Notícias

ver todas
Emdec revitaliza sinalização em 60 cruzamentos com material mais resistente

Ruas e avenidas de 14 regiões do município tiveram a sinalização horizontal revitalizada com a utilização de uma tinta especial de alta durabilidade. Iniciado no primeiro semestre, o projeto é executado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e já contemplou cerca de 60 cruzamentos. No total, foram demarcadas 170 faixas de pedestres e 14 lombadas. 

Conhecida como extrudado, a tinta é constituída de plástico a frio a base de resinas reativas e tem como benefícios maior visibilidade e durabilidade. Além disso, o material é ideal para condições climáticas adversas. 

“Esse material de alta durabilidade diminui a frequência de manutenções por desgaste. Além de otimizar o nosso trabalho, garante mais segurança na circulação de pedestres e motoristas. De forma complementar, realizamos as campanhas de conscientização, como a VIVA, para orientar a população sobre o respeito às faixas de travessia”, explica o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.     

Os cruzamentos que tiveram a sinalização reforçada por meio do método são locais com alto fluxo de veículos. Algumas vias são pavimentadas com paralelepípedos, material que dificulta a absorção das tintas comumente utilizadas na sinalização de solo. A tecnologia utilizada também tem como vantagem a aderência em pisos irregulares, como os paralelepípedos. 

A Emdec realiza, de forma periódica e constante, a manutenção da sinalização viária, tanto vertical (placas), como também horizontal (pintura de solo) do município. Todo cidadão tem o direito de solicitar a adequada sinalização de trânsito, diretamente para a Emdec, pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Também pelo site da Emdec, na seção “Fale Conosco”.

Principais regiões contempladas 
- Amarais
- Cambuí
- Castelo
- Centro
- Chácara da Barra
- Jardim Campos Elíseos
- Jardim Chapadão
- Jardim Guanabara
- Jardim dos Oliveiras
- Ponte Preta
- Sousas
- Taquaral
- Vila João Jorge 
- Vila Industrial
 

 

Autor: Ângela Silva