Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Acessibilidade  / Semana do Trânsito busca redução dos índices de acidentalidade

Notícias para Acessibilidade

ver todas
Semana do Trânsito busca redução dos índices de acidentalidade

Realizar ações envolvendo vários segmentos sociais, intensificando e reforçando o compromisso com a redução dos acidentes, da violência no trânsito e a melhoria da qualidade de vida. Este é o principal objetivo da Semana do Trânsito (Semutran) de 2013, realizada pela Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

A Semutran é um momento de reflexão, onde são evidenciadas as ações de educação, cidadania e segurança no trânsito, realizadas pela Administração. Também são socializados os resultados obtidos e ocorrem definições para ações futuras.

A Semana do Trânsito está em consonância com o que rege o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu Artigo 326, que determina que “a Semana Nacional de Trânsito será comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro”. A Lei Municipal nº 11.387, de 16 de outubro de 2002, criou a Semutran.

A Semutran leva o nome de “Maria Gonzalez Alvarez”, em homenagem a presidente do Conselho Municipal do Idoso no biênio 2008-2009 e uma das fundadoras do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. Dona Maria morreu com 81 anos, em abril de 2009; e foi uma mulher exemplar na luta pela dignidade dos idosos e pela cidadania em toda a comunidade. Neste ano, as diversas atividades estão programadas para o período de 18 de setembro até 6 de outubro.

A abertura da Semana do Trânsito será nesta quarta-feira (18), com a solenidade de premiação dos vencedores do 5º Festival ArteMOB e do 22º Concurso de Segurança e Educação para o Trânsito (Sedutran). O evento será no Clube Regatas, a partir das 9h; e contará com a presença do prefeito Jonas Donizette.

No dia 22 de setembro, domingo, data da Jornada Internacional “Na cidade, sem meu carro”, será realizado um passeio ciclístico no entorno da Lagoa do Taquaral e Praça Arautos da Paz.

Já em 23 de setembro, segunda-feira, é comemorado o Dia do Agente da Mobilidade Urbana. A Semutran ainda terá instalação urbana de carros e motos batidos, apresentações teatrais, checagem de motos, inspeção veicular, seminário e passeio ciclístico na região do Campo Grande.

Programação
- 18/08 (quarta-feira):
Solenidade de abertura da Semutran, com a premiação do 5º Festival ArteMOB e 22º Concurso Sedutran. No Clube Regatas.

- 20/09 (sexta-feira): Instalação Urbana de carros e motos batidos “Álcool e Direção. Combinação fatal”. Na Avenida John Boyd Dunlop (Balão do Londres).

- 22/09 (domingo): Passeio Ciclístico “Jornada Internacional na Cidade sem meu carro”. No entorno da Lagoa do Taquaral e Praça Arautos da Paz.

- 23/09 (segunda-feira): “Vaga Viva”, com intervenção e apresentações teatrais na área central sobre sustentabilidade. Na Avenida Francisco Glicério, altura do número 964.

- 23/09 (segunda-feira): Dia do Agente da Mobilidade Urbana.

- 24/09 (terça-feira): Moto check-up, com conscientização de motociclistas. No Largo do Rosário.

- 25/09 (quarta-feira): Reunião Plenária do Observatório Municipal de Trânsito, com todos os órgãos e parceiros.

- 26/09 (quinta-feira): Seminário com o tema “Gentilezas Urbanas”. No auditório da Universidade Metrocamp.

- 28/09 até 5/10: Inspeção veicular gratuita. Portão 5 da Lagoa do Taquaral.

- 6/10 (domingo): Passeio Ciclístico na região do Campo Grande. Praça da Concórdia.

Todas as informações podem ser obtidas no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br.

Acidentalidade em 2012
No último dia 22 de julho, durante o lançamento da campanha Trânsito Amigo, a Emdec divulgou os dados preliminares de acidentalidade, registrados em 2012. Os principais tópicos apresentaram queda, em comparação a 2011.

Confira os principais índices:
- Número de mortes no trânsito em 2012: 78. Em 2011 foram 148 mortes. Redução de 47,3%.

- Mortes envolvendo motociclistas em 2012: 36. Em 2011 foram 70 mortes. Queda de 48,6%.

- Mortes envolvendo pedestres em 2012: 33. Em 2011 foram 53. Redução de 37,7%.

- Mortes envolvendo ocupantes de demais veículos em 2012: 9. Em 2011 foram 25. Queda de 64%.

Dados mundiais de acidentalidade
Relatório da Organização Mundial de Saúde (2004) relata a estimativa de 1,2 milhão de mortos e 50 milhões de feridos por ano, por conta de acidentes de trânsito, no mundo. Os acidentes são a 1ª causa de mortes na faixa etária entre 15-29 anos; 2ª causa na faixa etária entre 5-14 anos; e 3ª na faixa etária entre 30-44 anos.

Entre 178 países, do total de vítimas fatais no trânsito mundial, o Brasil ocupa a 5ª colocação. Apenas fica atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

Campanha Trânsito Amigo
A campanha Trânsito Amigo, lançada em 22 de julho, é uma ação permanente de segurança no trânsito, com o objetivo de promover a cultura de paz, a segurança e a qualidade de vida no trânsito de Campinas, promovendo um ambiente mais seguro nos diversos tipos de deslocamentos.

A campanha envolve três eixos principais: Educação, Engenharia e Fiscalização. O Trânsito Amigo abrange todos os atores do trânsito: pedestres, pessoas com deficiência, ciclistas, motociclistas, motoristas e profissionais do volante (motoristas profissionais).

Observatório do Trânsito
Em 14 de maio foi lançado o Observatório Municipal de Trânsito do Município de Campinas. Ele faz parte do Projeto “Vida no Trânsito”, do Governo Federal (Ministério da Saúde).

O Observatório do Trânsito é coordenado pela Emdec, em conjunto com a secretaria da Saúde; e é composto por representantes das secretarias de Transportes, Saúde, Educação, Infraestrutura, Serviços Públicos, Assuntos Jurídicos, Direito das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Segurança Pública, Comunicação e CIMCamp. Também tem membros da Unicamp, PUCC e Conselho Municipal de Trânsito e Transportes.

O Observatório tem como objetivos: integrar as ações dos órgãos e entidades partícipes para a realização do projeto; elaborar planejamento conjunto, buscando a realização dos objetivos definidos de redução do numero de acidentes com vitimas graves e fatais; participar das ações estabelecidas em conjunto; instituir a informação (coleta, gestão e análise de dados) como principal ferramenta de operação e fiscalização de trânsito; elaborar projetos, que possibilitem a capacitação de recursos financeiros para a realização das ações; acompanhar e avaliar o resultado das ações implementadas.

 



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia