Notícias

ver todas
Emdec leva ações educativas a 18 escolas de Campinas



A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está mobilizando seus educadores e Agentes da Mobilidade Urbana que atuam especificamente com educação de trânsito para ações educativas em 18 escolas do município entre os dias 4 de fevereiro e 15 de março, neste período de volta às aulas. Os trabalhos estão focados em unidades de ensino públicas e particulares das regiões do Campo Grande e Ouro Verde, que sofrem impacto viário devido às obras de implantação do futuro Sistema BRT (Bus Rapid Transit, transporte rápido por ônibus).

As iniciativas ocorrem das 8h30 às 11h e/ou das 13h30 às 15h30, norteadas pela Campanha VIVA, que divulga regras de circulação para pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e motoristas, destacando especialmente as travessias seguras. A Emdec passa orientações sobre o gesto que pode ser feito pelos pedestres aos motoristas antes de atravessarem na faixa. Se ela não tiver semáforo, a pessoa deve se posicionar com segurança na calçada, virada para os veículos, e estender o braço em direção à rua, com a mão aberta, sinalizando sua intenção de atravessar. É fundamental fazer contato visual com os motoristas e esperar eles pararem antes de pôr os pés na rua.

Nas escolas, os educadores e agentes também fornecem materiais da VIVA e reforçam os seguintes tópicos junto a pais/responsáveis, alunos, transportadores, pedestres e motoristas em geral:

- Sempre atravessar na faixa de pedestres, olhando para os dois lados para fazer a travessia;
- Não parar em fila dupla e embarcar e desembarcar pelo lado da calçada;
- Respeitar a sinalização e reduzir a velocidade do veículo ao se aproximar das escolas;
- Transportar as crianças obrigatoriamente no banco de trás, usando bebê conforto, cadeirinha, assento elevatório ou cinto, dependendo da idade;
- Contratar apenas transporte escolar devidamente regularizado, com selo da Emdec;
- Usar o cinto de segurança, inclusive nas vans escolares;
- Transportar a criança em motocicleta apenas se tiver a partir de sete anos, puder alcançar o pedal e abraçar o motociclista, além de usar capacete apropriado para a idade.

Além disso, são divulgadas informações sobre as mudanças da circulação e pontos de conflito no trânsito devido às obras do BRT.

A Emdec também publicou nas redes sociais o vídeo abaixo, com dicas de segurança passadas pelo Agente da Mobilidade Urbana João Pereira:



Próximas escolas visitadas

As próximas instituições de ensino que receberão os educadores e agentes são as seguintes:

06/02: Instituto Educacional Colégio Raphael Di Santo
07/02: Colégio Anglo Parque Industrial
11/02: EE Professor Alberto Martins
12/02: EE Professora Consuelo Freire Brandão
13/02: EE Washington José de Lacerda Ortiz
14/02: EE Vitor Meirelles
15/02: EMEF Professora Geny Rodriguez
18/02: EE Professor Wilson Brandão Tóffano
19/02 e 20/02: EMEF Professor Vicente Ráo
21/02 e 22/02: EE Professora Conceição Ribeiro
25/02 e 26/02: EE Professor Benevenuto Torres
Março, a confirmar: CEI Nave-Mãe Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti
Março, a confirmar: CEI Nave-Mãe Mayara Masson Christofoletti
Março, a confirmar: CEI Gasparzinho
Março, a confirmar: EE Professor Carlos Lencastre
Março, a confirmar: EE Professora Glória Aparecida Rosa Viana
Março, a confirmar: EE Elvira de Pardo Meo Muraro

Além dessas abordagens educativas, a Emdec realiza entre os dias 21 de janeiro e 18 de fevereiro a Operação Volta às Aulas 2019, no entorno de unidades de ensino com grande circulação de pedestres e veículos. São 14 escolas e universidades, em que os Agentes da Mobilidade Urbana orientam os munícipes, organizam e fiscalizam o trânsito, para garantir a segurança e fluidez.

Nestas ações, os agentes fazem reservas de vagas com cavaletes, para impedir que veículos estacionem em certos locais, abrindo, assim, mais uma faixa de rolamento para a circulação; auxiliam a travessia na faixa de pedestres; resguardam e agilizam o embarque/desembarque; e coíbem a parada em fila dupla e o fechamento de cruzamentos.

Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 06 de Fevereiro de 2019 às 17:27