Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Mortes caem quase 78% nos pontos que receberam radares

Notícias

ver todas
Mortes caem quase 78% nos pontos que receberam radares


 

Aliados do Poder Público para reduzir as mortes no trânsito, os equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) contribuíram para que sete vidas fossem salvas. Foram nove sinistros fatais registrados nos pontos antes da instalação dos radares (a partir de 2022) e dois após a instalação – a queda é de 77,8%.

Foram 32 pontos analisados: 18 instalados em Campinas entre 2022 e 2023 e outros 14 implantados após o remanejamento de pontos existentes. O dado compõe estudo realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que compara o número de sinistros (acidentes) registrados em um raio de 100 metros das novas posições de radares.

Considerando que os radares foram ativados em períodos distintos, o estudo agrupa os sinistros registrados, com base em períodos iguais a partir da data de ativação de cada radar e de uma média de 1 mil dias antes (quase três anos) e depois da implantação. O período comparativo é ajustado com base na data de ativação de cada radar.

“Os dados comprovam que os radares são equipamentos de proteção à vida e aliados do Poder Público nas políticas públicas de redução dos mortos e feridos no trânsito. Menos de 1% dos motoristas que passam pelos pontos com radares são autuados, o que demonstra que o objetivo não é multar, mas frear os comportamentos de risco”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

Quando se considera o total de sinistros registrados, a queda entre os dois grupos de dados foi de cerca de 44%. Foram 151 sinistros no período que antecedeu a instalação e 85 sinistros após a ativação dos equipamentos.

A redução nos números de sinistros sem vítima foi de 46,7% (75x40); e 37,5% no caso dos sinistros com vítima (64x40). O número de atropelamentos se manteve estável (três nos dois períodos).

O atual contrato contempla 144 pontos de fiscalização eletrônica. Entre os 32 pontos de radares analisados, seis fiscalizam o excesso de velocidade e 26 deles fiscalizam também avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.

Nos novos pontos da av. JBD, nenhuma morte foi registrada
Entre os 32 novos pontos ou remanejados, 14 estão localizados na avenida John Boyd Dunlop (incluindo a marginal e a Praça Santa Catarina, na região da Vila Teixeira). Nestes locais, a redução dos sinistros foi ainda maior: foram 70 sinistros antes da instalação dos radares e 35 após a ativação – uma redução de 50%.

Nenhuma morte foi registrada na avenida JBD, em um raio de 100 metros dos novos radares. Antes da instalação dos equipamentos, foram cinco óbitos. Além disso, houve redução de 24,1% nos sinistros com vítima (29x22) e 62,9% nos sinistros sem vítima (35x13). Os atropelamentos na via também foram zerados.

Palco da campanha de segurança viária JBD Morte Zero, a avenida John Boyd Dunlop apresentou queda gradativa de 46% nas mortes, passando de 13 em 2021 para sete em 2024.


Em todos os pontos ativos, os atropelamentos caíram 43,6%
Quando se considera o total de pontos ativos atualmente ou remanejados, foram três vidas salvas: foram 14 mortes registradas, num raio de 100 metros dos equipamentos, antes da instalação dos radares; e 11 após a ativação. O número de atropelamentos caiu 43,6%: foram 39 antes da instalação e 22 depois. Queda também no total de sinistros (7,1% - 677x629) e nos sinistros sem vítima (9,7% - 352x318).

Número de sinistros norteou instalação dos equipamentos
A instalação dos 18 novos pontos de radares nos eixos das avenidas Amoreiras, John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez foi definida a partir dos índices de sinistros (acidentes) registrados. A decisão de concentrar os novos radares nestes eixos, que receberam os corredores BRT, buscou justamente ampliar a segurança viária e evitar mortes e feridos no trânsito. As três avenidas estão entre as quatro vias urbanas mais perigosas de Campinas, concentrando 14,2% (32) dos óbitos em sinistros de trânsito registrados entre 2022 e 2024.

Velocidade e desrespeito à sinalização causaram 19 mortes em 2025
Entre os 43 sinistros fatais que tiveram o fator de risco analisado em 2025, 33% (14) foram causados pelo excesso ou velocidade inadequada e outros 12% (5) envolveram o desrespeito à sinalização, incluindo aí o avanço semafórico.

Até novembro de 2025, último boletim divulgado pela Emdec, Campinas registrou 127 vidas perdidas no trânsito, sendo 66 vidas perdidas no eixo urbano, 60 nas rodovias e em um caso ainda não foi possível o local da ocorrência.

Autor: Ângela Silva Última alteração em 20 de Janeiro de 2026 às 13:18



Veja mais

 Terminal BRT Mercado entra em nova fase de operação parcial

 Folia com responsabilidade: Emdec leva ações educativas aos blocos carnavalescos

 Trecho da rua Quatorze de Dezembro, no Centro, tem bloqueio hoje (13/02,) a partir das 13h15

 Trecho da rua Maria Tereza Dias da Silva terá, novamente, bloqueio viário no sábado (14)

 Emdec apoia programação de blocos carnavalescos pela cidade; confira

 Cinco terminais terão ônibus reserva para atender aos foliões

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida entre Ponte Preta e São Paulo

 Emdec disponibiliza mapas com informações sobre locais de interdições e trajetos de blocos

 Confira como ficam os serviços prestados pela Emdec durante o Carnaval

 Trecho da rua Jorge Miguel Baida terá bloqueio viário nesta quinta (12) para obras na rede de gás

 Emdec suspende “Operação Bosque”: General Marcondes liberada para circulação

 Emdec interdita Marcondes Salgado, no Bosque, e pista interna da Heitor Penteado

 Trajeto da linha 383 vai mudar no bairro Nova Campinas

 Após notificação do TCE, Setransp adia em 15 dias a entrega de envelopes da Licitação

 Pré-Carnaval de Campinas terá ação educativa para o trânsito

 Emdec bloqueia duas vias no Centro, no domingo (8/2), para obras na rede de gás

 Esquenta Carnaval: terminais Central, Barão e Mercado terão ônibus reserva

 Trecho da rua Maria Tereza Dias da Silva terá bloqueio viário no sábado (07)

 Operação Emdec/PM apreende motocicleta com 1 mil infrações e débitos de R$ 224 mil

 Trecho da rua Elias de Oliveira Sabóia, no São Fernando, tem bloqueio nesta sexta (6/2)

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida entre Guarani e Botafogo de Ribeirão

 Blitze Emdec/GM: recusar teste de ‘bafômetro’ foi a infração mais cometida em janeiro

 Emdec segue apoiando apresentações de blocos carnavalescos no fim de semana

 Videomonitoramento preventivo alcança 100% do Corredor BRT Ouro Verde

 Monitoramento no CCO da Emdec conta com câmeras em pontos estratégicos

 Trecho da avenida Nelson Ferreira de Souza, no Jardim Florence, tem bloqueio de quatro dias

 Substituição de eucaliptos provoca interdição de trânsito em Barão Geraldo

 Emdec registra mais de 500 infrações por circulação em áreas restritas entre 2025 e 2026

 Pré-Carnaval: quatro terminais terão ônibus reserva para atender aos foliões

 Trajeto da linha 250 será ampliado para atender ao Parque Shalon

 Emdec realiza operação especial para o derby entre Guarani e Ponte Preta pelo Paulistão 2026

 Esquenta da folia: Emdec apoia apresentações de blocos carnavalescos no fim de semana

 Campinas alcança 100 semáforos ‘inteligentes’: tecnologia a serviço da fluidez

 Linhas 321 e 322 terão trajetos especiais para atender escola no Village

 Trecho da rua Sampaio Ferraz tem interdição nesta quarta (28/01)

 Trecho da rua Irene Palma, no Jd. São Francisco, fechado para obras nesta quarta (28)

 Trecho da rua Baronesa Geraldo de Resende terá bloqueio viário para extração de árvore

 Velocidade excessiva e av. John Boyd Dunlop lideraram infrações em 2025

 Agentes da Emdec apoiam a realização de mais de mil e duzentos eventos em Campinas

 Emdec inicia “Operação Volta às Aulas” nesta segunda (26 de janeiro)

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta e Noroeste

 Avenida Anchieta com bloqueio no domingo (25) para trabalhos em poste de energia elétrica

 Dez vidas salvas: mortes em vias urbanas e rodovias caem 6% em 2025

 Emdec faz operação de trânsito para a primeira etapa do Circuito de Corridas dos Distritos

 Trecho da rua Moscou, no Jd. Nilópolis, será fechado para obras em duas lombadas

 Trechos de vias no Jd. Novo Campos Elíseos terão bloqueios para interligação de redes

 Monitoramento BRT: casos de furtos e vandalismo caem 47% e 19%

 Trecho da avenida Paula Souza com bloqueio viário na quarta e quinta-feira, dias 21 e 22/01

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida Ponte Preta e São Bernardo

 Trechos de duas vias do Parque Santa Bárbara terão sentido único



Página 1 de 235

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia