Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Prefeitura encaminha projeto de lei sobre rodízio de veículos à Câmara de Vereadores

Notícias

ver todas
Prefeitura encaminha projeto de lei sobre rodízio de veículos à Câmara de Vereadores

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou durante “live”, na tarde desta terça-feira, dia 19 de maio, que o projeto de lei que estabelece regime emergencial de restrição de circulação de veículos no município, o chamado “rodízio”, foi encaminhado, nesta data, à Câmara de Vereadores. “É um projeto polêmico, que requer muita discussão. Mas praticamente todas as atividades consideradas essenciais estão fora do rodízio. Estamos pegando apenas quem está saindo de casa e não era para estar saindo. Nós fizemos um projeto consciente, que será debatido pela Câmara”, enfatizou o prefeito Jonas.

O rodízio é uma medida inédita na história do município; e uma importante ação da Administração municipal para aumentar o isolamento social e restringir a circulação de pessoas pelas vias, por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Também diminuir a acidentalidade, poupando a ocupação de leitos hospitalares.

Pelo projeto de lei, o rodízio será válido para carros e motos com placas da cidade e, também, de outras localidades. O rodízio de circulação de veículos ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h até as 19h, sem interrupção, em toda a área urbana do município; e não afeta a circulação nas rodovias. A adoção será por tempo indeterminado e a restrição de circulação será efetuada pelo final da placa do veículo.

Proibição de circulação:
- Segundas-feiras: placas final 1 e 2.
- Terças-feiras: placas final 3 e 4.
- Quartas-feiras: placas final 5 e 6.
- Quintas-feiras: placas final 7 e 8.
- Sextas-feiras: placas final 9 e 0.

O rodízio não é válido para sábados, domingos, feriados e pontes de feriados. Estão liberados para circulação todos os tipos de ônibus (sistema de transporte público coletivo municipal, intermunicipal, rodoviário, fretamento, etc.); caminhões; táxi; veículos de transporte por aplicativos devidamente cadastrados na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec); e veículos de transporte escolar. Veículos oficiais e viaturas, como de polícia, salvamento, socorro, fiscalização de trânsito e prestadores de serviço de utilidade pública já estão contemplados pela livre circulação, desde que devidamente sinalizados.

Também ficam excluídos da restrição de circulação as pessoas com deficiência e com doenças crônicas, que necessitem de acompanhamento continuado, como tratamento de quimioterapia, radioterapia ou hemodiálise. E as pessoas que as transportem.

Mais exclusões
Também haverá exclusão do rodízio para profissionais das seguintes áreas: serviços da área da saúde, farmacêutica e correlatos; serviços de entrega de mercadorias e correspondência; empresas com contratos para execução de obras públicas; comércio de alimentos; órgãos e serviços públicos municipais, estaduais e federais; serviços de limpeza pública urbana e correlatos; construção civil; manutenção predial; veterinárias e atendimento pet; transporte de valores, escolta armada e segurança privada, autorizados pela Polícia Federal; e imprensa.

A exclusão vale para os veículos diretamente ligados aos serviços, como também para os veículos utilizados para o deslocamento dos profissionais para as atividades de trabalho.

“É mais uma medida da Administração municipal para aumentar o isolamento social. Pretendemos diminuir, em cerca de 20%, a circulação diária de veículos nas vias urbanas do nosso município. Campinas tem quase 1 milhão de veículos registrados; e recebe em torno de 200 a 250 mil veículos de outras localidades, diariamente. Estamos prevendo uma redução diária de circulação na ordem de 200 mil a 250 mil veículos”, avalia o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

Cadastro
O cadastro de situações excepcionais deve ser realizado pelo aplicativo para celular da Emdec. O aplicativo foi lançado no último dia 5 de maio; e reúne os principais serviços da Emdec ofertados à população. O aplicativo pode ser instalado em celulares com sistema IOS ou Android.

O aplicativo tem um “botão” específico para o cadastro. É necessário informar o nome, CPF, endereço, profissão, e-mail e o motivo da exclusão. O cadastro é efetuado de forma rápida e a resposta é imediata. Até o momento já foram efetivados mais de 8,6 mil cadastros.

Fiscalização
A fiscalização do cumprimento do novo regramento será efetuada pelos cerca de 400 agentes da Mobilidade Urbana da Emdec (em campo e na Divisão de Controle Operacional); pelos pontos de fiscalização eletrônica (radares de velocidade / avanço sinal vermelho); e pelas câmeras de monitoramento do município.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o desrespeito ao rodízio de veículos é considerado uma infração do tipo “Média”, punido com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 130,16.

Transporte público
A frota diária circulante do sistema de transporte público coletivo municipal será ampliada, para atender as necessidades de deslocamentos de pessoas que trabalham em áreas essenciais. Mas a Emdec reforça que, neste período de quarentena, os ônibus, terminais urbanos e pontos de embarque sejam utilizados somente pelos usuários do transporte coletivo que necessitem realizar algum deslocamento essencial; e com o uso obrigatório da máscara de proteção em todo o trajeto. É essencial que a pessoa já saia de casa com a máscara. Haverá distribuição de álcool em gel nos ônibus.

A frota de ônibus em operação é dimensionada a partir da avaliação técnica, diária e em tempo real, da demanda de passageiros. A programação de horários sofre ajustes pontuais, dependendo da análise individual de cada região, linha e horário.

O usuário pode saber, em tempo real, o momento da chegada do ônibus no ponto utilizando o aplicativo “Busão na Hora”. Mesmo em momento tão adverso, a Administração municipal realiza um enorme esforço para oferecer à população que necessita, um transporte público coletivo adequado.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 19 de Maio de 2020 às 16:11



Veja mais

 1º trimestre tem queda de 63% nas mortes em vias urbanas: dez vidas salvas

 Obra viária na Theodureto amplia fluidez no acesso ao ‘Tapetão’

 Parque Linear José Mingone recebe inspeção veicular ambiental gratuita da Emdec

 Emdec promove blitze educativas para motociclistas, nestas terça e quarta (28 e 29/04)

 João Jorge x Salles Oliveira terá fiscalização por videomonitoramento

 Circuito Corridas Pague Menos 2026 terá apoio operacional da Emdec

 Trecho de via na Vila Nova volta a ser bloqueado neste sábado (25/04)

 Prefeitura faz diligências em empresas vencedoras da licitação do Transporte

 Brinco de Ouro recebe São Paulo x Mirassol com operação de trânsito da Emdec

 Padre Anchieta recebe inspeção veicular ambiental gratuita da Emdec

 Trecho da avenida Paulo Cuba de Souza terá bloqueio viário nesta sexta-feira (24)

 Risco assumido: falta de habilitação somou quase 300 infrações em 2026

 Emdec realiza operação de trânsito para o jogo entre Ponte Preta e América (MG)

 Emdec realiza inspeção veicular ambiental gratuita no Padre Anchieta

 Fiscalização na Unicamp: mais de 400 condutas de risco em um mês

 Trecho da rua Ferreira Penteado terá bloqueio nesta terça (21/04) para obras na rede de gás

 Trecho da rua Dr. Quirino terá bloqueio nesta terça (21/04) para obras na rede de gás

 Emdec realiza operação especial de trânsito para a Prova Tiradentes de Ciclismo

 Trecho da rua Euryclides Zerbini ficará interditado entre os dias 20 de abril e 1º de junho

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida entre Guarani e Itabaiana (SE)

 Emdec faz operação de trânsito para a “Corrida Centauro Desbrava 2026 - Iguatemi” no domingo

 Giro de Campinas celebra a imigração italiana com passeio ciclístico pela cidade

 Neste sábado: região do Satélite Íris recebe inspeção veicular ambiental gratuita da Emdec

 Fórum de Mobilidade é encerrado com visitas ao BRT, Caminhos do Brincar e Minicidade

 Emdec presta apoio operacional para o segundo fim de semanada da Festa de Santo Expedito, no DIC I

 Trecho da rua Benjamin Maluf, no Jardim Itatiaia, terá bloqueio viário nesta sexta-feira (17)

 Fórum Paulista: segurança viária, inclusão e educomunicação foram temas de encerramento

 Emdec mantém serviços essenciais durante o feriado prolongado de Tiradentes

 Trecho de via na Vila Nova terá bloqueio neste sábado (18/04)

 Câmara aprova, em definitivo, prorrogação dos atuais contratos da concessão

 Fórum Paulista de Mobilidade: criação de grupo de trabalho e homenagem encerram 1º dia

 Participantes do Fórum Paulista realizam visitas técnicas em estruturas de mobilidade da Emdec

 Começa a 95ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos

 2º leilão do Pátio 2026: etapa de pré-lances começa nesta quinta (16/04)

 Trecho da rua Dante Suriani terá bloqueio nesta quarta, 15 de abril

 Campinas sedia a 95ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos

 Prorrogação dos atuais contratos da concessão tem 2ª votação nesta quarta (15/04)

 Emdec realiza inspeção veicular ambiental gratuita na região do Satélite Íris

 Trecho da av. José Mário de Arruda Toledo, no Jd. Aurélia, terá bloqueio viário na quarta (15)

 Atendimento da linha 201 será ampliado no Jardim Sul América

 Alça de acesso da Prestes Maia para a Prefeito Magalhães Teixeira fica fechada até 31 de maio

 Serviços no site da Emdec estarão indisponíveis, neste sábado (11/04)

 Mobilidade inclusiva amplia autonomia de pessoas autistas

 Linhas 431, 432 e 434 vão circular com novos horários aos finais de semana

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida entre Guarani e Volta Redonda (RJ)

 Emdec fecha trecho da rua José Vilagelim Neto, no Taquaral, neste domingo (12 de abril)

 Emdec faz operação para etapa Campo Grande do Circuito Corridas Distritos de Campinas 2026

 Emdec realiza operação de trânsito para o jogo entre a Ponte Preta e Vila Nova

 Emdec presta apoio operacional para a Festa Cultural de Santo Expedito, no DIC I

 Emdec realiza inspeção veicular ambiental gratuita na Praça da Concórdia



Página 1 de 238

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia