Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Usuários Transporte Público  / EMDEC conscientiza usuários para reduzir volume de sons no transporte coletivo

Notícias para Usuários Transporte Público

ver todas
EMDEC conscientiza usuários para reduzir volume de sons no transporte coletivo

Ninguém gosta de ficar exposto a barulhos, a volumes altos de equipamentos ou conversas em alto tom. Porém, com as novas tecnologias, quase todas as pessoas, por meio do celular, podem ouvir rádio e até assistir TV nos seus mais diversos percursos, inclusive nas viagens do transporte público; e, muitas vezes, não percebem que abusam no volume.

Não há dúvidas de que ouvir música é um prazer, mas também não dá para transformar o prazer pessoal no pesadelo do outro. Afinal, no espaço público e coletivo, os gostos podem não ser semelhantes e o direito de cada um esbarra no direito alheio.

Com essa tônica, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC – busca sensibilizar os usuários do transporte público em mais uma ação dentro dos ônibus.

O Jornal do InterCamp, que é veiculado em toda a frota (mais de 1.200 ônibus), trata da questão com o slogan “Ser bacana é ter respeito”. No material, a EMDEC destaca aos usuários que, ao acessarem os ônibus, devem “reduzir o volume do celular, usar fones de ouvido e até diminuir o volume das conversas”; afinal, quem está ao seu lado não precisa, por exemplo, saber a sua programação para o fim de semana, como vai sua família ou coisa do gênero.

A EMDEC destaca que, ao tratar a questão do respeito, trabalha um dos pilares da campanha “Preferência pela Vida”, já abordado nas ações nas escolas.

Segundo a Empresa, apesar de não ter estatísticas sobre esse tipo de reclamação (volumes altos no transporte), esse é um tema recorrente para quem usa ônibus. “Muitas vezes, os usuários reclamam de outros usuários; e, neste sentido, o principal trabalho a ser realizado é o educativo”, afirma a gerente de Educação e Cidadania, Roberta Mantovani.

“Nós trabalhamos bastante esse tema também nas escolas, pois os adolescentes e jovens são os públicos que mais adotam as novas tecnologias. Tentamos convencer que, como regra de boa convivência, deve prevalecer o bom senso e o respeito ao próximo”, complementa.

Nos casos em que a reclamação é direcionada aos operadores (motoristas de ônibus e do sistema alternativo), a EMDEC, durante a fiscalização, orienta motoristas para evitar ligar os rádios dos veículos nos percursos. Entretanto, “não existe aplicação de multas, já que a punição não é prevista legalmente”, explica o chefe de fiscalização, Ayrton Francisco Martins.

Mas ele esclarece que, na reincidência (após orientação, se for novamente constatado o desrespeito de volume alto), a EMDEC pode autuar como descumprimento da orientação.

 



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia