Benefício essencial para o deslocamento das pessoas com deficiência ou com restrição de mobilidade, o PAI-Serviço registrou quase 20% de cancelamentos das viagens programadas neste ano, por parte dos usuários. A prática prejudica quem depende do serviço, já que nem sempre há tempo hábil para que a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realize a reprogramação das viagens canceladas.
Até novembro de 2025, 31,6 mil das 162,3 mil viagens solicitadas no período foram canceladas pelos usuários – 19,5%. A média é de 2,9 mil cancelamentos por mês.
“Nosso apelo é para que os usuários pratiquem o senso coletivo, respeitando as regras do serviço e realizando os cancelamentos com antecedência. Assim, a Emdec consegue reprogramar os roteiros para atender outros usuários que também solicitaram o transporte”, explica o coordenador de Supervisão e Operação de Transporte Inclusivo, Marcos Luiz Martins.
Do total de viagens solicitadas no período, apenas 5,3 mil foram indeferidas em razão da elevada demanda registrada, em comparação com a capacidade operacional disponível para atendimento integral.
Foram quase 117,8 mil viagens confirmadas em 2025. Atualmente, o PAI-Serviço conta com 2.531 usuários cadastrados: 1.354 homens (53,50%); e 1.177 mulheres (46,50%).
Cancelamentos devem ser informados no dia anterior
Caso o usuário precise cancelar o agendamento, deve informar, pelos canais de atendimento da Emdec, até as 17h do dia anterior à viagem agendada. A regra está descrita na Resolução Nº 139/2024.
Quando essa regra não é cumprida, a prática é considerada uma infração e podem ser aplicadas, a critério da Emdec, as penalidades previstas no Decreto Municipal nº 15.570/2006: advertência verbal na primeira infração; suspensão da utilização do serviço por sete dias na primeira reincidência; por 30 dias na segunda reincidência; e por 90 dias nas demais reincidências. O regramento também classifica como infração quando o usuário não se apresenta para a viagem agendada sem realizar o devido cancelamento.
Como solicitar o PAI-Serviço
O PAI-Serviço conta com 55 vans adaptadas. Os veículos comportam cadeiras de rodas e assentos convencionais para usuários que utilizam andador ou viajam como acompanhantes. As viagens ocorrem de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h; e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h.
Podem se cadastrar para utilizar o serviço pessoas com deficiência física ou restrição severa de mobilidade. Basta preencher formulário disponível no site www.emdec.com.br/pai. O usuário deverá passar por avaliação médica para caracterização da deficiência.
O formulário e documentos necessários devem ser enviados à Emdec pelos Correios (rua Antônio Manoel, 50, Vila Industrial, CEP 13035-280) ou entregues em um dos postos do Agiliza Campinas; ou em formato digital pelo Fale Conosco Emdec Web, ou via aplicativo “Emdec”. Também é possível entregar nos postos do Agiliza Campinas, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Agendamento das viagens
Após a aprovação do cadastro, o usuário deve agendar as viagens pelo Fale Conosco 118 (Opção 2), de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h, de acordo com cronograma disponível no endereço www.emdec.com.br/pai. Também é possível solicitar o agendamento pelo aplicativo, Whatsapp (19 3731-2910) ou chatbot da Emdec. Nos dois últimos casos, basta selecionar a opção “Falar com atendente”.
Os agendamentos devem ser confirmados pelos canais digitais da Emdec, a partir das 16h do dia anterior. Basta informar o código de usuário e o protocolo da solicitação. Não é preciso falar com um atendente. A confirmação também pode ser feita na página Consulta de agendamentos do PAI-Serviço.