Página Principal  / Notícias para Turistas  / Arraiá do Nhô Tonico movimenta Praça Arautos da Paz e Campo Grande

Notícias para Turistas

ver todas
Arraiá do Nhô Tonico movimenta Praça Arautos da Paz e Campo Grande

O Arraiá do Nhô Tonico continua com intensa programação. Nos dois lugares montados para a festa – a Praça Arautos da Paz, no Taquaral; e a Praça João Amazonas, no Parque Itajaí, na região do Campo Grande – há diversão garantida para todo o tipo de público.

Na Arautos da Paz, a festa é retomada nesta quinta-feira, dia 30 de junho; e segue até o domingo, 3 de julho, sempre das 19h às 24h. No Campo Grande, o Arraiá volta na sexta-feira, 1º; e também segue até domingo, 3, no mesmo horário: das 19h até as 24h. São 64 barracas na Arautos e 40 no Campo Grande, com muita comida e bebida típicas, brincadeiras, jogos e apresentações de forró e música sertaneja.

A festa é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Nos dias de maior movimento, são esperadas 30 mil pessoas na Arautos e 10 mil no Campo Grande. Para garantir a fluidez do trânsito no entorno dos locais de festa e transporte público coletivo para o público, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) elaborou um esquema especial, que voltará a ser colocado em prática, neste segundo fim de semana de festa.

Trânsito
No entorno dos dois pontos de evento são 25 agentes da Mobilidade Urbana da EMDEC trabalhando para garantir a segurança, fluidez e acessibilidade do trânsito. Foram implantadas sinalizações horizontais e verticais nos bolsões de estacionamento destinados a idosos, pessoas com deficiência, autoridades, veículos oficiais, transporte coletivo e público em geral.

Os agentes apoiam a travessia e o embarque e desembarque de pedestres; além de orientarem os motoristas sobre as melhores rotas de chegada e saída.

Transporte
A EMDEC criou uma linha especial de transporte coletivo para facilitar o acesso à Praça Arautos da Paz. Os veículos partem do Terminal Central, atendendo ao Terminal Mercado e passando próximo ao Terminal Metropolitano.

Os veículos partem do Terminal Central a partir das 19h, na quinta e sexta-feira, com intervalo de 30 minutos. Já no sábado e no domingo, a partida começa a partir das 17h, com intervalo de 15 minutos.

Na volta para casa, após a meia-noite, os usuários poderão se dirigir à Rua Vital Brasil, onde quatro veículos fazem o transporte até o Terminal Mercado, caso necessário. Nesse terminal, os usuários podem fazer integração com as linhas do Serviço Corujão, durante toda a madrugada.

Além desta linha especial, o Sistema InterCamp oferece outra sete opções que atendem à região da Praça Arautos da Paz:
1.71 - Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro (Inclusivo);
3.07 - Interbairros 2;
3.08 - Interbairros 2;
3.45 – Jardim Carlos Lourenço / Estação Cidade Judiciária;
3.48 - Vila Marieta / Estação Cidade Judiciária;
3.59 - Jardim Esmeraldina / Estação Cidade Judiciária;
3.77 - Vila Marieta / Shopping Dom Pedro.

Para garantir acesso ao Arraiá do Nhô Tonico no Campo Grande, a EMDEC disponibiliza um carro reserva para a frota que atende à região.

Confira os detalhes das operações, como interdições de ruas e estacionamentos:

Praça Arautos da Paz
A partir das 17h, serão alocados agentes da Mobilidade Urbana e sinalização nas rotatórias do 4º Distrito Policial (DP) e do cruzamento entre as ruas Vital Brasil e Arlindo Carpino. O procedimento também vai ser feito nas travessias de pedestres da Avenida Heitor Penteado e da Rua Percílio Neto.

Estacionamentos:
- As pistas internas da Avenida Heitor Penteado e das ruas Dona Luísa de Gusmão, Doutor Alfredo Maia Bonato e Arlindo Carpino têm vagas à disposição do público, preservados os acessos aos estacionamentos da praça;

- Para carga e descarga e acesso dos organizadores do evento, é adotada a calçada entre as rotatórias do 4º DP e da Rua Vital Brasil;

- Na pista interna da Rua Vital Brasil, entre as rotatórias da Rua Arlindo Carpino e da Avenida Heitor Penteado, fica o bolsão para o transporte coletivo e o estacionamento de viaturas oficiais (EMDEC, Polícia Militar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, etc);

- O estacionamento de idosos e pessoas com deficiência é pela Rua Dona Luísa de Gusmão, próximo à entrada de pedestres.

Praça João Amazonas
Bloqueio, a partir das 17h, na Rua Cássio Soares Couto, desde a Rua Clóvis Antonio Garcia até a Rua Santina Augusto. Os condutores podem desviar pela Rua Eduardo Carlos Pereira Nogueira até a Rua Paulo Gliwkoff.

Outros trechos interditados são os da Rua Daniel Moacyr Novaes Lipp, desde a Rua Dirce Firmino Campanholi até a Rua Edson Luiz Rigonatto; da Rua Edson Luiz Rigonatto, desde a Rua Izidoro Bosnardo até a Rua Clóvis Antonio Garcia; e da Rua Santina Augusto, desde a Rua Eduardo Carlos Pereira Nogueira até a Rua Cássio Soares Couto.

A EMDEC também implantou um bolsão de estacionamento na Rua Cássio Soares Couto, desde a Rua Santina Augusto até a Rua Paulo Gliwkoff. São reservadas 10 vagas para idosos e cinco para pessoas com deficiência, além de vagas para as viaturas do Samu.

Com foto de Luiz Granzotto.

 



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia