Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Acessibilidade  / Alegria e descontração marcam abertura da Semana do Trânsito 2013

Notícias para Acessibilidade

ver todas
Alegria e descontração marcam abertura da Semana do Trânsito 2013

Muita alegria e descontração marcaram a abertura da Semana Municipal do Trânsito (Semutran) de 2013. Na manhã desta quarta-feira, dia 18 de setembro, a arquibancada do Ginásio do clube Regatas, no Cambuí, ficou totalmente tomada por cerca de 800 pessoas que foram prestigiar a solenidade de premiação dos vencedores do 5º Festival ArteMOB e do 22º Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito (Sedutran).

As atividades deram início à Semutran, que segue até o próximo dia 6 de outubro. “Nosso principal objetivo é a conscientização e educação de trânsito, buscando a redução dos índices de acidentalidade. Queremos formar crianças que sejam futuros motoristas que respeitem os outros e as regras de trânsito; e sejam respeitados. As crianças serão multiplicadoras dos ensinamentos”, declarou o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi.

O Festival ArteMOB reuniu 185 trabalhos artísticos em fotografia e vídeo. Os trabalhos foram divididos nas categorias Audiovisual (vídeo) e Fotografia. Os três temas envolvem Mobilidade Urbana: “Um dia sem meu carro”; “Vida sobre duas rodas”; e “Lei Seca”. O ArteMOB distribuiu, aos vencedores, tablets.

A educadora de artes Iara Lage foi uma das campeãs do ArteMOB. Na categoria vídeo, conquistou o primeiro lugar no tema “Lei Seca”. “O vídeo foi produzido em conjunto com os alunos e pretendeu estimular a reflexão sobre os perigos do uso do álcool e a direção”, salientou.

Já o Concurso Sedutran recebeu 1.688 trabalhos, de 23 escolas e instituições. O tema foi “Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011-2020: Jovem, Mobilidade e Segurança no Trânsito”. Foram cinco modalidades do concurso: aluno, professor, terceira idade, pessoas com deficiência e usuários do transporte público.

Os trabalhos envolveram colagem, desenho, redação, música ou paródia, cartão postal, charge, cordel, cartaz, carta, depoimento em vídeo e fotografia. O Sedutran distribuiu prêmios como tablets, bicicletas, notebooks e máquinas fotográficas.

Hallana Miguel, 12 anos, estudante do 6º ano da EE “Felipe Cantúsio”, foi uma das vencedoras do Sedutran. Com a paródia “Eu e minha bike, pedalando com segurança”, destacou a importância das ciclovias e do uso de equipamentos de segurança ao andar de bicicleta. “É a segunda vez que sou premiada e estou muito feliz. Gosto de andar de bicicleta e é importante ter segurança”.

Para a professora de Hallana, Marjorie Aparecida Santos, a Semutran é importante porque “age em conjunto com o objetivo das escolas, que é o de formar cidadãos, que respeitem as normas e as regras de convívio em sociedade. Estamos formando multiplicadores e é gratificante ver que os trabalhos estão dando resultado positivo”.

Semutran
A Semana do Trânsito ainda reserva várias atividades, como instalação urbana de carros e motos batidos, passeios ciclísticos, apresentações teatrais, checagem de motos, inspeção veicular e seminário.

Na próxima sexta-feira, dia 20, será realizada a instalação urbana de carros e motos batidos “Álcool e Direção. Combinação fatal”. Será na Avenida John Boyd Dunlop, na região do Balão do Londres.

No domingo, 22, tem passeio ciclístico da Jornada Internacional “Na cidade, sem meu carro”, no entorno da Lagoa do Taquaral e Praça Arautos da Paz.

A programação completa da Semutran e os ganhadores do Festival ArteMOB e Concurso Sedutran pode ser conferida no site da Emdec (www.emdec.com.br).

 


Fotos



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia