Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Prefeitura cede áreas municipais abandonadas ao Sindicato dos Taxistas: local terá uso social

Notícias

ver todas
Prefeitura cede áreas municipais abandonadas ao Sindicato dos Taxistas: local terá uso social

O prefeito Dário Saadi assinou na tarde desta sexta-feira, dia 2 de setembro, Termo de Cessão de duas áreas municipais abandonadas ao Sindicato dos Taxistas Permissionários Autônomos do Município de Campinas (Sinditáxi). Os espaços estão localizados na região central, embaixo do Viaduto Miguel Vicente Cury, na Avenida João Jorge (sentido Centro). No passado, o local abrigou o antigo refeitório da Guardinha; hoje, está abandonado.

“Desde o ano passado, a Administração tem se aproximado muito dos taxistas. E colocado, em prática, todo o apoio a este importante segmento. Tem que ter diálogo, saber a realidade de cada um. E o táxi tem voltado a ocupar o seu lugar”, enfatizou o prefeito Dário, durante o evento.

Também participaram do ato de assinatura do Termo de Cessão, o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o presidente do Sinditáxi, Inácio Rodrigues da Fonseca; e representantes da categoria.

“Vai ser muito bom! A categoria irá levar vida para o lugar, que hoje está completamente abandonado. E que, também, será de utilidade para a população”, disse Riverete.

“Esta é mais uma importante ação da Administração municipal, que tem seu cunho social”, complementou Caires.

Os dois espaços somam 868 m². Eles serão utilizados como ponto de apoio aos taxistas, sendo a nova sede do sindicato. Haverá local para realizar documentação específica da categoria; realização de cursos (Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Atendimento ao Cliente, Turismo, Empreendedorismo e Cultura).

Outra parte será destinada às ações sociais, voltadas para a família dos taxistas; e, também, para a população. Haverá cursos profissionalizantes (informática básica, cabelereiro, estética), que poderão ser revertidos em assistência social para a população em geral. Também haverá bolsas de estudo gratuitas para o público externo.

A cessão dos espaços é por prazo indeterminado, a título precário e intransferível. Os investimentos na revitalização do local serão realizados pelo Sinditáxi. Os custos serão definidos após avaliação. A expectativa é de que o novo espaço esteja em pleno funcionamento em seis meses.

“Vamos arrumar um fundo para restaurar o espaço. Deixar o local útil e agradável. Além de apoio para a categoria, também haverá ações sociais importantes”, enfatizou o presidente do Sinditáxi.

Também nesta sexta-feira (02), foi apresentado o novo layout dos veículos de táxi, que será mais “clean”. Três veículos, já com a nova padronização, ficaram estacionados no arruamento do Paço Municipal.

Mais ações para a categoria
Nesta semana, a Administração municipal publicou o Decreto Nº 22.346, de 29 de agosto de 2022, que ampliou, em dois anos, o prazo previsto para a renovação da frota dos veículos que prestam o serviço de Táxi Comum, Acessível e Executivo no município. Comum justificativas, o impacto causado pela pandemia da Covid-19 nas atividades econômicas, em especial no ramo de transporte de passageiros; a recessão econômica, que impacta na produção de veículos novos, com aumento nos preços praticados; e a necessidade da categoria obter um reequilíbrio financeiro.

O Decreto também define novos prazos para a renovação de frota, contados a partir da aquisição do veículo, que será de oito anos para o Táxi Executivo; e de 10 anos para o Táxi Comum e Acessível. Também prazo para readequação ao novo layout dos veículos.

Atualmente, Campinas possui 894 veículos que prestam o serviço de Táxi Convencional; e 15 veículos no Táxi Executivo. Do serviço Convencional, são 894 permissionários; e 286 motoristas auxiliares. São 23 motoristas do Executivo, que trabalham para uma empresa.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 02 de Setembro de 2022 às 17:57

Fotos




Veja mais

 Vestibular Vunesp: Terminal Central terá ônibus extras, no domingo e segunda (7 e 8/12)

 Emdec realiza operação de trânsito para 2ª Corrida Nossa Senhora da Conceição, no Centro

 Instabilidade afeta Fale Conosco Emdec 118, neste sábado (06/12), até às 12h

 Vias no Cambuí terão bloqueio viário no sábado e domingo (06 e 07 de dezembro)

 Prefeitura de Campinas lança edital de licitação do transporte coletivo

 17 blitze identificaram 511 condutas de risco: quase 23% por licenciamento vencido

 Parada de Natal na avenida Francisco Glicério bloqueia cruzamentos no Centro

 Linha 320 retoma operação no Real Parque e 324 terá trajeto otimizado

 Como fica o atendimento da Emdec no feriado de Nossa Senhora Imaculada Conceição

 Emdec faz operação de trânsito durante a festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

 Compras natalinas: Emdec reforçará frota em seis terminais

 Binário Bela Vista: Leonardo Da Vinci recebe semáforo para travessias

 Novas câmeras Amoreiras: uso de faixa exclusiva e retorno proibido lideram infrações

 Emdec realiza operação de trânsito para a 13ª Cantata “Natal, um grito de paz”

 Emdec bloqueia trecho da rua Alaíde Nascimento de Lemos na segunda (01/12)

 Votação popular para eleger Motorista Nota 10 começa nesta segunda (1º)

 Trajetos das linhas 350 e 358 mudam na região do Alphaville

 Trechos da avenida Suaçuna terão interdições no sábado e domingo (29 e 30/11)

 Emdec faz operação de trânsito no domingo (30/11) para a Corrida Histórica de Campinas

 ‘Black Friday’: 4 linhas terão horários especiais e 3 terminais vão contar com frota reserva

 Combate ao álcool no trânsito: 1ª blitz piloto Emdec/GM fiscaliza 276 condutores

 Emdec faz operação especial de trânsito e transporte para a chegada do Papai Noel

 Padre Anchieta terá entrega de antena corta-pipa e inspeção veicular ambiental no sábado (29)

 Emdec realiza operação de trânsito para corrida “Sunset EntreVerdes Run”, no sábado (29/11)

 Trecho da rua Professor Luís Rosa, na Vila Itapura, com bloqueio viário nesta quinta (27)

 Motociclistas e pedestres somam 87% das mortes em vias urbanas em 2025

 Emdec identifica quase 800 veículos ‘abandonados’ em 2025

 Trecho da rua Frei Manoel da Ressurreição, no Guanabara, terá bloqueio viário nesta quarta (26)

 Entenda o que muda na fiscalização de ciclomotores, a partir de janeiro

 Anhanguera e John Boyd concentraram 15% das mortes por álcool no trânsito

 Trechos das vias Moraes Salles e Norte-Sul terão bloqueios para gravação do filme “Asfalto”

 Emdec realiza operação de trânsito para a Corrida GoodBom no próximo domingo (23/11)

 Finais de semana concentraram 44% das mortes por álcool no trânsito

 Linha 386 vai circular com novos horários, a partir de segunda (24/11)

 Comitiva de Ribeirão Preto visita novo CCO da Emdec

 Linha 416 terá reforço na frota e novos horários

 Emdec mantém serviços essenciais no feriado da Consciência Negra, na quinta (20/11)

 Emdec realiza operação especial de trânsito para a Corrida e Caminhada da Piedade

 Trechos da rua Sebastião de Souza, no Centro, terão bloqueios viários nesta terça, 18/11

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua Iracema, na Vila Aeroporto

 Simulado de sinistro marca Dia Mundial de Vítimas do Trânsito

 Trecho da Benjamin Constant com bloqueio viário para extração de árvore: risco de queda

 Trechos de duas vias no município terão bloqueios viários para obras na segunda (17)

 Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito terá simulado de sinistro e conscientização

 Emdec faz operação para Circuito Corridas Pague Menos 2025 – etapa Campinas

 Duas vias no Cambuí terão bloqueios para obras da Sanasa, no fim de semana

 Enem 2025: Emdec mantém frota reserva em cinco terminais neste domingo (16/11)

 Ponto de ônibus na Buarque de Macedo terá implantação de piso de concreto

 Operação pela Vida: Emdec anuncia início da fiscalização de alcoolemia

 Campinas lança campanha para alertar sobre efeitos do álcool no trânsito



Página 1 de 232

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia