Quem pretende antecipar a folia neste final de semana pode optar pelo transporte público coletivo para acessar os blocos carnavalescos. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) determinou que os operadores disponibilizem frota reserva nos terminais Central, Barão Geraldo e Mercado, neste sábado (07/02) e no domingo (08/02).
No Terminal Central, estarão disponíveis para acionamento da fiscalização cinco veículos no sábado (entre 11h e 21h30) e oito no domingo (entre 12h e 0h). No Terminal Mercado, serão dois ônibus extras no sábado, entre 11h e 21h30, para atender possível aumento da demanda. E no Terminal Barão Geraldo, que tradicionalmente recebe alto número de foliões, poderão ser acionados 14 veículos no domingo, entre 19h e 23h.
Agentes da mobilidade urbana, que atuam na fiscalização do transporte público, vão monitorar a demanda de usuários nos terminais e acionar os veículos reserva, se necessário. Em geral, a frota extra é acionada nos períodos próximos ao encerramento dos eventos carnavalescos, em função da concentração dos foliões para retornar aos locais de origem.
Corujão atende usuários na madrugada
Os foliões também contam com as linhas do “Corujão”, que atendem usuários na madrugada, das 0h às 5h, conectando o Terminal Mercado a bairros da cidade.
Confira as linhas do Corujão:
179 – Jardim São Domingos / Terminal Mercado I (Eixo Santos Dumont)
199 – Vida Nova / Terminal Mercado I (Eixo Ouro Verde)
289 – Itajaí IV / Term. Mercado I (Eixo Campo Grande)
299 – Nova Aparecida (Eixo Lix da Cunha)
309 – Parque Cidade / Terminal Mercado I (Eixo Amarais)
339 – Cidade Universitária / Terminal Mercado I (Eixo Barão Geraldo)
399 – Joaquim Egídio / Terminal Mercado I (Eixo Sousas)
489 – Parque Jambeiro / Terminal Mercado I (Eixo Washington Luís)
Se beber, não dirija: transporte público é opção
Para quem tem a bebida como integrante da folia, o uso do transporte público coletivo é uma das opções para circular com responsabilidade e evitar sinistros envolvendo álcool e direção. Se optar pelo transporte individual, a Emdec orienta que os ocupantes se revezem como motoristas da rodada ou utilizem transporte por aplicativo.
Entre as 76 vidas perdidas em vias urbanas em 2025, 43 casos foram analisados e o álcool associado à direção permanece como o fator de risco que mais matou, superando o excesso de velocidade. Foram 15 sinistros fatais ou 35% do total de casos analisados.
Linhas 246, 351 e 357 têm mudanças na operação
A partir do monitoramento da demanda, a Emdec também programou mudanças na operação das linhas 246 (Bela Aliança), 351 e 357 (PUCC). A partir deste sábado (07/02), a 246 deixa de operar aos finais de semana. A 351 e a 357 terão reforço na frota em dias úteis, a partir de segunda (09/02).
A frota da 351 será ampliada de três para quatro veículos. E a da 357 será ampliada de dois para três veículos.
Consulte sua linha
Quem usa o transporte público pode consultar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e que ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa. Horários e itinerários das linhas também podem ser consultados no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site; aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.