Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Emdec tem inspeção viária e capacitação técnica promovidas pela Bloomberg e WRI Brasil

Notícias

ver todas
Emdec tem inspeção viária e capacitação técnica promovidas pela Bloomberg e WRI Brasil

Durante os dias 21, 22 e 23 de março, em trabalho de campo realizado com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e do WRI Brasil, técnicos da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e de secretarias da Administração municipal, participaram de uma programação de três dias com as entidades, que incluiu inspeções em todo o corredor da Avenida John Boyd Dunlop e capacitação sobre a coleta e avaliação de métricas para projetos e intervenções para a transformação de vias.

No dia 21, ocorreram reuniões de alinhamento entre as equipes e o início da inspeção em todo o corredor da Avenida JBD, para diagnosticar os principais riscos para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas na região. A atividade faz parte da Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, que busca zerar o número de acidentes com vítimas fatais na via.

Já nos dias 22 e 23, ocorreram as sessões teóricas e práticas da capacitação. Na teórica, foram abordadas metodologias inovadoras para a coleta de métricas norteadas pelo conceito de Visão Zero, que se baseia na premissa que nenhuma morte é aceitável e reconhece que os erros humanos são inevitáveis. Dessa forma, essa metodologia identifica não apenas os veículos motorizados, mas todos os usuários da via, com a finalidade de coletar dados mais completos para a avaliação de projetos e intervenções de transformação de vias.

Na sessão que ocorreu na Rua Dr. Delfino Cintra, na região do Botafogo, o corpo técnico teve a oportunidade de aplicar a metodologia aprendida na prática e entender como a coleta de dados pode contribuir para o desenvolvimento, a implantação e a avaliação de intervenções de Urbanismo Tático e projetos de transformação.

“Essa parceria é valiosa para o nosso objetivo, que é zerar o número de acidentes fatais na JBD. Diversas ações já estão sendo construídas e implementadas, unindo técnica e prática para salvarmos vidas de forma inteligente e embasada em dados”, destaca Vinicius Riverete, presidente da Emdec.

“A capacitação foi muito importante para garantir que novos projetos sejam pensados através de um entendimento transversal da metodologia que foi apresentada. Todas as áreas da Emdec envolvidas com projetos viários tiveram a chance de participar, o que foi fundamental”, afirma Rafaella Basile, analista de Mobilidade e Ruas Seguras da BIGRS.

Iniciativa Bloomberg

A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais na área. O objetivo é implementar atividades de segurança no trânsito; e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país.

A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade, para diagnosticar, continuamente, o progresso das ações.

WRI Brasil

O WRI Brasil é um instituto de pesquisa que atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política; e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil.

O WRI Brasil irá mapear as necessidades de melhoria da sinalização, desenho viário e acessibilidade da Avenida John Boyd Dunlop, no âmbito da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, organização sem fins lucrativos.

O instituto já realizou auditorias de segurança viária nas principais capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre.

Campanha

A Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito” (www.emdec.com.br/JBDMorteZero) contempla quatro pilares para preservar vidas no trânsito: Gestão da Segurança Viária (reforço da sinalização e fiscalização); Vias Seguras (intervenções viárias); Usuário Seguro (ações educativas e de comunicação); e Atendimento à Vítima (formação dos agentes da Mobilidade Urbana).

A Campanha foi iniciada no final de fevereiro e, entre as ações programadas até junho, estão o reforço da sinalização viária e dos equipamentos de fiscalização eletrônica; mapeamento para melhoria do desenho viário e acessibilidade; e formação dos agentes da Mobilidade para qualificar o acionamento dos órgãos de resgate e saúde em casos de ocorrências.

Na forma de painéis, banners e faixas, mensagens educativas são espalhadas em pontos da Avenida JBD com altos índices de acidentalidade. Também ocorre publicações nas redes sociais da Emdec e divulgação de vídeos de conscientização.

A mobilização envolve o Comitê de Segurança Viária da Emdec, o Comitê de Análise de Acidentes “Vida no Trânsito” e conta com o apoio técnico da BIGRS.  
 
Autor: Danielle Cristine Última alteração em 24 de Março de 2022 às 16:37



Veja mais

 “Emdec Digital” simplifica e agiliza os atendimentos para as demandas da população

 Radar transferido para a Ruy Rodriguez opera a partir de segunda (16/03)

 Obras “Piscinão”: Emdec altera itinerário das linhas 171, 311, 312, 360, 361 e 377 no Centro

 Emdec altera dinâmica de circulação na região da praça Napoleão Laureano, no Botafogo

 Emdec ativa faixa reversiva na região do Bosque dos Jequitibás

 Trecho da avenida Anton Von Zuben, no Jd. São José, tem bloqueio total a partir desta sexta (13)

 Emdec bloqueia entorno da Lagoa do Taquaral

 Operadoras do Transporte Público já pagaram quase R$ 40 mi por falta de qualidade no serviço

 Campinas lança cartilha para a proteção de pedestres

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Guarany (RS)

 ‘Abrigo Amigo’ alcança quase 3,2 mil acionamentos

 Mulheres ocupam quase 20% das posições de liderança na Emdec

 Segurança ampliada: avenida Ruy Rodriguez recebe ponto remanejado de radar

 Emdec apoia desfile de escolas de samba na Vila Costa Silva neste sábado (7)

 Trecho da Albino Barbosa de Oliveira terá bloqueio, a partir deste sábado (07/03)

 Sancetur e Grande Campinas vencem licitação para a concessão do Transporte Público Coletivo

 Trecho da rua José Paulino terá bloqueio nesta sexta, 6 de março

 Emdec presta apoio operacional à 29ª Corrida da Lua neste sábado (07/03)

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio nesta sexta (06/03) para obras na rede de gás

 Acesso ao Mercado Municipal é alterado em função de obras de drenagem

 Grupos interessados na Licitação do Transporte Público Coletivo são considerados aptos

 27 operações Emdec/GM/PM identificam 670 condutas de risco no último mês

 1º Leilão do Pátio 2026: lances finais ocorrem nesta quarta e quinta (04 e 05/03)

 Trecho da rua Duque de Caxias terá bloqueio nesta quarta (4)

 Fiscalização na Unicamp: 60 multas ‘morais’ foram distribuídas

 Trecho da rua Jovenal Fernandes passa a ter duplo sentido

 Leilão do Pátio: visitação ocorre nesta segunda e terça (02 e 03/03)

 Administração convoca reunião para garantir 100% da frota

 Cerca de 500 agentes da Emdec e da GM passam por atualização de normas e procedimentos

 Janeiro tem menor índice de mortes no trânsito desde 2021

 Trajeto da linha 202 será ampliado no Parque Valença

 Campinas adota metodologia de análise de óbitos no trânsito alinhada ao Infosiga e OMS

 Fiscalização de trânsito na Unicamp: multas ‘morais’ começam na segunda (02/03)

 Licitação do transporte recebe envelopes com seis propostas de cinco grupos interessados

 Emdec recebe mais de 130 solicitações de radares entre 2024 e 2025

 Mais de 9 mil infrações envolveram velocidades acima de 50% do permitido

 Trecho da rua Alves do Banho terá bloqueio nesta terça (24) para obras na rede de gás

 Zona Azul Digital: Silva Telles registra mais de 1 mil ativações em um mês

 Acesso à sede da Bolsa de Valores, onde acontece licitação, é alterado

 Emdec promove plantio de mudas nativas em terminais de ônibus

 Dez pontos críticos recebem abordagens educativas, a partir de segunda (23/02)

 Prestes Maia terá pontes ampliadas para melhorar fluidez do trânsito

 1º leilão do Pátio 2026 ocorre nos dias 4 e 5 de março

 Bloqueio na rua Maria Tereza Dias da Silva será retomado nesta sexta e sábado (20 e 21/02)

 Emdec/PM realizaram mais de 600 testes com bafômetros no Carnaval

 Emdec interdita cruzamento da Maestro João de Túlio com Orosimbo Maia, nesta quinta (19)

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio viário na quinta (19) para obras na rede de gás

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio viário na quinta (19) para obras na rede de gás

 Contrato viabiliza fiscalização de trânsito no campus da Unicamp

 Se beber, não dirija: álcool na direção causou 35% das mortes em 2025



Página 1 de 236

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia