Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Campanha “Morte Zerø no Trânsito” busca zerar acidentes fatais na Av. John Boyd Dunlop

Notícias

ver todas
Campanha “Morte Zerø no Trânsito” busca zerar acidentes fatais na Av. John Boyd Dunlop

 

Zerar o número de acidentes com vítimas fatais na Avenida John Boyd Dunlop (JBD) e conscientizar a população sobre o excesso de velocidade praticado na via. Com esse intuito, o prefeito Dário Saadi lançou, nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, a Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp). Em 2021, 12 pessoas perderam a vida na Avenida JBD. No total, 374 acidentes foram registrados na via, sendo 11 fatais. 

A campanha contempla quatro pilares: Gestão da Segurança Viária (reforço da sinalização e fiscalização); Vias Seguras (intervenções na geometria viária); Usuário Seguro (ações educativas e de comunicação); e Atendimento à Vítima (formação dos agentes da Mobilidade Urbana). As ações começaram já nesta sexta-feira (25/02), com blitze educativa em trechos da avenida, entre eles Estação Garcia, Balão do Londres e PUC. A campanha se estende até junho e futuramente será espelhada em outros corredores com alta acidentalidade.

“Para defender a vida, temos que ser ousados. Por isso, adotamos a meta de zerar o número de acidentes fatais na avenida. Fica aqui um apelo para a colaboração de toda a sociedade. Não dá mais para repetir comportamentos como beber e dirigir, avançar o sinal vermelho e ultrapassar o limite de velocidade, colocando em risco a sua vida e a do próximo”, enfatizou o prefeito Dário Saadi. 

O lançamento foi realizado na Sala Azul do Paço Municipal e transmitido virtualmente. Participaram o presidente da Emdec, Vinicius Riverete; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi; o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Aderval Fernandes; o secretário de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini; o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Silva; além do comandante do Comando de Policiamento do Interior Campinas (CPI-2), coronel Renato Nery Machado; e do comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros, capitão Luiz Fernando Baccin.

O presidente da Emdec apresentou dados sobre a alta participação da Avenida JBD nos acidentes registrados em Campinas e o plano de ação da campanha. “Entre os 10 pontos que mais registraram acidentes, oito estão na Avenida JBD. Iremos atuar em diversas frentes, inclusive exibindo fotos de acidentes reais para chocar e impactar a população. Queremos mobilizar a sociedade para que, juntos, possamos zerar o número de mortes por acidentes na avenida”, disse Riverete. 

O secretário de Segurança Pública enalteceu o mapeamento da acidentalidade realizado pela Emdec e reforçou que “quando o condutor assume o risco de transgredir as leis de trânsito, coloca a sua vida e a das outras pessoas em risco. Iremos fortalecer a parceria entre a Emdec e as forças de segurança para apoiar a campanha e salvaguardar a vida da população”, disse Biggi. 

 
Segurança viária 
Durante toda a campanha, serão cerca de 40 blitze de educação e fiscalização, em diversos pontos da avenida, envolvendo dez veículos e uma equipe de 40 profissionais da Emdec, entre agentes da Mobilidade Urbana e educadores. Na segunda fase, as blitze terão o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Uma estratégia de reforço da sinalização viária em todo o eixo da Avenida John Boyd Dunlop também integra a campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, com 122 novas placas no total. Serão 72 placas de advertência e regulamentação instaladas em onze pontos da avenida, incluindo indicação de velocidade máxima permitida, circulação de pedestres e ciclistas. Cinco pontos receberão 38 placas de sinalização educativa, alertando sobre os limites de velocidade, faixas de pedestres, semáforos e curvas perigosas. Outras 12 placas educativas no modelo lima-limão (fluorescentes) estão previstas. A escolha dos pontos é baseada na Unidade Padrão de Severidade dos acidentes (UPS), definida pelo Denatran, que representa a periculosidade da via.

A campanha inclui, ainda, mapeamento de outras necessidades de melhoria na sinalização, geometria viária e acessibilidade; além de reforço dos equipamentos de fiscalização eletrônica em pontos com altos índices de acidentes, alta circulação de pedestres, potencial desrespeito à velocidade regulamentada e presença de polos geradores de tráfego. 

Também está prevista uma formação dos agentes da Mobilidade Urbana, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para qualificar o acionamento dos órgãos de resgate e saúde, durante ocorrências de trânsito. Ações intersetoriais serão articuladas com o Legislativo, instituições de ensino e empresas. Outras iniciativas de conscientização serão programadas na etapa que antecede a operação dos Corredores e estações do BRT, a partir de junho. 

Comunicação e educação
Para sensibilizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, mensagens educativas de alto impacto serão divulgadas nas redes sociais e espalhadas em pontos da Avenida JBD com altos índices de acidentalidade. As peças alertam para o respeito à velocidade regulamentada e à sinalização viária, proteção da própria vida e a do próximo.

No total, serão 40 banners, 40 faixas informativas, quatro painéis e outdoor digital. Também serão divulgados vídeos que evidenciam as consequências dos acidentes causados por excesso de velocidade. Uma mensagem alusiva à campanha será inserida nos relógios digitais espalhados pela cidade, com apoio da Setec (Serviços Técnicos Gerais).

A mobilização envolve o Comitê de Segurança Viária da Emdec, o Comitê de Análise de Acidentes “Vida no Trânsito” e conta com o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), que está apoiando o município na área de segurança viária. O WRI Brasil fará uma inspeção na Av. JBD, no âmbito da Iniciativa Bloomberg, mapeando in loco as necessidades de melhoria da sinalização, desenho viário e acessibilidade.

A BIGRS trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. E enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 25 de Fevereiro de 2022 às 13:49



Veja mais

 Trecho da rua Guilherme da Silva volta a ficar interditado nesta quarta (08/10)

 21 blitze combateram direção perigosa: 830 infrações

 Novo atendimento: linha 177 (DIC IV e V) começa a operar nesta segunda (06/10)

 Emdec realiza operação de trânsito para a final entre Primavera x XV de Piracicaba, no Moisés

 Emdec fará operação de trânsito em apoio à 6ª Corrida Vera Cruz

 Emdec realiza operação de trânsito para partida entre Guarani e Náutico (PE)

 Emdec fará operação de trânsito em apoio à 6ª Corrida Vera Cruz

 Em ação gratuita, Emdec oferece inspeção veicular ambiental neste sábado (4)

 Trecho da rua Guilherme da Silva ficará interditado no domingo (05/10)

 Quatro linhas radiais do Campos Elíseos serão reforçadas, a partir de segunda (06/10)

 Trecho da Antônio Francisco de Paula Souza terá bloqueio viário sábado e domingo (04 e 05/10)

 Trecho da rua Cruzália, na Chácara da Barra, terá bloqueio viário no sábado (04/10)

 Tampinhas de Amor: projeto voluntário bate mais uma meta de 4 milhões

 Transporte por app: saiba como gerar QR Code para operar em Campinas

 Dia do Idoso: saiba como emitir credencial de vaga exclusiva

 Nova linha 177 ligará DIC’s IV e V ao Corredor Central

 Inspeção gratuita: descubra se o seu carro atende exigências ambientais

 Conversão proibida e transposição irregular somaram mais de 8,7 mil infrações em 2025

 Emdec fecha trecho de via no Jardim Santa Genebra para içamento de aduelas de concreto

 Gratuidades promovem inclusão no transporte público; saiba quem tem direito

 Emdec interdita trecho da rua Padre Vieira para obras em rede de gás

 Emdec fecha trecho da rua Capitão Francisco de Paula, no Cambuí, para montagem de grua

 Emdec realiza operação de trânsito para o jogo Primavera x Grêmio Prudente, no Moisés

 Mais de 1,5 mil pessoas foram impactadas pela Semana da Mobilidade Urbana

 Velocidade e álcool já motivaram 17 sinistros fatais em 2025

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta x Náutico

 Rua Quatorze de Dezembro tem bloqueio para içamento no Cambuí neste sábado (27/9)

 Emdec realiza operação de trânsito e transporte para a 40ª Corrida Integração

 Caminhos do Brincar recebe menção honrosa no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana

 Emdec bloqueia rua Coronel Quirino para reparo em rede de água, no Cambuí

 Trecho da Suaçuna ficará interditado entre os dias 26 e 29 de setembro

 Trecho da rua Armando Rocha Brito Jr. terá bloqueio para realização de feira da comunidade

 Campinas testa tecnologia inédita que transforma a segurança dos pedestres

 Emdec bloqueia ruas para obras em rede de gás na região do Ouro Verde

 Emdec bloqueia ruas para obras em rede de gás na região do Ouro Verde

 Emdec reprograma interdição de via no entorno do Parque Dom Pedro para sexta (26/9)

 Crianças com autismo têm autonomia estimulada na Minicidade da Emdec

 No Dia do Agente, Emdec inaugura Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte

 Via no entorno do Parque Dom Pedro terá bloqueio para operação de içamento

 Curso atualiza agentes sobre legislação e fiscalização de trânsito

 Emdec bloqueia trecho da General Marcondes Salgado para extração de árvores do Bosque

 Linhas 163 e 166 vão circular com novos trajetos na região do Londres

 Emdec fará operação no Centro durante a 2ª Marcha Trans

 Emdec realiza operação de trânsito para partida entre Guarani e Brusque

 Emdec presta apoio operacional à Corrida Track & Field, no entorno do Shopping Dom Pedro

 Emdec fecha rua para brincadeiras infantis, nos Amarais

 Emdec alerta passageiros de Viracopos sobre transporte clandestino

 Emdec realiza operação para Corrida dos Distritos, em Barão Geraldo, no sábado (20/09)

 Semob 2025 é lançada e apresenta perfil das 156 vítimas no trânsito

 Emdec bloqueia trecho da rua Armando Rocha Brito Jr. para realização de feira da comunidade



Página 1 de 230

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia