Página Principal  / Notícias para Turistas  / Rua Dr. Mascarenhas: homenagem ao médico querido das crianças

Notícias para Turistas

ver todas
Rua Dr. Mascarenhas: homenagem ao médico querido das crianças

A Rua Dr. Mascarenhas, no Centro de Campinas, homenageia o médico que, segundo fontes históricas, era querido pelo povo e principalmente pelas crianças. A rua recebeu o nome do médico em 1923. Antes disso, chamava-se 7 de Dezembro, para marcar o dia em que foi inaugurado o templo de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. O feriado em homenagem à padroeira ocorreu um dia após a inauguração da igreja, em 7 de dezembro de 1883.

Nascido em 1868, Francisco de Araújo Mascarenhas, além de médico, foi veterinário e político. No entanto, foi na medicina que se destacou, ganhando a admiração da população campineira. Segundo trechos de pequenas biografias, ele atendia aos ricos e pobres da mesma maneira; não levava em consideração a classe socioeconômica de seus pacientes, tampouco as distâncias que tinham de ser percorridas para o atendimento.

O médico era tão admirado, que em um de seus aniversários ganhou um carro da marca Berliet. As crianças da cidade arrecadaram, junto à população, uma quantia de aproximadamente CR$ 30 mil para comprar o veículo.

Jair Luis Pragui, 58, conhece bem a rua de aproximadamente 500 metros, que leva o nome do médico. Já aos 12 anos, começou a trabalhar em uma das óticas da via, onde permaneceu por 28 anos. Depois disso, decidiu abrir o próprio negócio, que, por coincidência, fica localizado na mesma rua. Hoje, Pragui é mecânico e permanece no mesmo ponto há 18 anos.

“Lembro que esse lugar era bem diferente. O bonde Botafogo passava por aqui e a rodoviária era a estação Fepasa”, recorda.
Tão assíduo na rua quanto o mecânico é seu amigo José Carlos Bongarthner, 58. Ele começou a trabalhar na ótica junto com Pragui, mas não saiu. Permanece até hoje no mesmo emprego, ou seja, há mais de 44 anos.

“Entrei aqui limpando o chão, passei para o laboratório e hoje estou no balcão”, conta ele, sobre suas promoções.

Bongarthner conta que a via, que hoje possui três óticas, conta com esse tipo de estabelecimento pela proximidade com o Instituto Penido Burnier, que fica à Avenida Andrade Neves há mais de 90 anos.

O Instituto está no mesmo local desde que Bongarthner começou a trabalhar na Rua Dr. Mascarenhas. Outras coisas, no entanto, mudaram, como a expansão do comércio, dos carros e dos clientes que hoje vêm de outras partes da cidade.

Fontes:
Ruas da Época Imperial – Edmo Goulart
Blog Pró-memória Campinas

 



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia