Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Prefeitura entrega ciclovia e recape da Avenida Baden Powell

Notícias

ver todas
Prefeitura entrega ciclovia e recape da Avenida Baden Powell

Em dia de festa em comemoração ao Dia do Trabalho, a Administração municipal entregou as obras de construção da ciclovia e recape da Avenida Baden Powell, no Jardim Nova Europa. O evento, na manhã de domingo, 1º de maio, também teve passeio de trenzinho e sorteio de brindes, organizado pela associação de moradores.

Com dia ensolarado e temperatura agradável, participaram da cerimônia o prefeito Jonas Donizette, o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, secretários municipais, vereadores e muitos moradores da região.

“Estou muito feliz em entregar essa obra, que muda o aspecto do local, valoriza a região. A ciclovia e a pista de caminhada são separadas, mas tudo converge para uma coisa: a saúde dos frequentadores”, destacou o prefeito Jonas.

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira salientou o envolvimento de várias secretarias no projeto. “Muitas pessoas ajudaram para que essa obra fosse possível. Obra que é música para nossos ouvidos”.

A Ciclovia Baden Powell, com quase 1,7 km de extensão e 2,5 metros de largura, foi construída no canteiro central da avenida, no trecho entre as rotatórias com as vias Estados Unidos e São José dos Campos. A ciclovia é bidirecional e ao lado do espaço foi construído passeio, para a prática de caminhada ou corrida. A ciclovia recebeu iluminação fotovoltaica e lixeiras. Os investimentos foram da ordem de R$ 411 mil. A ciclovia integra o projeto “Cicloviva”.

A obra é resultado de um Termo de Compromisso Ambiental do hotel The Royal Palm Plaza, firmado com a secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A Avenida Baden Powell também foi recapeada e a sinalização viária revitalizada. Foram implantadas 173 placas de sinalização, entre regulamentação e advertência; e utilizados 1.600 m² de tinta nas cores branca e amarela para a sinalização de solo. A região recebeu acessibilidade.

Novos espaços
Mais três ciclovias estão no cronograma de obras do município: Barão Geraldo, Nova Aparecida e Taquaral / Theodureto.

A ciclovia de Barão Geraldo terá 2,1 km de extensão e ligará o Terminal Barão Geraldo até a portaria da moradia universitária, seguindo pela Luiz Vicentin e chegando à Avenida Santa Isabel.

Em Nova Aparecida serão construídos três trechos de ciclovias, que totalizam 2 km. Todos os trechos saem do Terminal Padre Anchieta. O Trecho 1 tem 1,3 km, entre as ruas Amantino de Freitas e Dom Augusto Álvaro da Silva. O Trecho 2 tem 345 metros, entre as vias São Hipólito e São Tomás de Aquino. E o Trecho 3, também com 345 metros, será entre a Avenida Papa João Paulo II e Rua São Matias.

Já a ciclovia Taquaral / Theodureto terá 1,6 km de extensão e será construída no canteiro central da Avenida Theodureto de Almeida Camargo, no trecho entre a Avenida Padre Almeida Garret e a Praça 25 de Abril.

“Elaboramos um Plano Cicloviário para o município, que tem um cronograma que está sendo seguido à risca”, revelou o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

Plano Cicloviário
O Plano Cicloviário contempla a implantação de 181,9 km de ciclovias. Os espaços serão construídos, preferencialmente, no canteiro central das vias. O Plano também abrange a construção de bicicletários em pontos estratégicos.

Diferentemente das ciclofaixas, as ciclovias são espaços totalmente segregados do tráfego comum, sendo mais seguras para os deslocamentos.

O Plano prevê quatro fases. Fase 1: previstos 16,3 km. Fase 2, 95,1 km. Fase 3, ligada à construção dos corredores do BRT, mais 13,7 km. E na fase 4, 52,4 km.

Fase 1
A Fase 1 do Plano Cicloviário contempla a Ciclovia Mackenzie, com 6,7 km, inaugurada em 6 de junho de 2015; a Ciclovia Norte-Sul, com 1,3 km, inaugurada em 4 de outubro de 2015; e a Ciclovia Baden Powell (1,6 km), inaugurada em 1º de maio de 2016.

Também contempla os trechos de Barão Geraldo, Taquaral / Theodureto e Nova Aparecida.

Por fim, está na Fase 1 do projeto a Ciclovia Washington Luiz, que terá 950 m.

Todos os detalhes sobre o Plano Cicloviário estão no site da Emdec, em www.emdec.com.br; dentro de Plano Cicloviário de Campinas 2014 – 2016.

 
Autor: Márcio Souza Última alteração em 02 de Maio de 2016 às 10:39

Fotos




Veja mais

 Trecho da rua Jorge Miguel Baida, no Melina I, terá bloqueio viário nesta terça-feira (16/12)

 Leilão: Pátio da Emdec recebe, nesta terça (16), visitação aos lotes que serão disputados

 Novas câmeras na Amgarten começam a registrar infrações, a partir de segunda (15/12)

 Emdec terá operação para Corrida 6K do Rosa, no domingo (14)

 Compras natalinas: linhas que atendem aos shoppings terão horários especiais

 Em 2025, cinco pontos receberam radares remanejados

 Linha 416 terá reforço na frota e novos horários aos finais de semana

 ‘Abrigo Amigo’ alcança 50 unidades, 2,5 mil acionamentos e sete ocorrências

 Tampinhas de Amor: árvore natalina reúne doações e recebe visitação

 Mais de 102 mil infrações por avanço de semáforo foram registradas em 2025

 Emdec interdita pista interna da Moraes Salles a partir das 22h desta quarta (10): obra da Sanasa

 Emdec realiza bloqueios viários para montagem de Vila Natalina na Praça Arautos da Paz

 Colaboradores da Emdec ajudam 250 famílias atendidas pelo Instituto Amor e Vida

 Comitiva de Osasco visita a Emdec e o novo CCO

 ‘Operação pela Vida’: recusar teste de bafômetro é infração de trânsito

 Últimos dias para eleger Motorista Nota 10; saiba como participar

 Emdec interdita pista interna da av. Moraes Salles a partir das 22h desta terça; veja desvios

 Ponto de ônibus na Buarque de Macedo terá implantação de piso de concreto

 Terceiro leilão de 2025 do Pátio da Emdec terá 384 lotes

 Avenida José Amgarten recebe câmeras para inibir condutas de risco

 Trecho da Norte-Sul terá bloqueio neste domingo e segunda-feira, dias 7 e 8 de dezembro

 Vestibular Vunesp: Terminal Central terá ônibus extras, no domingo e segunda (7 e 8/12)

 Emdec realiza operação de trânsito para 2ª Corrida Nossa Senhora da Conceição, no Centro

 Instabilidade afeta Fale Conosco Emdec 118, neste sábado (06/12), até às 12h

 Vias no Cambuí terão bloqueio viário no sábado e domingo (06 e 07 de dezembro)

 Prefeitura de Campinas lança edital de licitação do transporte coletivo

 17 blitze identificaram 511 condutas de risco: quase 23% por licenciamento vencido

 Parada de Natal na avenida Francisco Glicério bloqueia cruzamentos no Centro

 Linha 320 retoma operação no Real Parque e 324 terá trajeto otimizado

 Como fica o atendimento da Emdec no feriado de Nossa Senhora Imaculada Conceição

 Emdec faz operação de trânsito durante a festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

 Compras natalinas: Emdec reforçará frota em seis terminais

 Binário Bela Vista: Leonardo Da Vinci recebe semáforo para travessias

 Novas câmeras Amoreiras: uso de faixa exclusiva e retorno proibido lideram infrações

 Emdec realiza operação de trânsito para a 13ª Cantata “Natal, um grito de paz”

 Emdec bloqueia trecho da rua Alaíde Nascimento de Lemos na segunda (01/12)

 Votação popular para eleger Motorista Nota 10 começa nesta segunda (1º)

 Trajetos das linhas 350 e 358 mudam na região do Alphaville

 Trechos da avenida Suaçuna terão interdições no sábado e domingo (29 e 30/11)

 Emdec faz operação de trânsito no domingo (30/11) para a Corrida Histórica de Campinas

 ‘Black Friday’: 4 linhas terão horários especiais e 3 terminais vão contar com frota reserva

 Combate ao álcool no trânsito: 1ª blitz piloto Emdec/GM fiscaliza 276 condutores

 Emdec faz operação especial de trânsito e transporte para a chegada do Papai Noel

 Padre Anchieta terá entrega de antena corta-pipa e inspeção veicular ambiental no sábado (29)

 Emdec realiza operação de trânsito para corrida “Sunset EntreVerdes Run”, no sábado (29/11)

 Trecho da rua Professor Luís Rosa, na Vila Itapura, com bloqueio viário nesta quinta (27)

 Motociclistas e pedestres somam 87% das mortes em vias urbanas em 2025

 Emdec identifica quase 800 veículos ‘abandonados’ em 2025

 Trecho da rua Frei Manoel da Ressurreição, no Guanabara, terá bloqueio viário nesta quarta (26)

 Entenda o que muda na fiscalização de ciclomotores, a partir de janeiro



Página 1 de 233

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia