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Viva Bike Campinas chega a Barão Geraldo

 

O Viva Bike Campinas, sistema inédito de locação de bicicletas para o transporte público, inaugura mais duas estações neste sábado, dia 29 de setembro. Os novos bicicletários vão começar a funcionar no distrito de Barão Geraldo, onde há uma grande demanda de usuários.

Uma estação será na Praça Henfil (próximo Bandejão Unicamp) e a outra na Praça 31 de Dezembro (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira/Terminal Barão Geraldo – próximo ao Banco do Brasil). As próximas estações deverão ser construídas na região do Centro de Campinas.

O secretário de Transportes, André Aranha Ribeiro, presidente da EMDEC, disse que com estas inaugurações em Barão Geraldo, o sistema de locação de bicicletas, começa a cumprir o seu papel de transporte público, pois estabelece uma integração do distrito de Barão Geraldo com o bairro Taquaral, onde duas estações já funcionam desde o sábado passado, dia 22 de setembro, na Lagoa do Taquaral (Avenida Heitor Penteado - portões 1 e 7).

Segundo Aranha, a ideia é de ampliar as opções de transporte com bikes em curtos trajetos, que representem no máximo 30 minutos de pedaladas entre uma estação e outra para que haja uma rede integrada. “A expectativa é de uma adesão ainda maior com as estações de Barão Geraldo e ampliar o leque de opções aos usuários deste tipo de modal, garantindo a Campinas um transporte público sustentável”, disse Aranha.

O estudante universitário de Filosofia e Pedagogia na Unicamp, Rafael Martins, disse que já utiliza a bicicleta como meio de transporte em Barão Geraldo e aprovou a implantação do sistema de locação. “Incentivar o uso da bicicleta é fundamental. Uso bike porque penso em minha saúde e também na saúde do planeta”, disse. “Apesar de já ter uma bicicleta própria, vou me cadastrar no sistema como forma complementar e até economizar em transporte para outros bairros”, disse.

Além do Taquaral e de Barão Geraldo, novas estações serão abertas até o final de outubro para os usuários em mais quatro áreas: Terminal Central, Amarais, Sousas e Aparecidinha. Estas áreas foram selecionadas em função de já existir deslocamentos significativos de ciclistas na cidade.

Em cada área deverão ser instaladas pelo menos três estações com dez bikes. Nesta fase inicial, o projeto Viva Bike Campinas contará com 200 bicicletas e a expectativa é de chegar a 6 mil bicicletas quando o sistema estiver completamente instalado na cidade, após o período de seis meses de experiência.

Os deslocamentos de bikes deverão ser feitos por vias locais, sem ciclovias e com indicações de rota, como foi implantado inicialmente na Europa e Estados Unidos. Futuramente, as ciclovias e as ciclofaixas a serem implantadas no Plano Cicloviário deverão contar com este tipo de serviço de aluguel de bikes.

ADESÃO
Antes de completar três dias de inauguração, o Viva Bike Campinas atingiu a marca de 1 mil cadastros. Isto aconteceu  às 19h30 desta segunda-feira, dia 24 de setembro. Com isto, o sistema manteve a média de 15 inscrições por hora.

Para se cadastrar os ciclistas deverão fornecer informações pessoais e preencher um termo de responsabilidade, aceitando as regras da locação e as condições de seguro obrigatório contra possíveis acidentes.

O cadastro deverá ser feito via internet , no site www.brasilemovimento.com.br- da Brasil e Movimento, empresa credenciada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) para fornecer as bikes e operar o sistema.

O ciclista cadastrado receberá, entre dois e dez dias, o seu cartão Viva Bike Campinas, que vai permitir a locação.  Com o cartão, o ciclista poderá destravar bicicletas durante seis meses.
As primeiras pessoas cadastradas começaram a receber os cartões, via portador, pois continua na cidade a greve dos funcionários do Correios & Telégrafos.

A pessoa cadastrada terá o direito de utilizar o sistema todas as vezes que precisar por dia, em intervalos de meia hora, porém com um tempo de espera de 15 minutos entre um uso e outro.
Quando receber o cartão, a pessoa deverá ativar o cartão no site www.brasilemovimento.com.br. Porém, o ciclista deverá pagar R$ 40,00 via cartão de crédito, de débito ou através de um boleto que pode ser impresso no site. Isto significará um custo de R$ 0,20 por dia para pedalar sem limites.

Há necessidade também do pagamento de uma taxa de R$ 10,00 do seguro obrigatório contra acidentes. Vale lembrar que os primeiros mil usuários que se cadastrarem tiveram um desconto especial e vão pagar R$ 6,00 para utilizar o sistema durante seis meses.

Nos casos de emergências e dúvidas, as pessoas poderão ligar para 0800 702 4170 (atendimento pessoal: das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira, demais horários e dias da semana o atendimento será eletrônico).

EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
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