Página Principal  / Notícias para Turistas  / Emdec apresenta ações do PAI no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Notícias para Turistas

ver todas
Emdec apresenta ações do PAI no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Autor: GILSON REI

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai encerrar as atividades programadas para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Campinas com a apresentação do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI-Serviço) nesta terça-feira, 3 de dezembro, às 18h, na Câmara Municipal.

Participarão do evento o secretário de Transportes, Sérgio Benassi, presidente da Emdec; a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Alkmin; Claudicéia de Lima Ferreira, chefe do departamento que coordena o PAI-Serviço; e o vereador Gustavo Petta, que fez a proposta do debate “Transporte Público e Acessibilidade”.

Claudicéia, que coordena o PAI-Serviço, disse que atualmente 1.983 pessoas estão cadastradas e são atendidas diariamente com o serviço gratuito de transporte porta a porta. “A prioridade, agora, é de ampliar a infraestrutura do PAI-Serviço e poder dobrar o atendimento à população até o final de 2014”, afirmou Claudicéia.

O PAI-Serviço é um serviço de transporte porta a porta e porta a ponto de ônibus gratuito, feito com veículos acessíveis, adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

O serviço conta, hoje, com 25 vans e 2 ônibus acessíveis em operação. Mais dez veículos já estão sendo incorporados e em fase de padronização, devendo entrar em operação nos próximos dias. A inclusão de outros 15 veículos está programada para o primeiro trimestre de 2014.

Telefone gratuito
Os usuários do PAI-Serviço têm à disposição um canal telefônico gratuito para o agendamento das viagens. O Disque PAI-Serviço atende pelo número 0800 600 1517.

O 0800 do PAI-Serviço entrou em operação no final de 2011. Além do agendamento das viagens, é possível obter informações sobre cadastro. O número funciona todos os dias da semana, das 6h às 24h.

Os veículos do PAI-Serviço circulam de segunda a sexta-feira, das 6h30 até as 23h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 7h30 às 18h.

Como se cadastrar
O munícipe com restrição severa de mobilidade (necessitando, por exemplo, cadeira ou andador) que desejar utilizar o PAI-Serviço deverá primeiramente obter este formulário, que está disponível, também, no serviço de atendimento ao público (Expediente/Protocolo) da EMDEC, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h (na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial).

Tendo a ficha de inscrição em mãos, precisará fazer uma avaliação médica com o profissional que escolher para caracterizar a deficiência (Código Internacional de Doenças - CID) e suas especificidades - atestando, inclusive, tratar-se de deficiência permanente ou temporária. O médico deverá assinar e carimbar o formulário.

Estando a ficha totalmente preenchida, o munícipe precisará levá-la à EMDEC, no serviço de atendimento ao público, com cópia simples do RG (ou certidão de nascimento), cópia simples do comprovante de endereço e fotografia 3x4 (caso não tenha Bilhete Único).

A Emdec fará, também, uma visita técnica à residência do interessado.

Pelo Disque PAI-Serviço, o usuário poderá obter orientações e esclarecimentos quanto a cadastro e aprovação. Após concluir o cadastro, terá o telefone à disposição para solicitar o agendamento da viagem.

Equipe Técnica do PAI-Serviço: Admilson Gonçalves, Adilson Kovacs, Claudicéia de Lima Ferreira, Deise Tavares, Ederson Leal, Fabio Ramalho, Flavio Rodrigues, Henri Maeda, Reginaldo Belani.



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia