Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Turistas  / Zona Azul é por sistema de “Raspadinha”

Notícias para Turistas

ver todas
Zona Azul é por sistema de “Raspadinha”

Para evitar a ocorrência de fraudes, os talonários de estacionamento rotativo da Zona Azul são em sistema de "raspadinha”. A medida garante maior segurança aos usuários, porque o talão não pode mais ser reutilizado. O sistema é simples e prático: basta raspar, cuidadosamente, os espaços que definem o Dia, Mês, Hora e Minutos do estacionamento.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) disponibiliza os talões em mais de 100 pontos credenciados de venda; e quem quiser conferir onde encontrar os talões, pode clicar no site da EMDEC: www.emdec.com.br (Trânsito – Zona Azul – Pontos de Venda).

No sistema anterior, o usuário marcava os itens necessários com uma caneta. Depois do uso, alguns fraudadores reutilizavam a mesma folha da Zona Azul porque apagavam as marcações com algodão e agentes químicos, que retiram tintas, sem danificar o papel.

Zona Azul
O Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas, mais conhecido como Zona Azul, foi implantado em 1995, com o objetivo de democratizar a utilização do solo público. Atualmente são 1.950 vagas aos motoristas, divididas entre a região central e Guanabara.

Na região central, as vagas estão distribuídas no trecho que compreende as vias Júlio de Mesquita, Moraes Sales, Irmã Serafina, Aquidaban, João Jorge, Andrade Neves, Orosimbo Maia, Anchieta e Barreto Leme. Já no Guanabara, o Sistema atinge todas as vias do quadrilátero entre a Avenida Barão de Itapura e as ruas José Paulino, Prefeito Passos e Barão de Parnaíba (sem contar esta última), a Praça Mauá e a Rua Mário Siqueira, em frente à Unimed.

Para utilizar o Sistema, o motorista paga o valor único e fixo de R$ 2,70 pelo cartão da Zona Azul. Apesar de não haver variação no valor do cartão, há três tipos de vagas, que são definidas de acordo com o tempo de permanência.

Na Área Amarela, bem no “miolo” do Centro, o tempo de permanência na vaga é de uma hora. Na Área Azul, ao redor de clínicas médicas e no Centro expandido, o tempo de permanência é de duas horas. E na Área Verde, perto de hospitais, o tempo de permanência é de cinco horas.

Estacionar de forma irregular, não portando o cartão de Zona Azul nas vagas regulamentadas, é infração considerada leve, que gera três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 53,20. O veículo fica sujeito a guincho.

 



EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia