A região do Jardim Aurélia agora conta com mais uma opção para a prática esportiva e o lazer. A Administração municipal entregou nesta terça-feira, 23 de junho, a obra de uma ciclovia de cerca de 1,3 km de extensão, no canteiro central da Avenida Rafael Tobias de Aguiar. Cerca de 30 mil pessoas foram beneficiadas.
A ciclovia sai da altura da Rua Jorge Leme, próxima à Rodovia Anhanguera, seguindo até a altura da Avenida José Pancetti, na rotatória conhecida como Balão do Ximbika (Praça Dr. Jairo Teixeira Souza).
A entrega virtual foi comandada pelo prefeito Jonas Donizette, em cerimônia realizada na Sala Azul do Paço Municipal, transmitida em rede social. Por conta do estado de quarentena no município, um vídeo apresentou todos os detalhes da ciclovia.
O evento também contou com a presença do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro; do Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella; do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Bernardelli; além de representantes de moradores da região.
O prefeito Jonas Donizette destacou a ampliação da qualidade de vida proporcionada pela ciclovia. “O Jardim Aurélia é um bairro tradicional da cidade. Esse equipamento se soma às ciclovias que estamos construindo em avenidas importantes de Campinas. Estamos dando forma ao maior projeto de ciclovias que Campinas já teve”, disse.
“Quando a Administração municipal assumiu, Campinas contava com pouquíssimas ciclovias, em torno de áreas de lazer. Gradativamente, estamos ampliando o sistema cicloviário. Temos, atualmente, outras cinco ciclovias em construção. Somados, são cerca de 20 quilômetros de ciclovias sendo construídas de forma simultânea”, destacou o secretário de Transportes. “São equipamentos para a população utilizar não só para o lazer, mas como modal de transporte, por meio da bicicleta”, completou Barreiro.
O secretário de Serviços Públicos enumerou aspectos técnicos da ciclovia. “Essa obra foi uma grande conquista para os moradores do Jardim Aurélia, que há muitos anos pleiteavam a urbanização daquele ponto. A ciclovia conta com 2,5 mil metros quadrados de área de pavimento, 18 mil metros quadrados de áreas verdes, 60 postes e 120 luminárias. E a sinalização executada pela Emdec foi a cereja do bolo, mostrando claramente a extensão da obra, um verdadeiro convite ao uso”, enfatizou Paulella.
A ordem de serviço que autorizou a construção da ciclovia no Jardim Aurélia foi assinada em setembro de 2019. Os investimentos foram da ordem de R$ 1,3 milhão, com recursos municipais e execução pela Secretaria de Serviços Públicos, incluindo materiais e mão de obra.
Toda a sinalização do equipamento foi realizada pela Emdec, com investimento de R$ 110,3 mil. O projeto incluiu a sinalização horizontal (solo) e vertical cicloviária (placas).
Durante o evento, o prefeito assinou decreto denominando o equipamento como Ciclovia “José Simari Ferreira”. Conhecido como Taxinha, José Simari viveu 49 anos no Jardim Aurélia e morreu em 27 de junho de 1998. Foi ativo na Comunidade Católica Santa Edwirges, presidente do Clube Recreativo do Jardim Aurélia e atuante nas causas sociais.
Fotos
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
>>
|