Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Semana do Motociclista terá motociata, divulgação de pesquisa e ações educativas

Notícias

ver todas
Semana do Motociclista terá motociata, divulgação de pesquisa e ações educativas

De olho na segurança de quem circula pela cidade sobre duas rodas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza, a partir de domingo, 27 de julho, a Semana do Motociclista. Na data, que marca o Dia do Motociclista, será realizada a abertura da programação, com uma blitz educativa que contará com entrega de antenas corta-pipa e material educativo, na praça Arautos da Paz, das 9h às 12h. A ação é realizada em parceria com a concessionária Rota das Bandeiras, o influenciador João da Nica, e o Insanos Moto Clube. Os integrantes realizarão uma motociata, do Centro até o evento.

Chamando a atenção de quem circula na região para a pauta da segurança viária, os motociclistas se concentrarão às 8h na esquina da avenida Dr. Moraes Salles com a rua Irmã Serafina. De lá, partem rumo à Arautos da Paz, passando pelas avenidas José de Souza Campos (Norte-Sul) e Júlio Prestes. Na praça, eles se unem à blitz de conscientização sobre cuidados que devem ter nas ruas, e, também, que os demais condutores devem ter para garantir a proteção de quem se desloca de moto.

“Atualmente, os motociclistas são as principais vítimas do trânsito de Campinas e em muitas outras cidades. Mas, com uma série de esforços de fiscalização e educação, estamos conseguindo salvar vidas. Neste ano, até maio, registramos quatro mortes a menos que no mesmo período de 2024. E toda vida importa”, destaca Vinicius Riverete, presidente da Emdec.

Outras blitze educativas serão realizadas pela Emdec com concessionárias parceiras ao longo da semana. Com a Via Colinas, no dia 28, às 9h, na av. João Jorge; com a Rota das Bandeiras, no dia 30, às 14h, na av. Theodureto de Almeida Camargo; e com a Rodovias do Tietê no dia 31, às 9h, na av. Lix da Cunha.

Johns Hopkins e USP divulgarão dados exclusivos sobre fatores de risco

Para agir estrategicamente diante deste cenário de vítimas, dados exclusivos levantados em Campinas sobre fatores de risco serão apresentados durante a reunião do Observatório Municipal de Trânsito (OMT), na terça-feira, dia 29 de julho, das 10h às 12h, na Sede da Emdec. A pesquisa foi realizada pela Johns Hopkins University, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), da Vital Strategies, além da Emdec, Secretaria de Transportes (Setransp) e Prefeitura Municipal.

Os dados foram coletados entre outubro de 2022 e setembro de 2024, e serão apresentados aos membros do OMT e à imprensa por Daniele Mayumi, pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP que, desde 2015, coordena em São Paulo as iniciativas da BIGRS, com experiência em pesquisa voltada à prevenção de sinistros de trânsito e na geração de dados para subsidiar políticas públicas.
 
Esquetes, workshop e check-up de motos também comporão a semana

De 28 a 31 de julho, esquetes teatrais serão realizados em doze pontos da cidade, com ênfase nas avenidas John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez e Amoreiras, além da região Central. Durante a ação, um grupo do Ateliê Teatro e uma quipe de Educação da Emdec levarão aos cruzamentos mensagens de conscientização sobre a segurança do motociclista.

Uma das apresentações acontecerá durante ação de moto check-up que será realizada no dia 1º de agosto, sexta-feira, das 9h às 12h, no Largo do Rosário. No evento, promovido pela Emdec com a Moto Madia e a Renovias, os participantes poderão conferir como estão itens de suas motos, além de receber orientações de segurança e brindes.

E encerrando a programação da Semana, o workshop gratuito “No Lugar do Motociclista: Vivências para Humanizar o Trânsito” será oferecido no dia 2 de agosto, sábado, das 8h às 12h. A capacitação, que tem vagas limitadas, é voltada a profissionais, servidores, entregadores e demais condutores de motocicletas. O encontro vai promover a reflexão sobre temas como os fatores de risco, além de proporcionar vivências práticas, como a demonstração de ponto cego em veículos, o uso de óculos simuladores de embriaguez e uma dinâmica de troca de papéis no trânsito, para promover a empatia. As inscrições já podem ser realizadas pelo link bit.ly/workshoplugarmotociclista. A oportunidade é oferecida em parceria da Emdec com a Japauto Honda.

Em caso de dúvidas, os motociclistas interessados podem entrar em contato pelo e-mail educacao@emdec.com.br ou pelo WhatsApp da Educação da Emdec, no número (19) 3772-4293.


 
Autor: Danielle Cristine Última alteração em 24 de Julho de 2025 às 17:12



Veja mais

 Emdec presta apoio operacional à Festa de Santa Rita de Cássia

 Trecho da Dr. Quirino será interditado para obra viária nesta quinta (14/05)

 Agentes da Emdec recebem honraria concedida pela Polícia Militar

 Avenida John Boyd Dunlop: óbitos na via caíram 69% desde 2021

 Você sabia: no frio, veículos poluem mais! Emdec faz inspeção veicular no Chapadão

 Agentes da Emdec participam de homenagem, na Alesp, ao dia nacional da categoria

 Câmeras no Castelo: estacionamento sobre calçada lidera condutas irregulares

 Emdec faz operação de trânsito e transporte para a “Corrida Live! Run XP”

 Trajeto da linha 323 será ampliado no Solar Campinas

 Emdec altera atendimento no Terminal Padre Anchieta para obras de acessibilidade

 Trecho da rua Joaquim Roberto de Azevedo Marquês fechado por cerca de 60 dias

 Conscientização: Emdec leva bafômetros educativos a bares do Cambuí

 Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim recebe inspeção veicular gratuita da Emdec

 Ação educativa leva simulador de embriaguez a shoppings de Campinas

 Operações pela vida: mais de 97% das autuações são por recusa ao bafômetro

 Emdec realiza operação de trânsito para o jogo entre Ponte Preta e Sport Recife (PE)

 Trecho da rua João Teodoro de Campos, no Novo Mundo, terá bloqueio viário nesta sexta

 Concertos da Orquestra Sinfônica vão reforçar compromisso com a vida no trânsito

 Emdec ativa semáforos ‘inteligentes’ na José Bonifácio x Rotary

 2º Leilão do Pátio 2026: lances finais ocorrem entre 7 e 11 de maio

 Enxergar o outro para salvar vidas: programação do Maio Amarelo 2026 é lançada

 Oito vidas salvas: mortes no trânsito caem mais de 5% em 2025

 Emdec realiza inspeção veicular ambiental gratuita no Parque Ecológico

 Webinar lançará Maio Amarelo 2026 nesta terça (05/05)

 Mobilidade para todos: 90 rampas implantadas em 2026 e 39 semáforos sonoros ativos

 Corredores exclusivos recebem sinalização especial no Centro

 Câmera na João Jorge x Salles Oliveira registra condutas de risco, a partir de segunda (04/05)

 Emdec realiza inspeção veicular ambiental gratuita no Parque Linear José Mingone

 2º Leilão do Pátio 2026: veículos podem ser visitados na segunda e terça, 4 e 5 de maio

 Emdec realiza ação especial para a Maratona Internacional de Campinas

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida entre Guarani e Santa Cruz (PE)

 Túnel Joá Penteado será bloqueado, nos dois sentidos, alternadamente, nesta sexta (01/05)

 Emdec realiza operação de trânsito para a “Corrida Instituto APAB 2026”

 Trecho da rua Saldanha Marinho será interditado para obras na rede de gás, nesta sexta (01/05)

 Operação: Emdec apoia romaria de Pedreira ao Santuário da Desatadora dos Nós

 Emdec mantém serviços essenciais durante o feriado do Dia do Trabalho

 1º trimestre tem queda de 63% nas mortes em vias urbanas: dez vidas salvas

 Obra viária na Theodureto amplia fluidez no acesso ao ‘Tapetão’

 Parque Linear José Mingone recebe inspeção veicular ambiental gratuita da Emdec

 Emdec promove blitze educativas para motociclistas, nestas terça e quarta (28 e 29/04)

 João Jorge x Salles Oliveira terá fiscalização por videomonitoramento

 Circuito Corridas Pague Menos 2026 terá apoio operacional da Emdec

 Trecho de via na Vila Nova volta a ser bloqueado neste sábado (25/04)

 Prefeitura faz diligências em empresas vencedoras da licitação do Transporte

 Brinco de Ouro recebe São Paulo x Mirassol com operação de trânsito da Emdec

 Padre Anchieta recebe inspeção veicular ambiental gratuita da Emdec

 Trecho da avenida Paulo Cuba de Souza terá bloqueio viário nesta sexta-feira (24)

 Risco assumido: falta de habilitação somou quase 300 infrações em 2026

 Emdec realiza operação de trânsito para o jogo entre Ponte Preta e América (MG)

 Emdec realiza inspeção veicular ambiental gratuita no Padre Anchieta



Página 1 de 238

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia