
Quase 48% das mais de 4,2 mil remoções de veículos ao Pátio Municipal até maio de 2025 foram motivadas por licenciamento vencido e estacionamento irregular. As duas infrações de trânsito somam 2.028 remoções ao Pátio no período – 47,8% do total.
Foram 1.036 remoções motivadas licenciamento com prazo vencido e 992 por estacionamento irregular. Os dados são da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e mostram que manter a documentação do veículo em dia e respeitar as regras de estacionamento, principalmente as vagas exclusivas, é uma forma de evitar que o veículo seja guinchado.
Na terceira posição do ranking das infrações que motivam o recolhimento do veículo ao Pátio estão os veículos autuados por mau estado de conservação (pneus desgastados, parabrisa trincado, ausência de cintos ou vidros de segurança, etc). Foram 970 veículos removidos até maio deste ano.
Nestes casos, o veículo não pode sair do Pátio circulando. A retirada ocorre por meio de guincho ou meios particulares, de responsabilidade exclusiva do proprietário, após o pagamento de todas as taxas administrativas, de estadia e de remoção.
“Para evitar multas e a remoção ao Pátio basta respeitar as leis de trânsito. São comportamentos básicos de um bom condutor manter a documentação do veículo em ordem e estacionar o veículo de acordo com a legislação, garantindo o uso democrático das vagas e respeitando as vagas de idosos e pessoas com deficiência”, observa o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Condutores que circulam com veículos em mau estado estão colocando em risco a segurança dos ocupantes e todos os demais usuários das vias públicas”, completa.
Confira o ranking das 10 infrações que mais motivaram remoções ao Pátio em 2025:
- Licenciamento vencido: 1036.
- Estacionamento irregular: 992.
- Mau estado de conservação: 970.
- Ausência de CNH: 245.
- Escapamento irregular: 239.
- Transpor bloqueio / blitz: 106.
- Veículo de leilão não regularizado: 106.
- Equipamento obrigatório inoperante: 83
- Ausência de equipamento obrigatório: 69.
- Placa em desacordo com a regulamentação: 51.
Os dados incluem as remoções realizadas durante as blitze promovidas pela Emdec, em conjunto com as forças de segurança, além daquelas realizadas durante operações da Polícia Militar e Guarda Municipal. Entre janeiro e maio de 2025, a Emdec já promoveu 136 operações integradas de fiscalização. Elas identificaram 5.215 infrações de trânsito e resultaram em 1.046 remoções ao Pátio Municipal.
Legislação
As penalidades para as diversas situações de estacionamento irregular estão previstas no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro: em local proibido pela sinalização, em vagas de carga e descarga, em frente a guias rebaixadas, em esquinas, em vagas exclusivas, etc. A infração é leve, média, grave ou gravíssima, a depender da situação. Um adesivo amarelo é colocado no local onde o veículo estava estacionado com a informação da remoção.
Conduzir o veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47. Conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, é infração grave e prevê multa no valor de R$ 195,23.