O Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito (Sedutran) recebe, anualmente, trabalhos como colagens, desenhos, redações, músicas, cartões postais, histórias em quadrinhos, tirinhas, cartas e fotografias, enviados por alunos, professores, idosos, pessoas com deficiência e usuários do transporte público segundo um tema determinado. Os participantes concorrem a prêmios em dinheiro.
Já o Festival ArteMOB incentiva a produção audiovisual por aparelhos celulares e câmeras digitais. Os concorrentes produzem vídeos e fotos envolvendo a temática da Mobilidade Urbana. Os melhores trabalhos nas categorias audiovisual e fotografia ganham prêmios.
21º SEDUTRAN
O 21º Sedutran recebeu, em 2012, 1.325 trabalhos. O tema deste ano foi “Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020: Reduza a Velocidade, Preserve a Vida”, com R$ 15,8 mil em prêmios.
Clique aqui para ver todos os trabalhos premiados no 21º Sedutran!
4º ArteMOB
Já os melhores trabalhos do 4º ArteMOB nas categorias audiovisual e fotografia ganharam R$ 1 mil. Os temas deste ano foram “Um dia sem meu carro”, “Vida sobre duas rodas” e “O pedestre”.
Na categoria “Um dia sem meu carro”, Eduardo Chiquetto Rodrigues clicou, em primeiro plano, uma pedestre; em segundo plano, aparece um ônibus do Sistema de Transporte Público de Campinas (Sistema InterCamp).
Segundo especialistas, a melhoria do trânsito passaria por aumentar a taxa de ocupação dos veículos (mais pessoas nos veículos), reduzindo a frota circulante.
O sistema de transporte público deve, neste sentido, respeitar parâmetros como funcionalidade, praticidade e atendimento diferenciado.
Já o vídeo escolhido pelos internautas foi de Paola Regina Buoro. A protagonista percorre, como pedestre, diversos cenários de Campinas, como Centro de Convivência, Jockey Club, Lagoa do Taquaral, Arautos da Paz, Praça Carlos Gomes, Ciclofaixa de Lazer, um templo religioso e a Torre do Castelo. Ao final, a frase: “Quem usa meios de transporte alternativos, colabora com o meio ambiente e com a cidade”. Assista ao vídeo vencedor da categoria “Um dia sem meu carro” clicando aqui.
Em 2012, o ArteMOB teve 234 fotos E 19 vídeos inscritos. Os vencedores foram eleitos por 19.810 internautas, em votação popular realizada entre os dias 5 e 15 de setembro.
Na categoria “Vida sobre duas rodas”, triunfou a imagem “Fragilidade”, de Geiza de Morais Antunes. Uma pequena moto, de brinquedo, perante um “gigante” automóvel. Confira, ao lado, a foto de Geiza de Morais Antunes.
Em Campinas, 81 pessoas morreram no ano passado em acidentes envolvendo motos, o que representa 55% das 147 mortes registradas no trânsito da cidade. No Brasil, ocorrem 125 mil mortes por ano no trânsito, e mais de 300 mil pessoas ficam incapacitadas – a grande maioria, motociclistas e jovens.
Já o vídeo vencedor foi o de Kamila Rodrigues Silva. Assista ao vídeo vencedor em “Vida sobre duas rodas” clicando aqui.
Na categoria “O pedestre”, a foto eleita foi a de Daniella Orsi, mostrando um pedestre que se protege do automóvel com um guarda-chuva, quando este passa displicentemente sobre uma poça. Confira, ao lado, a foto de Daniella Orsi.
O vídeo vencedor, de Fernando Rodrigues Oppermann, dramatiza um atropelamento, com o alerta: “Não acabe com o futuro de um pedestre, respeite a sinalização”.
Assista ao vídeo vencedor da categoria “O pedestre” clicando aqui.