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Óbitos em vias urbanas caem 43% em janeiro, na comparação com o ano passado



O número preliminar de mortes no trânsito registrado em vias urbanas de Campinas, em janeiro de 2024, é 43% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Foram quatro óbitos registrados neste ano e sete em janeiro de 2023. O número também é 56% menor do que o registrado em dezembro de 2023 (nove óbitos). Os dados são preliminares e compõem o Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito, desenvolvido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).


Quando se considera a soma dos óbitos em vias urbanas e rodovias, também houve queda. Foram nove óbitos registrados em janeiro de 2024 e 11 no mesmo mês do ano anterior – uma queda de 18%. Em relação ao mês de dezembro, quando foram registrados 18 óbitos, a redução foi de 50%.


Os números de óbitos registrados em janeiro serão atualizados nos painéis instalados na avenida John Boyd Dunlop (JBD), na altura do Terminal BRT Satélite Íris; e na Praça Luiz Signorelli, na Delphino Cintra. As instalações buscam alertar a população do compromisso de rever comportamentos no trânsito e salvar vidas; e contam com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e da Vital Strategies. 

 

Atropelamentos têm maioria dos óbitos 

Usuários mais vulneráveis no trânsito, os pedestres somaram duas vidas perdidas em janeiro (50% do total). O número é 33% menor do que o registrado em dezembro (três óbitos). Em janeiro de 2023, não houve óbitos.

 

Também houve o registro de um óbito cada (25% do total) entre os motociclistas ou garupas e ocupantes de demais veículos. O número é, respectivamente, 75% e 67% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando morreram quatro motociclistas e três ocupantes de demais veículos. Em janeiro deste ano, nenhum ciclista morreu nas vias urbanas.

 

Atualização dos óbitos registrados em 2023

Os dados mais recentes apontam aumento de cerca de 5,3% no número de óbitos em 2023, em vias urbanas e rodovias. Foram 159 óbitos em 2023 e 151 no ano anterior. Entre os 159 casos, 78 foram registrados em vias urbanas, 80 em rodovias e um caso em não foi possível identificar o local do sinistro (acidente).

 

Do total de 78 vidas perdidas em vias urbanas em 2023, 35 (44,9%) eram motociclistas ou garupas. Os pedestres representaram 37,2% dos óbitos no eixo urbano, com 29 óbitos. Nove ocupantes de demais veículos (11,5%) e cinco ciclistas (6,4%) também perderam a vida nas vias de Campinas.

 

Os dados do boletim são preliminares e podem apresentar alterações, uma vez que a Emdec considera como vítima fatal quem morre em razão das lesões decorrentes de acidentes de trânsito a partir do momento do acidente até 180 dias após sua ocorrência. O último balanço divulgado pela Emdec apontava 160 vidas perdidas em vias urbanas e rodovias, mas houve a constatação de que um dos óbitos não era motivado por sinistro de trânsito.

 

Esforços para salvar vidas no trânsito

Os esforços realizados pela Administração municipal para salvar vidas no trânsito são contínuos. Com o lançamento do Plano de Segurança Viária (PSV), em meados de fevereiro, o município estabeleceu seis eixos de atuação para reduzir mortes e lesões nas vias urbanas e rodovias: gestão e coordenação; mobilidade e vias seguras; fiscalização; dados e evidências; comunicação e educação; e atendimento às vítimas.

 

A meta do PSV prevê que, em 2032, a taxa de fatalidade no trânsito de Campinas deverá ser igual ou menor a 3,38 mortes por 100 mil habitantes, o que equivaleria a 903 vidas salvas em 10 anos.  

 

Entre janeiro e fevereiro de 2024, a Emdec já promoveu mais de 50 ações educativas, que mobilizaram mais de 3,8 mil pessoas. No eixo de fiscalização, foram 28 operações integradas, em parceria com a Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal, que resultaram em 762 autuações.

 

Entre as ações do eixo mobilidade e vias seguras, estão as frentes de reforço da sinalização viária. Foram 39,8 mil metros quadrados de sinalização horizontal; 1,2 mil placas instaladas; 101 rampas de acessibilidade implantadas. Além disso, estão em andamento obras de requalificação na avenida Campos Sales e rua José Paulino, que promovem a mobilidade ativa e priorizam o deslocamento dos pedestres. Na Campos Sales, por exemplo, houve alargamento dos passeios e implantação de ciclofaixa.

 

Acesse a íntegra do Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito

Autor: Ângela Silva Última alteração em 11 de Março de 2024 às 08:42