Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Motoristas  / Projeto busca prevenção de traumas entre jovens

Notícias para Motoristas

ver todas
Projeto busca prevenção de traumas entre jovens

Conscientizar para prevenir. Está é a tônica do Programa P.A.R.T.Y. (Prevent Alchool and Risk-Related Trauma in Youth, na sigla em Inglês) desenvolvido pela Liga do Trauma do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

Com imagens chocantes de acidentes de trânsito envolvendo jovens, situações reais de atendimentos de urgência às vítimas, visitas monitoradas à Ala de Internação Ortopédica e outras enfermarias do HC, além de palestras educativas, adolescentes com idades entre 15 e 18 anos, que cursam o Ensino Médio da Rede Estadual, aprendem de forma prática como a combinação jovens – álcool – escolhas irresponsáveis pode ser extremamente perigosa e, muitas vezes, fatal.

A verdadeira aula de vida foi vivenciada por cerca de 40 alunos da Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga da Costa, do Jardim São João, que participaram do projeto nesta quarta-feira, 17 de novembro. Os estudantes de 2º e 3º anos passaram à tarde no Hospital de Clínicas; e tiveram contato com muitas experiências de imprudência que acabaram em dor e sofrimento.

A estudante Brenda Micherino tem 16 anos e vai com as amigas para “baladas”. “As meninas bebem e depois voltam dirigindo. Eu volto de carona. Corro risco com elas. Vendo essas situações, vou começar a levar um dinheirinho a mais, para voltar de táxi”, afirma.

“A visita é muito impactante e faz a gente mudar de comportamento”, completa Ana Carolina Rinaldi, 15.

E esse é o objetivo do Programa: incentivar uma mudança de comportamento nos jovens, principalmente nesta fase em que estão se preparando para serem futuros motoristas, com a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O projeto é uma parceria entre o HC, a EMDEC, Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro de Referência em Reabilitação; Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Comissão de Prevenção e Educação da Liga do Trauma (CoPELT).

O Programa faz os jovens refletirem sobre os riscos que estão sujeitos pelo uso do álcool, drogas, direção perigosa, imprudência e brigas.

Lição para a vida
Alex Capovilla é técnico mecânico. Com seus 20 anos, poderia, perfeitamente, estar no grupo de estudantes que visitaram o Hospital de Clínicas da Unicamp. Mas ele está do outro lado... Internado há 29 dias, se recupera de um grave acidente de moto, sofrido em Valinhos, que quase lhe amputou a perna direita.

“Era madrugada de sábado para domingo, umas três da manhã. Voltava de um churrasco e tinha bebido um pouco. Derrapei com a moto numa curva e bati em um coqueiro. Estava a 80 km/h. Após o acidente, continuei consciente.

Somente percebi a gravidade quando olhei para a minha perna. Pensei: meu Deus, arrebentei a minha perna!”.

O churrasco que Alex participava ficava há cerca de 300 metros da casa dele. Quando sofreu o acidente, faltavam apenas 100 metros para chegar. “Não bebi muito, apenas umas cervejas. Acreditava que estava bem para dirigir. Poderia ter ido e voltado à pé. Fiz uma escolha errada”.

Alex ainda não sabe quanto tempo levará para voltar a andar. “Cada dia é uma nova luta. Estou feliz por não ter perdido a perna”. E deixa uma mensagem para os visitantes: “Se beber, não dirija. A vida de vocês, e de outras pessoas, está em jogo”.

O depoimento emocionou o jovem Gabriel Germano, 15. Ele passou mal e teve que sair da enfermaria. “É muito chocante. A história dele (Alex) é muito triste. Passei mal”, declarou depois de recuperado.

“Este tipo de experiência marca muito o aluno e ele a leva para toda a vida. O jovem precisa ser tocado no emocional, para mudar de comportamento”, afirma a professora de Língua Portuguesa, Zuleini Aparecida do Carmo, que acompanhou o grupo.

O estudante Flávio Henrique Favarol, 17, aprendeu a lição. “Vou tomar bem mais cuidado e mudar meu comportamento”.

Última visita
A Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga da Costa foi a oitava a participar do P.A.R.T.Y. Na próxima terça-feira, 23 de novembro, cerca de 40 alunos da Escola Estadual Jornalista Roberto Marinho, da Vila Renascença, terão contato com o projeto. Será a nona e última visita do ano.

Após à visita ao Hospital de Clínicas, várias atividades multidisciplinares são desenvolvidas em sala de aula. “É uma forma de o estudante não esquecer o aprendizado e multiplicar o conhecimento com outros colegas e familiares”, afirma Débora Damasco, chefe do Departamento de Programas de Educação da EMDEC.

“Os acidentes de moto representam a principal causa de traumas por eventos externos. O projeto busca fazer os jovens conhecerem as vítimas e ouvir histórias de imprudências. Com isto, desenvolver um pensamento mais correto em relação à prevenção”, afirma o Dr. Gustavo Pereira Fraga, coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Unicamp.

 



EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia