Notícias

ver todas
Emdec implanta 150 rampas de acessibilidade no 1º trimestre de 2024



Promover circulação acessível, igualitária e segura para todos os atores do trânsito, incluindo as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Com esse objetivo, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) alcançou, no primeiro trimestre de 2024, 150 rampas de acessibilidade implantadas em diversas regiões da cidade. Ao longo de 2023, foram 456 rampas executadas.

No balanço parcial do mês de abril, foram mais 27 rampas implantadas. Entre os bairros contemplados mais recentemente estão a Vila Pompeia, o Jardim Conceição, o Padre Anchieta, a Vila Costa e Silva, o Jardim Aeronave e o Campos Elíseos.


As implantações atendem a solicitações da população, nos canais de atendimento da Emdec e da Prefeitura, por meio da Ouvidoria Municipal. Após receber os pedidos, as equipes técnicas da Emdec realizam vistorias nos locais e elaboram os projetos. O prazo entre a solicitação, o desenvolvimento do projeto e a implantação gira em torno de 30 dias.


Em geral, as rampas são implantadas no entorno de polos geradores de tráfego, tais como instituições de ensino, postos de saúde e praças públicas.

Sinalização viária: 1,6 mil placas implantadas em 2024

O trabalho de reforço da sinalização viária, que promove mais segurança na circulação, realizado pela Emdec de forma permanente, alcançou, entre janeiro e março deste ano, 1.596 placas instaladas e 55,7 mil metros quadrados de sinalização horizontal.  Ao longo de 2023, foram quase 213 mil metros quadrados de sinalização horizontal e 7,6 mil placas (sinalização vertical).

 

As ações abrangem a sinalização de faixas de pedestres, parada obrigatória (PARE), lombadas, linhas de retenção e contínuas. O objetivo principal é garantir que condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres se desloquem com segurança; além de prevenir sinistros (acidentes).

 

Como solicitar  

Para solicitar a adequada sinalização de trânsito e implantação de equipamentos de segurança viária, a população pode utilizar os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD. A Emdec analisa a necessidade, do ponto de vista da segurança viária, e a viabilidade técnica do pedido.  

Autor: Ângela Silva Última alteração em 29 de Abril de 2024 às 11:46