Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias para Acessibilidade  / Seminário discute ações para reduzir a acidentalidade no trânsito das cidades

Notícias para Acessibilidade

ver todas
Seminário discute ações para reduzir a acidentalidade no trânsito das cidades

A importância da Educação para o Trânsito na diminuição dos índices de acidentalidade. Esse é o mote do 2º Seminário de Segurança, Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana, realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), que teve início nesta quarta-feira, dia 9 de novembro; e segue até quinta-feira, 10.

O evento, sediado na Faculdade Anhanguera, teve cerimônia de abertura por volta das 9h; e contou com a presença de várias autoridades, profissionais de trânsito e transporte, educadores, universitários e integrantes de conselhos (Idosos, Pessoas com Deficiência e Jovens).

O prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, destacou o “importante papel da Educação para o Trânsito na busca de uma Mobilidade Urbana de qualidade”. E complementou, afirmando que “a conscientização dos direitos e deveres de cada um no trânsito, reflete em deslocamentos mais seguros e harmoniosos”.

O secretário de Transportes e presidente da EMDEC, Sérgio Torrecillas, defende que é “fundamental o debate e a troca de experiências entre as cidades, para a construção de um trânsito mais seguro e humano; com impactos significativos na redução dos índices de acidentalidade e de mortes, que apresentam crescimento em todo o país”.

Em sua fala de abertura, o deputado estadual Gerson Luis Bittencourt exaltou a “importância da fiscalização mais rigorosa da Lei Seca, para evitar acidentes e mortes no trânsito”. Bittencourt, que já foi presidente de EMDEC, também lembrou o trabalho de Educação para o Trânsito que a empresa realiza. “Um trabalho continuado, que faz com que Campinas tenha um dos menores índices de mortalidade do país por dez mil veículos”, destacou.

Representando a Câmara, o vereador Thiago Ferrari também ressaltou a necessidade da “discussão de Mobilidade Urbana, aliada à acessibilidade e sustentabilidade”.

Palestra
A primeira palestra do 2º Seminário de Segurança, Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana foi do consultor do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, J. Pedro Corrêa. Em sua explanação, o consultor discutiu a questão ética e moral no trânsito. Para ele, os dois valores são “instrumentos importantes nas relações de trânsito; mas, infelizmente, não são observados nos dias de hoje”.

J. Pedro Corrêa destacou a “incivilidade, descortesia, falta de convivência, competição e falta de amor ao próximo, nos deslocamentos diários”.

O consultor usa o exemplo da Suécia para definir uma “nova forma de se ver o trânsito”. Em 1998, o Parlamento do País aprovou o “Visão Zero”, com o objetivo de reduzir em zero os índices de fatalidade no trânsito, tendo como premissa que “é inaceitável que alguém morra ou se fira no trânsito, apenas porque cometeu um erro”.

Pelo modelo de atuação, a responsabilidade deve ser de todos: governo, setor privado (fabricantes) e sociedade. O “Visão Zero” permite uma abordagem do sistema de segurança pautada em três eixos: responsabilidade compartilhada; reconhecer que humanos cometem erros; e tornar possível sobreviver a acidentes.

Com isso, o país, com cerca de 10 milhões de habitantes, reduziu os índices de morte no trânsito de cerca de 550, em 1998, para 270, em 2010.

J. Pedro Corrêa deu exemplos de programas de redução de acidentalidade em outros países do primeiro mundo, como Holanda, com o “Segurança Sustentável”; e a Austrália, com o “Rumo ao Zero”. Esses países adotam a visão de velocidade segura, veículos seguros, vias seguras e, no centro do tripé, entender a tolerância humana ao choque.

O consultor finalizou a apresentação afirmando que “nosso papel é lutar por um trânsito melhor, mais ético e moral”.

Reflexão
O 2º Seminário de Segurança, Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana estimula a reflexão e o compartilhamento de experiências, entre várias cidades.

Cerca de 150 pessoas participaram da abertura. Cidades como Araçoiaba da Serra, Itu, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Porto Feliz e São José dos Campos estavam representadas na abertura.

O 2º Seminário segue até quinta-feira, dia 10 de novembro, na Faculdade Anhanguera (Rua Luiz Otávio, 1.313, no Parque Taquaral).

A programação completa pode ser conferida no site da EMDEC. Clique aqui.



EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia