Conversão proibida e transposição irregular somaram mais de 8,7 mil infrações em 2025

Entre as situações de desrespeito à sinalização de trânsito que mais comprometem a segurança, a conversão proibida e a transposição irregular de pista somaram mais de 8,7 mil infrações expedidas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) entre janeiro e agosto de 2025. O comportamento pode causar sinistros (acidentes), como mostram imagens flagradas pela fiscalização remota (videomonitoramento) do Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO).
Os dados consideram as autuações expedidas (após o período de defesa prévia). As infrações são identificadas em campo pelos agentes da mobilidade urbana e, também, por meio da fiscalização remota por videomonitoramento, realizada no CCO.
Foram 7.556 infrações expedidas por transposição irregular de pista, 1.106 por conversão proibida à esquerda e 107 por conversão proibida à direita. O número total é quase 86% maior do que as 4,7 mil infrações identificadas no mesmo período de 2024. Ao longo de todo o ano passado, foram mais de 7,6 mil infrações desse tipo.
A alta é explicada pela expansão das câmeras de monitoramento, estratégia adotada pela Emdec para coibir os comportamentos de risco que geram acidentes. Entre dezembro de 2024 e junho de 2025, quatro novos pontos de fiscalização remota foram ativados pela Emdec.
Entre os pontos que contam com câmeras de fiscalização remota, o cruzamento da avenida Dr. Moraes Salles com a rua Irmã Serafina é o que mais registra o comportamento irregular de transposição de pista. O comportamento também é observado no cruzamento das avenidas Amoreiras e Prefeito Faria Lima, na região do São Bernardo, ponto ativado em junho.
Clique na imagem para assistir aos flagrantes
Desrespeito à sinalização causou 10 sinistros fatais entre 2024 e 2025
O desrespeito à sinalização regulamentada (de solo ou placas), fator de risco onde entram as situações de conversão proibida e transposição irregular de pista, causou 10 sinistros fatais em vias urbanas entre 2024 e 2025. Até agosto deste ano, quando foram registrados 47 óbitos em vias urbanas, 30 casos foram analisados e cinco (17%) estavam relacionados ao comportamento de risco.
Em 2024, quando foram analisados 61 sinistros fatais em vias urbanas, o desrespeito à sinalização foi responsável por cinco casos (8,2%).
Infrações são médias e graves
As situações estão previstas nos artigos 185 e 207 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Deixar de manter o veículo na faixa destinada a ele pela sinalização regulamentada (exceto em situações de emergência) é infração média, com multa no valor de R$ 130,16. E executar operação de conversão à direita ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização é infração grave, com multa no valor de R$ 195,23.
Como acionar a Emdec
Para solicitar fiscalização em pontos recorrentes de infração, a população conta com o telefone 118, que funciona 24 horas. Também é possível utilizar os canais digitais WhatsApp (19 3731-2910) e chatbot da Emdec, disponível na página inicial, selecionando a opção “Falar com atendente”. A população conta ainda com o Fale Conosco Web e o aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store, para formalizar assuntos relacionados à fiscalização.