Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Prefeitura envia projeto de lei de rodízio para apreciação na Câmara de Vereadores

Notícias

ver todas
Prefeitura envia projeto de lei de rodízio para apreciação na Câmara de Vereadores

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou durante “live”, na manhã desta sexta-feira, dia 15 de maio, que o decreto que estabelece regime emergencial de restrição de circulação no município, o chamado “rodízio”, será transformado em projeto de lei e enviado para discussão na Câmara de Vereadores. “Tenho certeza que a Casa de Leis irá realizar um amplo debate com a sociedade e compreender a importância da implantação desta medida”, enfatizou o prefeito Jonas.

Desta forma, o rodízio não terá validade a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de maio; e a implantação ocorrerá depois da devida tramitação e transformação em Lei. O rodízio é uma medida inédita na história do município; e uma importante ação da Administração municipal para aumentar o isolamento social e restringir a circulação de pessoas pelas vias, por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Também diminuir a acidentalidade, poupando a ocupação de leitos hospitalares.

“São duas grandes benesses, uma importante medida neste momento de contenção do avanço da pandemia”, disse o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

“Nós estamos elaborando regras pertinentes, pensando em impactar, o menos possível, a vida das pessoas. Em um dia da semana, quem realmente precisa, ficará sem poder utilizar seu veículo. Precisamos de toda ajuda e compreensão da população, para aumentar o isolamento social e conter a pandemia”, explicou o prefeito Jonas Donizette.

Regramento
As regras e detalhamento do projeto de lei do rodízio foram definidas na tarde de quinta-feira, 14 de maio, em ação conjunta entre a Emdec e a secretaria de Assuntos Jurídicos. Pelo projeto de lei, o rodízio será válido para carros e motos com placas da cidade e, também, de outras localidades.

O rodízio de circulação de veículos ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h até as 19h, sem interrupção, em toda a área urbana do município; e não afeta a circulação nas rodovias. A adoção será por tempo indeterminado e a restrição de circulação será efetuada pelo final da placa do veículo.

Proibição de circulação:
- Segundas-feiras: placas final 1 e 2.
- Terças-feiras: placas final 3 e 4.
- Quartas-feiras: placas final 5 e 6.
- Quintas-feiras: placas final 7 e 8.
- Sextas-feiras: placas final 9 e 0.

“Com a medida, pretendemos diminuir, em cerca de 20%, a circulação diária de veículos nas vias urbanas do nosso município. Campinas tem quase 1 milhão de veículos registrados; e recebe em torno de 200 a 250 mil veículos de outras localidades, diariamente. Estamos prevendo uma redução diária de circulação na ordem de 200 mil a 250 mil veículos”, avalia o secretário Barreiro.

O rodízio não é válido para sábados, domingos, feriados e pontes de feriados. Estão liberados para circulação todos os tipos de ônibus (sistema de transporte público coletivo municipal, intermunicipal, rodoviário, fretamento, etc.); caminhões; táxi; veículos de transporte por aplicativos devidamente cadastrados na Emdec; e veículos de transporte escolar. Veículos oficiais e viaturas, como de polícia, salvamento, socorro, fiscalização de trânsito e prestadores de serviço de utilidade pública já estão contemplados pela livre circulação, desde que devidamente sinalizados.

Também ficam excluídos da restrição de circulação as pessoas com deficiência e com doenças crônicas, que necessitem de acompanhamento continuado, como tratamento de quimioterapia, radioterapia ou hemodiálise. E as pessoas que as transportem.

Mais exclusões
Também haverá exclusão do rodízio para profissionais das seguintes áreas: serviços da área da saúde, farmacêutica e correlatos; serviços de entrega de mercadorias e correspondência; empresas com contratos para execução de obras públicas; comércio de alimentos; órgãos e serviços públicos municipais, estaduais e federais; serviços de limpeza pública urbana e correlatos; construção civil; manutenção predial; veterinárias e atendimento pet; transporte de valores, escolta armada e segurança privada, autorizados pela Polícia Federal; e imprensa.

A exclusão vale para os veículos diretamente ligados aos serviços, como também para os veículos utilizados para o deslocamento dos profissionais para as atividades de trabalho.

Cadastro
O cadastro de situações excepcionais deve ser realizado pelo aplicativo para celular da Emdec. O aplicativo foi lançado no último dia 5 de maio; e reúne os principais serviços da Emdec ofertados à população. O aplicativo pode ser instalado em celulares com sistema IOS ou Android.

O aplicativo tem um “botão” específico para o cadastro. Será necessário informar o nome, CPF, endereço, profissão, e-mail e o motivo da exclusão. O cadastro é efetuado de forma rápida e a resposta é imediata.

Fiscalização
A fiscalização do cumprimento do novo regramento será efetuada pelos cerca de 400 agentes da Mobilidade Urbana da Emdec (em campo e na Divisão de Controle Operacional); pelos pontos de fiscalização eletrônica (radares de velocidade / avanço sinal vermelho); e pelas câmeras de monitoramento do município.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o desrespeito ao rodízio de veículos é considerado uma infração do tipo “Média”, punido com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 130,16.

“Nossa intenção não é de punir ninguém. Queremos que, neste momento, as pessoas fiquem em casa, respeitando a determinação de isolamento social. É um momento de conscientização, responsabilidade e de atitude de respeito à vida. Nossa e das outras pessoas”, argumenta Barreiro.

Transporte público
A frota diária circulante do sistema de transporte público coletivo municipal será ampliada, para atender as necessidades de deslocamentos de pessoas que trabalham em áreas essenciais. Mas a Emdec reforça que, neste período de quarentena, os ônibus, terminais urbanos e pontos de embarque sejam utilizados somente pelos usuários do transporte coletivo que necessitem realizar algum deslocamento essencial; e com o uso obrigatório da máscara de proteção em todo o trajeto. É essencial que a pessoa já saia de casa com a máscara.

A frota de ônibus em operação é dimensionada a partir da avaliação técnica, diária e em tempo real, da demanda de passageiros. A programação de horários sofrerá ajustes pontuais, dependendo da análise individual de cada região, linha e horário.

O usuário pode saber, em tempo real, o momento da chegada do ônibus no ponto utilizando o aplicativo “Busão na Hora”. Mesmo em momento tão adverso, a Administração municipal realiza um enorme esforço para oferecer à população que necessita, um transporte público coletivo adequado.
 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 15 de Maio de 2020 às 16:23



Veja mais

 Vestibular Vunesp: Terminal Central terá ônibus extras, no domingo e segunda (7 e 8/12)

 Emdec realiza operação de trânsito para 2ª Corrida Nossa Senhora da Conceição, no Centro

 Instabilidade afeta Fale Conosco Emdec 118, neste sábado (06/12), até às 12h

 Vias no Cambuí terão bloqueio viário no sábado e domingo (06 e 07 de dezembro)

 Prefeitura de Campinas lança edital de licitação do transporte coletivo

 17 blitze identificaram 511 condutas de risco: quase 23% por licenciamento vencido

 Parada de Natal na avenida Francisco Glicério bloqueia cruzamentos no Centro

 Linha 320 retoma operação no Real Parque e 324 terá trajeto otimizado

 Como fica o atendimento da Emdec no feriado de Nossa Senhora Imaculada Conceição

 Emdec faz operação de trânsito durante a festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

 Compras natalinas: Emdec reforçará frota em seis terminais

 Binário Bela Vista: Leonardo Da Vinci recebe semáforo para travessias

 Novas câmeras Amoreiras: uso de faixa exclusiva e retorno proibido lideram infrações

 Emdec realiza operação de trânsito para a 13ª Cantata “Natal, um grito de paz”

 Emdec bloqueia trecho da rua Alaíde Nascimento de Lemos na segunda (01/12)

 Votação popular para eleger Motorista Nota 10 começa nesta segunda (1º)

 Trajetos das linhas 350 e 358 mudam na região do Alphaville

 Trechos da avenida Suaçuna terão interdições no sábado e domingo (29 e 30/11)

 Emdec faz operação de trânsito no domingo (30/11) para a Corrida Histórica de Campinas

 ‘Black Friday’: 4 linhas terão horários especiais e 3 terminais vão contar com frota reserva

 Combate ao álcool no trânsito: 1ª blitz piloto Emdec/GM fiscaliza 276 condutores

 Emdec faz operação especial de trânsito e transporte para a chegada do Papai Noel

 Padre Anchieta terá entrega de antena corta-pipa e inspeção veicular ambiental no sábado (29)

 Emdec realiza operação de trânsito para corrida “Sunset EntreVerdes Run”, no sábado (29/11)

 Trecho da rua Professor Luís Rosa, na Vila Itapura, com bloqueio viário nesta quinta (27)

 Motociclistas e pedestres somam 87% das mortes em vias urbanas em 2025

 Emdec identifica quase 800 veículos ‘abandonados’ em 2025

 Trecho da rua Frei Manoel da Ressurreição, no Guanabara, terá bloqueio viário nesta quarta (26)

 Entenda o que muda na fiscalização de ciclomotores, a partir de janeiro

 Anhanguera e John Boyd concentraram 15% das mortes por álcool no trânsito

 Trechos das vias Moraes Salles e Norte-Sul terão bloqueios para gravação do filme “Asfalto”

 Emdec realiza operação de trânsito para a Corrida GoodBom no próximo domingo (23/11)

 Finais de semana concentraram 44% das mortes por álcool no trânsito

 Linha 386 vai circular com novos horários, a partir de segunda (24/11)

 Comitiva de Ribeirão Preto visita novo CCO da Emdec

 Linha 416 terá reforço na frota e novos horários

 Emdec mantém serviços essenciais no feriado da Consciência Negra, na quinta (20/11)

 Emdec realiza operação especial de trânsito para a Corrida e Caminhada da Piedade

 Trechos da rua Sebastião de Souza, no Centro, terão bloqueios viários nesta terça, 18/11

 Setransp implanta sentido único de circulação na rua Iracema, na Vila Aeroporto

 Simulado de sinistro marca Dia Mundial de Vítimas do Trânsito

 Trecho da Benjamin Constant com bloqueio viário para extração de árvore: risco de queda

 Trechos de duas vias no município terão bloqueios viários para obras na segunda (17)

 Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito terá simulado de sinistro e conscientização

 Emdec faz operação para Circuito Corridas Pague Menos 2025 – etapa Campinas

 Duas vias no Cambuí terão bloqueios para obras da Sanasa, no fim de semana

 Enem 2025: Emdec mantém frota reserva em cinco terminais neste domingo (16/11)

 Ponto de ônibus na Buarque de Macedo terá implantação de piso de concreto

 Operação pela Vida: Emdec anuncia início da fiscalização de alcoolemia

 Campinas lança campanha para alertar sobre efeitos do álcool no trânsito



Página 1 de 232

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia