Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Motoristas  / Duas escolas encerram atividades da Liga do Trauma deste ano

Notícias para Motoristas

ver todas
Duas escolas encerram atividades da Liga do Trauma deste ano

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Jornalista Roberto Marinho, da Vila Renascença, e outros 40 da Escola Estadual Professor Aníbal de Freitas, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, participam do Programa P.A.R.T.Y. (Prevent Alchool and Risk-Related Trauma in Youth, na sigla em Inglês), nesta terça-feira, dia 23 de novembro. O programa é desenvolvido pela Liga do Trauma do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

O projeto busca a prevenção de acidentes a partir da conscientização dos jovens sobre os riscos que estão sujeitos pela combinação perigosa entre álcool, drogas, direção, imprudência e brigas. Está será a nona visita monitorada do ano ao HC. Na semana passada, 40 alunos da Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga da Costa participaram da atividade. Os estudantes de 2º e 3º anos passaram à tarde no hospital e, além das palestras educativas, assistiram vídeos com situações reais de atendimentos de urgências médicas e visitaram algumas enfermarias.

O programa é uma parceria entre o HC, a EMDEC, Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro de Referência em Reabilitação; Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Comissão de Prevenção e Educação da Liga do Trauma (CoPELT).

A visita começa a partir das 13h e segue até as 17h.

As palestras são voltadas para jovens entre 15 e 18 anos de idade, que estão em fase de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e serão futuros motoristas. As escolas participantes são escolhidas pelo alto índice de acidentalidade no entorno.

Trauma
Por definição, o Trauma é um acontecimento não previsto e indesejável, de forma mais ou menos violenta, que produz lesão ou dano ao indivíduo. O Trauma envolve uma grande diversidade de eventos, como acidentes automobilísticos, agressões, quedas, ferimentos por arma de fogo (revólveres, pistolas, etc) ou arma branca (facas, canivetes, estiletes, etc), queimaduras, etc.

Ou seja, o Trauma é uma lesão causada por agente externo. Hoje, ele é reconhecido como uma doença, que tem na prevenção a melhor forma de combate. Pesquisas apontam que 90% dos casos de Trauma podem ser evitados, somente fazendo escolhas seguras.

Dados
No Brasil, considerando todas as faixas etárias, a primeira causa de mortes é por doenças cardiovasculares; em segundo lugar vem o câncer; e em terceiro estão as causas externas (Trauma).

Mas considerando somente a faixa etária dos jovens (16 a 23 anos), o Trauma é o líder em causas de morte.
No país, 150 mil pessoas morrem todos os anos, vítimas do Trauma. Isto representa uma morte a cada 4 minutos, sendo que a grande maioria é composta por jovens. Além disto, 400 mil pessoas por ano ficam incapacitadas temporariamente ou definitivamente, vítimas do Trauma.

Em 2009, 117 pessoas morreram em Campinas, vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 37 eram pedestres, 57 eram ocupantes de motocicletas e 23 ocupantes de demais veículos (carros, caminhões, etc). Vale destacar que a frota em Campinas fechou 2009 em 684.530 veículos. Com a população em torno de 1.064.669, a taxa de motorização já chegou a 1,56 habitantes por veículo.

P.A.R.T.Y.
O P.A.R.T.Y. é um Programa de Prevenção ao álcool e eventos relacionados ao Trauma em Jovens. Foi desenvolvido no Canadá há 20 anos, e tem o objetivo de conscientizar os jovens sobre fatores de risco relacionados ao Trauma, sobretudo, o consumo de álcool.

Os alunos visitam um hospital de referência e são instruídos por uma equipe multidisciplinar (Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e educadores) que ministra aulas com conteúdo teórico e prático.

Também são apresentados vídeos e os alunos têm a oportunidade de conversar com pacientes vítimas de acidentes e que apresentam graves seqüelas.



EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia