio viário na quinta (19) para obras na rede de gás

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio viário na quinta (19) para obras na rede de gás

 Contrato viabiliza fiscalização de trânsito no campus da Unicamp

 Se beber, não dirija: álcool na direção causou 35% das mortes em 2025

 Semáforos ‘inteligentes’ ampliam fluidez: confira dicas para a correta utilização

 Terminal BRT Mercado entra em nova fase de operação parcial

 Folia com responsabilidade: Emdec leva ações educativas aos blocos carnavalescos

 Trecho da rua Quatorze de Dezembro, no Centro, tem bloqueio hoje (13/02,) a partir das 13h15

 Trecho da rua Maria Tereza Dias da Silva terá, novamente, bloqueio viário no sábado (14)

 Emdec apoia programação de blocos carnavalescos pela cidade; confira

 Cinco terminais terão ônibus reserva para atender aos foliões

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida entre Ponte Preta e São Paulo

 Emdec disponibiliza mapas com informações sobre locais de interdições e trajetos de blocos



Página 1 de 236

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia