22 de Janeiro de 2018 - Campinas/SP
Página Principal  / Semana Municipal de Trânsito  / Semutran 2015

Semana Municipal de Trânsito

ver todas
Semutran 2015

 

Semutran | Mini Cidade de Trânsito | Vídeo-Conferência | Check-up Moto & Vida | PARTY | Seminário de Educação | Rodada da Consciência no Trânsito | Passeio Ciclístico e Caminhada | Jornada "Na Cidade Sem Meu Carro" | Intervenção urbana | Dia do Agente | Campanha para Pedestre | Oficina do Plano Diretor Apoiadores

 

A Emdec realizou um mês de atividades de conscientização e educação para a programação da Semana Municipal do Trânsito, de 31 de agosto a 30 de setembro. O objetivo da campanha anual foi levar informações à população sobre a urgência de mudança de comportamento frente ao volante e o respeito ao pedestre. Entre as atividades, mini cidade de trânsito, moto check-up, seminário, passeios ciclísticos e caminhadas, instalações urbanas, ações culturais e artísticas. Veja programação abaixo.

Seguindo a orientação da campanha nacional do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), sob o mote “Seja você a mudança no trânsito”, as atividades da Semutran colocaram o foco no respeito ao pedestre e buscaram promover a educação e as gentilezas entre motoristas, motociclistas, ciclistas, caminhantes e pessoas com mobilidade reduzida para diminuir o número de mortes e acidentes nas nossas vias.
 
O lema adotado pela Gerência foi "Educação no Trânsito é Cidadania".  É preciso conscientizarmo-nos que no universo da mobilidade urbana, todos somos pedestres quando não estamos na condição de motoristas ou passageiros nos veículos. O respeito ao pedestre então deveria ser uma atitude óbvia, mas a realidade diz o contrário. Um terço das mortes no trânsito em Campinas, em 2014, foi por atropelamento. Foram 96 vítimas fatais, sendo 32  pedestres; 39 eram ocupantes de motocicletas e 25 eram ocupantes dos demais veículos. 

De acordo com pesquisas da Emdec, a principal vítima de trânsito são homens jovens e motociclistas. Das pessoas vitimadas no trânsito em 2014, 38 (39,6%) tinham entre 18 e 35 anos. As vítimas fatais aumentam nas faixas etárias dos 48 a 53, 54 a 59 e na faixa etária maiores de 78 anos.
 
 

## voltar ##



De 31/8 a 5/9 - Praça de Esportes Primavera, à Rua Aimorés, 395 - Vila Costa e Silva

>> Veja galeria de fotos.


Projeto Na Pista Certa, em parceria com a Fundação Mapfre, ofereceu mini cidade de trânsito e teatro de fantoches para crianças das escolas municipais de 31 de agosto a 4 de setembro. O dia 5 foi dedicado ao público em geral. A atividade aconteceu na Praça de Esportes Primavera, na Vila Costa e Silva, à Rua Aimorés, 395.

As atividades visam estimular as crianças a adotarem comportamentos e atitudes responsáveis e cívicas em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre, do ciclista, etc. Também iniciaram os participantes no conhecimento da sinalização viária e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas. Além disso, informa e conscientiza sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, abordando temas como emissão de gases poluentes, poluição sonora etc.

 

>> Confira o material publicitário.

 

 

## voltar ##

 

VÍDEO-CONFERÊNCIA
01/09 - A partir das 14h -


A chefe do Departamento de Programas de Educação da Emdec, Débora Damasco, participou de uma vídeo conferência realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. Sua palestra vai tratar dos esforços de Campinas para levar conscientização e educação para crianças, jovens, adultos e idosos em relação a atitudes prudentes e seguras na direção ou como pedestres. Levar o conhecimento de que o uso do cinto, atravessar na faixa, não beber e dirigir ou obedecer as regras de trânsito podem impactar na redução de acidentes, mortalidade e sequelados nos hospitais.

Débora Damasco representa também o Observatório Municipal de Trânsito, instância que agrega diversos órgãos e secretariais relacionados à segurança, mobilidade, educação e saúde de Campinas.

 

 

## voltar ##

 

 


15 e 29/09 - 13h - HC da Unicamp

Programa de conscientização de jovens do ensino médio sobre prevenção ao uso de álcool e drogas e o trauma. Aconteceu na Unicamp, com alunos da Escola Estadual Milton Pimenta Neves, Vila Aeroporto, Região do Ouro Verde.

PARTY (sigla em inglês para Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude) é uma iniciativa voltada para jovens do 2º e 3º anos do Ensino Médio visitam UTIs e enfermarias de ortopedia do Hospital de Clínicas da Unicamp. Iniciado no Canadá, o trabalho é realizado em Campinas pela Emdec em parceria com a Liga do Trauma do HC da Unicamp, SAMU, Centro de Referência em Reabilitação, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Secretaria Municipal de Saúde e outros parceiros.

Além de visitar as enfermarias, os jovens conversam com pacientes vítimas de acidentes (traumas) de trânsito e assistem as palestras educativas que os orientam sobre os riscos da imprudência no trânsito.

>> Veja galeria de fotos: Dia 15 e Dia 29.

 

 

## voltar ##
 
 


30/09 - No Centro de Convivência - 10h30 às 13h30

A equipe da Gerência de Educação e Cidadania e o Departamento de Atendimento à Comunidade (DAC) distribuíram materiais educativos para motociclistas no Centro da cidade e bolsões de motos.

>> Veja galeria de fotos.

 

 

 

 

## voltar ##

 

 


17 e 18/09, 24 e 25 - Bares de Campinas - A partir das 18h


Campanha nos bares de Campinas para conscientização dos motoristas sobre a combinação fatal de álcool e direção. Os educadores da Emdec aboradaram os consumidores dos bares para eleger o motorista da rodada,  o responsável por levar os amigos que tomaram bebida alcoólica de volta para casa ao final do encontro. A maioria dos acidentes de trânsito com vítima fatal atinge jovens, entre 18 e 35 anos, motociclistas, no final de semana, depois das 18h. 

Foram realizadas simulações de testes de alcoolemia com os voluntários e também distribuídos materiais educativos sobre prudência na direção.

A Emdec desenvolveu um prisma com os contatos dos taxistas de campinas, que serão colocados nos carros estacionados em torno dos bares e uma bolacha porta-copos com mensagens alusivas à campanha. Bolachas vermelhas trarão mensagens de alerta para os motoristas que beberem para que não dirijam e voltem de carona ou de táxi para casa. Também serão distribuídas bolachas verdes, que marcarão o motorista da rodada, responsável pelos amigos.

>> Veja galeria de fotos do dia 17 e do dia 18.

 

 

 

Campanha de segurança no trânsito
19 e 20 de setembro - das 8h as 12h

Campanha de segurança no trânsito em parceria coma Rota das Bandeiras e CCR Autoban com apresentação de teatro, serviços de saúde como aferição de pressão e teste de hepatite e abordagens educativas com entrega de material sobre segurança no trânsito. 

  

 

 

## voltar ##

 

 


20/09 - Concentração na Arautos da Paz - às 8h
 

Passeio Ciclístico e Caminhada pela Paz no Trânsito. Com partida da Praça Arautos da Paz, o percurso da Caminhada foi em torno da Lagoa do Taquaral e com partida e chegada na Praça Arautos da Paz.


O Passeio Ciclístico fez também o percurso pela Norte-Sul até a Rua Carlos Stevenson retornando para a largada, na Praça Arautos da Paz.

Os primeiros 500 inscritos receberam de brinde uma camiseta do evento.

Foram arrecadados cerca de meia tonelada de alimento não perecível para o Banco de Alimentos.

 

>> Galeria de fotos. 

 

 

 

## voltar ##

 



22/09 - Na sede da Emdec 

Lançamento da página Vamos Juntos Emdec!, no facebook, para que os colaboradores promovam caronas para ir e vir do trabalho.

A Jornada Internacional já existe há 15 anos. Foi lançada em países europeus em setembro de 2000 e tem sido lembrada anualmente para incentivar as pessoas a reduzir o uso do veículo individual motorizado, optando por transporte público ou outros tipos de transporte não motorizados, com vista a reduzir as emissões de gases poluentes dos veículos. Também é um momento de reflexão sobre o planejamento urbano e uso de formas alternativas e mais sustentáveis de organização das cidades.

 

## voltar ##




22 e 23/09 - Na Unicamp - a partir das 9h

 
Intervenção urbana “Álcool e Direção: combinação fatal” e abordagem educativa aos universitários e funcionários da Unicamp. A Emdec, em parceria com a Rota das Bandeiras e a Prefeitura do Campus, realizou uma simulação de acidente de trânsito com vítima para chamar a atenção da comunidade, principalmente jovens, sobre o perigo de beber e dirigir.

A equipe de Educação da Emdec também levou o projeto Teatro de Fantoches e o A gente Aprende, Agente Ensina para as escolas da Unicamp. O objetivo é sempre levar consciência sobre comportamento seguro no trânsito desde a infância.

Foram atendidas 200 crianças por dia, em média 50 crianças por sessão do Teatro de Fantoche.

 

## voltar ##

 

 


23 a 25/09 - Na Sede da Emdec. 

23 de Setembro é comemorado o Dia do Agente da Mobilidade Urbana em Campinas, instituído pela Lei 13.780/2010. O objetivo é homenagear e valorizar o trabalho e as ações desempenhadas por este profissional, que tem uma função essencial na organização social. O Amarelinho auxilia, orienta, educa e fiscaliza a mobilidade urbana.

A Emdec fará uma homenagem aos seus agentes na sede, com café da manhã, no dia 23.

Também oferecerá gratuitamente vistoria veicular na sede da Emdec a todos os funcionários. A atividade será em parceria com a Bosch, que realizará uma inspeção nos principais itens do carro, entregando um laudo para manutenção, se necessária, e também de emissão de gases poluentes.

 

>> Fotos do Dia do Agente.

>> Fotos da inspeção veicular. 

 

## voltar ##

 



24/09 - Ações pelas ruas de Campinas

• Ações educativas de rua para conscientização de pedestres (Corredor de ônibus Amoreiras parceria com Corpo de Bombeiros e Samu)
 

• Inauguração da faixa de pedestres Sanasa, que visa chamar a atenção sobre a importância de se respeita a faixa.


• Lançamento do Guia didático “Educação no Trânsito é cidadania”.
 

## voltar ##

 

 

I SEMINÁRIO sobre POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PARA A MOBILIDADE URBANA
24/09 - No teatro do SESI Amoreiras.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) lançou nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, a campanha “Educação no trânsito é cidadania”. É uma ação de conscientização que visa reduzir a acidentalidade no trânsito, principalmente envolvendo pedestres. Estatísticas da Emdec apontam que das 96 vítimas fatais de acidentes de trânsito no município, no ano passado, 32 (33,3%) eram pedestres. A média total de mortes é de duas ocorrências por semana.


“Nosso foco começa pelas vítimas fatais. O objetivo é eliminar os acidentes com mortes no município. Principalmente envolvendo pedestres, que representam a parte mais frágil na circulação e um terço das ocorrências totais”, enfatiza o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

A iniciativa foi divulgada dentro do 1º Seminário sobre Políticas Públicas de Educação para o Trânsito. O seminário faz parte das ações desenvolvidas pela Emdec na Semana Municipal de Trânsito (Semutran) 2015. A campanha de pedestres engloba material educativo que será fornecido para escolas municipais, estaduais e particulares, para realização de atividades pedagógicas com alunos da educação infantil ao ensino médio.

Também haverá colocação de cartazes em escolas, ônibus e postos de saúde. Busdoors em 50 ônibus. Distribuição de panfletos. E 15 faixas educativas posicionadas em 12 pontos estratégicos da cidade.

Além dos materiais de divulgação e do suporte às escolas, agentes da Mobilidade Urbana e educadores da Emdec orientam pedestres e motoristas, a partir da próxima semana, às terças e quintas-feiras. A ação é em parceira com o Corpo de Bombeiros.

Seminário
O 1º Seminário sobre Políticas Públicas de Educação para o Trânsito, realizado no teatro do SESI Amoreiras, contou com a presença de vários representantes das áreas de Educação, Saúde e Trânsito. O vereador Gustavo Petta representou a Câmara Municipal.


O seminário teve palestras de Naoko Silveira, coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes e Promoção à Saúde e Cultura de Paz da Secretaria Municipal de Saúde; Rubens Vergueiro, gerente de Educação e Cidadania da Emdec; Coca Ferraz, engenheiro civil e doutor em Engenharia de Transportes; e de Carolina Aragão, psicóloga, mestre em Psicologia Escolar, doutora em Educação e especialista em Relações Interpessoais na Escola.

Parceria com a Educação

Um dos principais objetivos do Seminário foi reunir educadores e os gestores das escolas públicas e privadas, do ensino fundamental ao superior, para construir uma parceria para levar os temas sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito para as salas de aulas. "Queremos que o tema entre transversalmente nas disciplinas escolares e que o assunto ganhe dimensão assim como hoje é tratado o meio ambiente", afirma o gerente de Educação e Cidadania, Rubens Vergueiro. 

Estavam presentes ao evento representantes de universidades, da Diretoria Estaudual de Ensino - Região  Oeste e Região Leste e também das escolas municipais e privadas.

>> Veja a galeria de fotos. 

 

 

 

## voltar ##

 

 

INSTALAÇÃO URBANA "ÁLCOOL X DIREÇÃO"
25/09 -  Na Fitel, a partir das 18h

Instalação urbana “Álcool x direção. Combinação fatal” no prédio da Fitel, à Avenida Comendador Aladino Selmi (Estrada dos Amarais), 2.211, próximo ao aeroclube. A instalação urbana é uma forma de chamar atenção da população sobre os perigos de beber e dirigir. São veículos batidos, banners e capôs com história de vítimas de trânsito e campanhas educativas de segurança no trânsito.

A ação será realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros com uma atividade teórico prática sobre Primeiros Socorros e RCR e um quizz de perguntas sobre escolhas seguras no trânsito.

 


29/09 - Faculdade Metrocamp, 8h30

Dentro das atividades da Semana Municipal de Trânsito (Semutran) 2015, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promoveu uma oficina para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município. O Plano tem o objetivo de lançar um olhar para os deslocamentos na cidade, num horizonte de 10 anos, coincidindo com o Plano Diretor. Paralelamente, a Emdec também desenvolve o Plano Viário, pensando a mobilidade para 25 anos, ou seja, até 2040.

A abertura da oficina, realizada na faculdade Metrocamp, contou com a presença de Martha Martorelli, representando o Ministério das Cidades; Fernando Vaz Pupo, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano; Rogério Menezes, secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Carlos José Barreiro, secretário de Transportes e presidente da Emdec. O evento é voltado para técnicos nas áreas e membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte.

 

>> Galeria de Fotos.

 

 

HORÁRIO

Programação

8h30

Credenciamento

9h

Abertura

 

Palestra: Política Nacional de Mobilidade Urbana com foco no Plano de Mobilidade Urbana -   Martha Martorelli - Analista de Infraestrutura do Ministério das Cidades

 

Dinâmica: Diagnóstico da Mobilidade Urbana

12h00

Almoço

14h00

Palestra: Elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana

 

Dinâmica : Elaboração do Plano de Mobilidade

17h30

Encerramento














O

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

## voltar ##

 

 

 

 

 



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas/SP - (19) 3772-1517


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia