
Zerar o número de acidentes com vítimas fatais na Avenida John Boyd Dunlop (JBD) e conscientizar a população sobre o excesso de velocidade praticado na via. Com esse intuito, o prefeito Dário Saadi lançou, nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, a Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp). Em 2021, 12 pessoas perderam a vida na Avenida JBD. No total, 374 acidentes foram registrados na via, sendo 11 fatais.
A campanha contempla quatro pilares: Gestão da Segurança Viária (reforço da sinalização e fiscalização); Vias Seguras (intervenções na geometria viária); Usuário Seguro (ações educativas e de comunicação); e Atendimento à Vítima (formação dos agentes da Mobilidade Urbana). As ações começaram já nesta sexta-feira (25/02), com blitze educativa em trechos da avenida, entre eles Estação Garcia, Balão do Londres e PUC. A campanha se estende até junho e futuramente será espelhada em outros corredores com alta acidentalidade.
“Para defender a vida, temos que ser ousados. Por isso, adotamos a meta de zerar o número de acidentes fatais na avenida. Fica aqui um apelo para a colaboração de toda a sociedade. Não dá mais para repetir comportamentos como beber e dirigir, avançar o sinal vermelho e ultrapassar o limite de velocidade, colocando em risco a sua vida e a do próximo”, enfatizou o prefeito Dário Saadi.
O lançamento foi realizado na Sala Azul do Paço Municipal e transmitido virtualmente. Participaram o presidente da Emdec, Vinicius Riverete; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi; o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Aderval Fernandes; o secretário de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini; o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Silva; além do comandante do Comando de Policiamento do Interior Campinas (CPI-2), coronel Renato Nery Machado; e do comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros, capitão Luiz Fernando Baccin.
O presidente da Emdec apresentou dados sobre a alta participação da Avenida JBD nos acidentes registrados em Campinas e o plano de ação da campanha. “Entre os 10 pontos que mais registraram acidentes, oito estão na Avenida JBD. Iremos atuar em diversas frentes, inclusive exibindo fotos de acidentes reais para chocar e impactar a população. Queremos mobilizar a sociedade para que, juntos, possamos zerar o número de mortes por acidentes na avenida”, disse Riverete.
O secretário de Segurança Pública enalteceu o mapeamento da acidentalidade realizado pela Emdec e reforçou que “quando o condutor assume o risco de transgredir as leis de trânsito, coloca a sua vida e a das outras pessoas em risco. Iremos fortalecer a parceria entre a Emdec e as forças de segurança para apoiar a campanha e salvaguardar a vida da população”, disse Biggi.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|