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Novo sistema viário também melhora deslocamentos do transporte coletivo

Com a liberação do Complexo Joá Penteado, os usuários de 11 das 14 linhas urbanas do Sistema InterCamp que operam no Terminal Metropolitano vão ganhar mais conforto e agilidade com a utilização do novo sistema viário, pois passarão a utilizar a saída direta para a Avenida Dr. Campos Salles e depois seguir itinerário normal. A saída anteriormente utilizada por essas linhas era o acesso exclusivo do Terminal Metropolitano em direção à Avenida Barão de Itapura. Com a alteração, será possível reduzir o percurso médio dessas linhas em 2,6 km, proporcionando diminuição de 8 minutos no tempo de deslocamento, o que representa economia de combustível, redução da poluição do ar e muito mais conforto para os usuários. Confira as linhas beneficiadas 1.32 - Terminal Vida Nova / Rodoviária (Inclusivo) 1.93 - Aeroporto de Viracopos (Inclusivo) 2.13 - Terminal Itajaí / Rodoviária (inclusivo) 3.32 - Terminal Barão Geraldo / Hospital de Clínicas / Rodoviária 3.49 - Vila Formosa (Inclusivo) 3.62 - Pq. Brasília I / Via Taquaral (Inclusivo) 3.66 - Vila Orosimbo Maia (Inclusivo) 3.85 - Shopping Iguatemi / Taquaral (Inclusivo) 3.86 - Rodoviária / Cambuí 3.96 - Sousas (Inclusivo) 4.08 - Pq. Jambeiro (Inclusivo) Todas essas 11 linhas deixam de atender a pontos de embarque/desembarque nas ruas Saldanha Marinho e Onze de Agosto e terão novos pontos na Avenida Dr. Campos Salles. Transporte Rodoviário também tem vantagens a) Linhas do Eixo Prestes Maia As linhas rodoviárias que hoje operam no Eixo Prestes Maia, com destino às rodovias Anhanguera e Santos Dumont, vão ser beneficiadas com a nova circulação proporcionada pelo Túnel, com a redução de 2,5 km de percurso, o que deve garantir ganhos de 7 minutos nos deslocamentos. Essas linhas atendem às cidades de Jundiaí e São Paulo, operando com cerca de 35 ônibus /dia. A utilização do novo Complexo Viário vai aliviar diretamente o trânsito na Avenida João Jorge, no Viaduto Cury e na Avenida dos Expedicionários, que eram utilizadas anteriormente por essas linhas rodoviárias. Todas essas alterações nas linhas rodoviárias serão possíveis porque o Terminal ganhou ligação direta com o Complexo - o que significa que boa parte dos ônibus rodoviários terá duas opções: acesso direto ao Túnel e acesso direto às vias Lidgerwood e Dr. Campos Salles. Portanto, essas opções vão melhorar a saída dos veículos rodoviários do Terminal, com impacto também na circulação da outra saída exclusiva de ônibus da Barão de Itapura, que até então recebia todas essas linhas. b) Linhas do Eixo D. Pedro As linhas com destino à Rodovia D. Pedro I, com a inauguração do Joá Penteado, deixam de passar pela Lix da Cunha para chegar ao Túnel. Esses itinerários vão ganhar sete minutos no percurso, o correspondente a cerca de 2,5 km. As linhas do Eixo D. Pedro têm como destino cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Itatiba, Atibaia e Rio de Janeiro. São 18 linhas, que circulam com 75 ônibus rodoviários/dia. Para o trânsito, a mudança na circulação dessas linhas contribuirá para a redução do fluxo de veículos na Avenida Lix da Cunha. c) Linhas do Eixo Paula Souza Já as linhas rodoviárias da região de São Paulo - Via Valinhos/Vinhedo - ganham também na redução de percurso de cerca de 2,5 km e diminuição do tempo de deslocamentos estimada em 7 minutos; proporcionando melhorias no trânsito na Avenida Lix da Cunha e no próprio Complexo Joá Penteado. Neste eixo, são 20 veículos rodoviários/dia de uma única linha. As alterações de itinerários rodoviários estão definidas pela Resolução 231/2009 da Secretaria Municipal de Transportes, que será publicada na edição do sábado, dia 28, do Diário Oficial do Município. Transporte Metropolitano As linhas metropolitanas não sofrerão alterações com a entrega do Complexo. Circulação de pedestres e ciclistas fica proibida no Complexo Ciclistas e pedestres deverão ficar atentos à liberação do novo Complexo Viário. A partir do sábado, dia 28, a circulação de pessoas e bicicletas - fato que era comum no tramo 01 do Túnel - fica expressamente proibida em todo Joá Penteado. Placas de sinalização garantindo a informação já foram instaladas nos acesso dos dois túneis. A EMDEC esclarece que trata-se de medida de segurança, pois os espaços delimitados para a circulação são apenas estruturas (lajes) que se confundem com calçadas ou passeios e só devem ser utilizadas como saídas de emergência em casos de quebra de veículos, acidentes etc. a) Alternativas a pé As opções para os pedestres que estiverem na Região Central e desejarem chegar à Vila Industrial são duas. A primeira é o Túnel de Pedestres da Estação Cultura (antiga Fepasa), que liga o Centro à Vila. A outra alternativa que poderá ser adotada será pela Rua Dr. Pereira Lima (via do Complexo Multimodal de Passageiros Ramos Azevedo) e Rua Dr. Salles Oliveira (percurso mais extenso). Conjunto de obras vai mudar o cenário da circulação e prepara Campinas para o futuro Nunca na história da cidade o sistema viário e o entorno rodoviário de Campinas sofreu tantas intervenções de forma simultânea e que, definitivamente, vão mudar e melhorar substancialmente todos os tipos de deslocamentos e o trânsito, beneficiando à população como um todo e preparando Campinas para o futuro. Na fase de obras, as interferências e transtornos são inevitáveis, mas garantirão, a curto e médios prazos, deslocamentos mais seguros e rápidos, percursos mais racionais para todos, redução nas lentidões, o fim de alguns dos "nós" do trânsito, além de novos caminhos e acessos. A entrega do Complexo Joá Penteado, neste sábado, marca um dos mais importantes passos na lista de iniciativas para a melhoria do trânsito na cidade, mas o trabalho é intenso e a cidade é um verdadeiro canteiro de obras. Para se ter uma idéia do conjunto de intervenções viárias, confira cinco importantes obras e projetos em andamento: 1- Construção das vias marginais da Rodovia Anhanguera - Órgão responsável: Autoban Trechos em obras a) Viadutos sobre a Avenida das Amoreiras Os serviços de remoção dos viadutos antigos da pista expressa estão em fase adiantada e devem ser concluídos em 20 dias. Para isso, a Avenida das Amoreiras será novamente bloqueada nos dias 5 e 6 de dezembro. Após a remoção das estruturas, será feito um deslocamento de pista para implantação dos pilares e dos novos viadutos da Pista Expressa. Não há previsão de término para esta etapa. Encerrada essa etapa, a Avenida terá três pistas por sentido, trazendo segurança para a circulação e exclusividade para o corredor de ônibus. O acesso da Via Anhanguera (Capital /Interior) à Amoreiras (no sentido bairro x Centro) está pronto. Porém, a EMDEC não autorizou a liberação do acesso em razão da segurança, enquanto o trânsito da Via expressa da Anhanguera estiver sendo desviado para a via marginal. b) Viaduto sobre a Avenida John Boyd Dunlop A remoção dos viadutos antigos foi concluída. Estão sendo executados serviços de implantação de galerias e preparação do deslocamento da via para desvio. Durante a obra, não houve a preservação da passagem de pedestres no sentido Centro x bairro. A EMDEC exigiu a paralisação dos trabalhos e urgência na construção de uma passagem de pedestres com segurança. Assim que a exigência for cumprida, os trabalhos poderão ser reiniciados. A etapa seguinte será a execução de um deslocamento da pista existente, que permitirá que sejam realizadas as obras de implantação de pilares e dos novos viadutos da Pista Expressa, sendo que esta etapa ainda não tem previsão de término. Em 20 dias, a preparação para o deslocamento de pista deve estar concluída. c) Retorno da Via Marginal (Interior / Capital) para a Via Marginal (Capital / Interior) - leito do antigo VLT Já foram concluídos todos os viadutos (Via Expressa e Marginal) - Fase final de acabamento. Agora, estão sendo executados trabalhos de implantação de galerias e construção de pavimento. Previsão para conclusão: 20/12/2009. d) Ligação Jd. Garcia - Jd. Pacaembu, sob a Via Anhanguera Todos os viadutos estão concluídos, porém a duplicação da passagem não tem previsão de início, pois ainda não houve licitação. e) Acesso do Campinas Shopping para a Marginal da Via Anhanguera. Esse acesso deve ser bloqueado dentro de 40 dias. f) Viadutos sobre a Rua Ituverava, na Cidade Jardim Trabalhos totalmente concluídos. 2- Viaduto de Transposição da Rodovia Anhanguera Km 89+500 (Pista Norte) - Ligação da Av. São José dos Campos ao Swiss Park Órgão responsável: Empreiteira AGV Campinas Empreendimentos Essa obra permitirá a criação de um novo acesso à cidade a partir da Rodovia Anhanguera, trazendo benefício direto à circulação de veículos na Avenida Prestes Maia, que terá o fluxo dividido com a Avenida São José dos Campos. Previsão de término: 2010 3- Avenida Lix da Cunha - Corredor Noroeste - Órgão responsável: EMTU (Governo do Estado) Essa obra está relacionada à implantação do Corredor Metropolitano Noroeste, que garantirá uma faixa exclusiva por sentido para a circulação de veículos do transporte coletivo na Avenida Lix da Cunha, tornando mais seguro e confortável o acesso de quem chega à cidade a partir de Sumaré, Hortolândia e Monte Mor. Além disso, a obra garantirá maior fluidez na circulação dos veículos em geral em toda a Avenida Lix da Cunha, que passará a ter três faixas de rolamento por sentido, duas para os veículos de passeio e uma para o transporte coletivo. 4- Marginal do Piçarrão e Prestes Maia - Órgão responsável: Prefeitura de Campinas A partir de 2010, a Prefeitura iniciará as obras para conclusão da pista Oeste da Marginal do Piçarrão, que vai melhorar o trânsito para os motoristas que vêm do Centro da cidade com destino à Região Sul. Esta intervenção também permitirá a conclusão de mais uma etapa para implantação do "Anel da Integração Engº Rebouças", anel intermediário entre o Rótula e as rodovias, que reduzirá o volume de veículos que circulam diariamente, muitas vezes sem necessidade, pela região central da cidade. Além disso, está prevista a ampliação do viaduto da Avenida Prestes Maia, que qualificará a circulação em uma das principais vias de acesso e saída da cidade. 5- Estações de Transferência do InterCamp - Órgão responsável: Prefeitura de Campinas - Estações Moraes Salles e Senador Saraiva Obras em fase final de implantação, mas já sem ocupação de via. Denise Pereira e Stephan Campineiro
Última alteração em 26 de Novembro de 2009 às 14:05



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