MAIO AMARELO CAMPINAS

#MaioAmareloCPS

#MinhaEscolhaFazADiferença

 

O QUE É?

Maio Amarelo é um movimento criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária que tem o intuito de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Sua principal missão é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar a sociedade em torno do tema. Atualmente, o movimento se expandiu para todos os estados brasileiros e alguns países da América e outros continentes. Em Campinas ele é encabeçado pela EMDEC, Secretarias de Transportes e Saúde do Munícipio de Campinas e do Projeto Vida no Trânsito.

O amarelo é o sinal de alerta no trânsito e o laço segue a proposta de conscientização idealizada também pelos movimentos do Outubro Rosa e Novembro Azul.

Img

DÉCADA

De 2011 a 2020 foi definida pela ONU a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. Segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2009, cerca de 1,25 milhão de mortes por acidente ocorreram em 178 países. Outros 50 milhões ficaram com sequelas. Acidentes que podiam ser evitados com um simples remédio: prudência.

MOVIMENTO MAIO AMARELO

Objetivo

Mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema e engajar-se em ações de conscientização sobre segurança no trânsito e cultura de paz.

Por que Maio?

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Naç ões Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011.Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo

Por que Amarelo?

A cor amarela foi escolhida para ser a cor de advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

Por que o Laço?

O laço, o símbolo do Movimento, é sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar. O laço já representa inúmeros movimentos. A cor é que os diferencia, mas sempre serve de alerta a sociedade sobre um tema que precisa de toda atenção.

PROPOSTAS PARA 2017

1 | Ampliar a participação dos parceiros antigos e integrar novos.

2 | Realizar pelo menos 01 atividade por dia durante todo o mês de maio.

3 | Fortalecer o Movimento Maio Amarelo Integrar datas comemorativas.

EMPRESAS QUE APOIAM O MOVIMENTO