Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Caminhos do Brincar recebe menção honrosa no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana

Notícias

ver todas
Caminhos do Brincar recebe menção honrosa no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana



O projeto "Caminhos do Brincar", parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o Primeira Infância Campineira (PIC), Prefeitura de Campinas, Fundação Feac e Ateliê Navio, ganhou menção honrosa na categoria de Iniciativas em Favor da Mobilidade Urbana, do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, durante o Cidades CSC 2025. O evento realizado no Expo Center Norte em São Paulo, nos dias 23, 24 e 25 de setembro, é o maior evento de cidades inteligentes da América Latina.

O prefeito Dário Saadi participou do Conect Smart Cities, na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro, e palestrou sobre o papel da saúde digital na qualificação do atendimento.

O "Caminhos do Brincar" implementado no bairro Satélite Íris, concorreu com outras duas iniciativas; a NitBike, da Prefeitura de Niterói e Pedalando Juntas, do Instituto Caminhabilidade, que venceu o Prêmio.

Para o presidente de Emdec, Vinicius Riverete, estar entre os três finalistas da categoria de um prêmio da importância do Parque da Mobilidade Urbana é "um reconhecimento a um projeto tão relevante para a mobilidade urbana. O 'Caminhos do Brincar' leva, de maneira lúdica, a valorização da mobilidade ativa para as crianças que são fundamentais para a construção de uma cultura de segurança viária e sustentabilidade."

O que é o Caminhos do Brincar
Com o objetivo de levar mais segurança para o entorno do CEI Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, no bairro Satélite Íris, foram realizadas várias intervenções de urbanismo tático, como a extensão de calçadas, com tinta azul, e a instalação de balizadores e tachões. O espaço para pedestres foi ampliado e as travessias, encurtadas.

A Secretaria Municipal de Transportes adotou o sentido único de circulação em trechos das ruas Fernando Pereira Neto e Dr. Dante Erbolato, nas proximidades da escola. E os limites de velocidade foram alterados, para a promoção de “zona calma”.

O projeto ainda contemplou a pintura lúdica de calçadas e muros, e a instalação de mobiliário urbano. Foi criado, também, um “espaço de proximidade” em terreno remanescente do sistema viário, com parque feito com elementos naturais.

A coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade da Emdec, e umas das responsáveis pelo "Caminhos do Brincar", Michelle Rosa, conta que agora o projeto está sendo ampliado. "O Caminhos do Brincar já está em mais dois territórios, no Amarais e no Flamboyant. Até o fim do ano, as obras devem começar. Estamos a todo o vapor e inspirados para construir projetos bonitos para Campinas."

Emdec também debateu soluções de mobilidade em três paineis no maior evento sobre o tema na América Latina
Colaboradores da Emdec ainda participaram de três painéis sobre mobilidade urbana, durante o Cidades CSC 2025. Na quarta-feira, a primeira participação foi da coordenadora de Educação e Cidadania, Mariangela Marini, que representou a Emdec na mesa "Cidade que se anda: como melhorar a caminhabilidade urbana". Também na quarta-feira, mas no período da tarde, Débora Damasco, gerente de Divisão de Desenvolvimento Institucional da Emdec, debateu o tema "Trabalho em redes para a mobilidade segura e sustentável."

Nesta quinta-feira, 25, a Emdec esteve presente no palco onde foi discutida a temática "Ruas completas São Paulo; Estudos de caso." A coordenadora de Inovação em Urbanismo e Mobilidade da Emdec, Michelle Rosa, levou para o debate os desafios e a experiência da implantação de urbanismo tático e do conceito de zona calma e vias seguras na rua Delphino Cintra. O projeto faz parte do Programa RevivaCidade.
 
Autor: Daniela Lemos Última alteração em 26 de Setembro de 2025 às 15:42



Veja mais

 Emdec lança campanha de segurança viária, nesta quinta (13/11)

 Álcool no trânsito causou 274 mortes entre 2020 e 2025

 Binário de trânsito no Bela Vista começa a valer nesta quinta (13/11)

 Álcool causou 29 sinistros fatais em vias urbanas entre 2024 e 2025

 Emdec realiza operação de trânsito para a Caravana de Natal da Coca-Cola

 Novo atendimento: linha 246 começa a circular no Bela Aliança, a partir de segunda (10/11)

 Emdec realiza operação de trânsito em apoio à Corrida Track & Field no domingo (9/11)

 Balão do Bela Vista: 2ª etapa da nova circulação começa nesta segunda (10/11)

 Enem 2025: Emdec prevê frota reserva em cinco terminais

 Trecho da avenida Darcy Ribeiro será bloqueado nesta sexta (07/11)

 A partir desta sexta (07), Terminal BRT Mercado opera parcialmente

 Nova linha 246 atenderá ao Residencial Bela Aliança, a partir de segunda (10/11)

 Emdec bloqueia avenida Darcy Ribeiro entre Iguatemi e Mackenzie, nesta quinta (06/11)

 Trecho da rua Oswaldo Cruz será interditado nesta quarta (05/11)

 Abrigo Amigo: 48 dos 50 pontos previstos estão ativos

 Terminal BRT Mercado opera parcialmente, a partir de sexta-feira (07 de novembro)

 Pagamento por PIX agora pode ser feito a partir das placas com QR Code

 Trânsito seguro: 36 blitze identificam mais de 1 mil condutas de risco em outubro

 Emdec realiza operação de trânsito para partida São Paulo e Palmeiras no Moisés Lucarelli

 Mortes em vias urbanas e rodovias caem 16% em 2025

 Emdec bloqueia rua no Alto Taquaral por 21 dias para obras de galeria de águas pluviais

 A partir desta segunda (03), emissão de novas vias do cartão Bilhete Único tem valor fixo

 Emdec bloqueia Marcondes Salgado e ativa faixa reversível na região do Bosque

 Emdec apoia o Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas, etapa Joaquim Egídio

 Vias no entorno da Emei Lafayette, no Cambuí, terão bloqueio viário no fim de semana

 Emissão de novas vias do cartão Bilhete Único terá valor fixo

 Emdec fará operação de trânsito para o vestibular da PUC-Campinas

 Emdec realiza operação especial no transporte público para o feriado de Finados

 Emdec instala semáforos regressivos em dois cruzamentos da Amoreiras

 Emdec realiza operação especial de trânsito no feriado de Finados

 Tarifa reduzida aos sábados já resulta em alta de quase 20% nas ativações

 Prefeitura contrata a Bolsa de Valores para a licitação do transporte público

 Trecho da rua Jorge Miguel Baida terá bloqueio nesta quarta (29/10), na região do Ouro Verde

 Amoreiras recebe duas novas câmeras que identificam condutas de risco

 Reforma Terminal Mercado: novos banheiros serão abertos nesta segunda (27/10)

 Obras antienchentes: 10 linhas terão mudanças em pontos e trajetos

 Sábado (25): Ouro Verde terá antenas corta-pipa, inspeção veicular ambiental e serviços diversos

 Vestibular da Unicamp: terminais terão frota reserva e 357 irá operar

 Emdec realiza operação de trânsito para a “Corrida Night Rock Run”

 Trecho da Ruy Rodriguez terá interdição parcial, neste domingo (26/10)

 Emdec garante, na Justiça, 60% de motoristas e multa de R$ 1 mil por trabalhador parado

 Agentes da Emdec são certificados em pilotagem defensiva

 Emdec realiza operação especial de trânsito para a final da Série C entre Ponte Preta x Londrina

 Agentes da Emdec renovam capacitação em primeiros socorros

 Emdec pede, na Justiça, frota mínima durante paralisações no transporte e aplicação de multa

 Emdec presta apoio operacional a evento no Clube Concórdia, na sexta (24/10)

 Via do Jardim Paulicéia terá sentido único, a partir desta quinta (23/10)

 Mais dois pontos da Amoreiras terão fiscalização remota

 Praça da Concórdia receberá motos destruídas e distribuição de antena corta-pipa

 Trecho da rua Ary Barroso será bloqueado para obras nesta quinta (23/10)



Página 1 de 231

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia